FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

X Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

 
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) vai realizar, nos dias 13 e 14 de outubro de 2011, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, o X Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica, cujo tema principal é Cirurgia Oncológica em Evidência - Buscando Qualidade em um Brasil Desigual. O objetivo do Congresso, o maior do gênero já realizado no país, é preparar o cirurgião brasileiro para coordenar uma equipe completa de profissionais da área de saúde e obter os melhores resultados oncológicos no tratamento de pacientes, independente da região na qual atuam.

Segundo o médico José Humberto Simões Correa, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, apesar do claro avanço sócioeconômico, ainda há pobreza extrema nas regiões mais carentes do Brasil e, consequentemente, muita dificuldade em tratar o doente oncológico de forma multidisciplinar. “É preciso conhecer a realidade local dos profissionais que cuidam do doente com câncer para que as modernas técnicas de oncologia cirúrgica nacional possam ser adaptadas e desenvolvidas em todas as regiões do país”, explica.

O X Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica tem apoio do INCA e da Fundação do Câncer e será realizado, pela primeira vez, em conjunto com o II Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica do INCA - que inclui a V Jornada Internacional de Nutrição Oncológica e o VII Gastrinca, com a presença de renomados cirurgiões oncológicos, oncologistas clínicos e radioterapeutas nacionais.

Dentre os temas debatidos no Congresso da SBCO, estarão o papel dos tratamentos oncológicos pré e pós-operatórios; os procedimentos preservadores de órgãos; as cirurgias multiorgânicas; a cirurgia da superfície peritoneal; a cirurgia hepatobiliopancreática avançada e os cuidados perioperatórios, que visam a diminuir a morbidade e a mortalidade nas cirurgias e nos tratamentos radioquimioterápicos.

Nutrição
Os temas centrais do II Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica do INCA serão os avanços na assistência, ensino e pesquisa em nutrição oncológica. Durante o evento, será lançado o II volume do Consenso Nacional de Nutrição Oncológica, documento construído por dezenas de profissionais de saúde ao longo dos últimos dois anos, que abordará condutas nutricionais recomendadas para paciente crítico oncológico, paciente idoso oncológico e para sobreviventes de câncer. Nesta publicação são apresentadas ainda as propostas para o uso de antioxidantes, fitoterápicos e dietas imunomoduladoras.

Cirurgia Oncológica
O evento da SBCO contará com a presença de 10 especialistas internacionais que farão apresentações para um público estimado em 1.000 pessoas. Dentre as palestras internacionais estão confirmadas as presenças dos seguintes convidados:

- Prof. Dominique Elias França (Gustave Roussy Institute) - “Cancêr colorretal e uma das maiores experiências européias no tratamento do câncer gastrintestinal”.
- Prof. Yasuhiro Kodera – Japão (Department of Surgery II Nagoya University Graduate School of Medicine); - “ Os avanços no tratamento do câncer gástrico”.
- Prof. Yuman Fong (EUA– MSKCC – (Vice Chair, Technology Development, Department of Surgery) – “Câncer de pâncreas e cirurgia hepatobiliopancreática”.
- Prof. Yoshihiro Moriya (Japão - National Cancer Institute) – “Uma das maiores experiências mundiais em linfadenectomia lateral no câncer colorretal”.
- Prof. Mário Leitão (EUA - MSKCC – NY), que falará sobre câncer ginecológico e vídeo-laparoscopia;
- Prof. Richard Barakat - EUA - MSKCC – NY) – “Câncer ginecológico e vídeo-laparoscopia”.
-Prof. Bruce Minsky (Universidade de Chicago – EUA) – “Tratamento Radioterápico no Câncer”.
- Prof. Jose Guilhem – (MSKCC - NY – EUA) – “Câncer Colorretal”.
- Prof. Fabian Emura (Colômbia) – “Tratamento endoscópico do câncer”

Para outras informações acesse o site: http://www.congressosbco2011.com.br


Serviço

Evento: X Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica e II Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica do INCA
Data: de 13 e 14 de outubro de 2011
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3293-6700