FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 15 de novembro de 2011

II Fórum Internacional Rio Cidade Criativa


Lewis Mumford, um dos importantes planejadores urbanos do começo do século XX, entendendo a cidade como um “teatro da ação social”, propôs que “a cidade desenvolve a arte e é arte; a cidade cria o teatro e é teatro. É na cidade, como teatro, que as ações mais significativas tem lugar.”Embora nosso entendimento de teatro, performance e cidade tenha mudado bastante desde 1937, quando Mumford expôs esta perspectiva, suas idéias encontram ressonância nas práticas performáticas urbanas, que encenam a memória, a imaginação e as aspirações da coletividade.
O Rio de Janeiro apresenta um perfil artístico-cultural atraente e uma infra-estrutura cultural e de lazer que aponta para possibilidades de articulações mais efetivas entre os setores que compõem a economia criativa. Seu planejamento pode ajudar a promover a participação criativa do cidadão, enquanto ‘atuante-espectador-criador’ da cena urbana e se tornar uma expressão da maneira como a sociedade se percebe, atualiza o passado, vive o presente e engendra seu futuro.
O Fórum [Rio] Cidade Criativa convida à reflexão sobre que ambientes podem encorajar a imaginação, a criatividade, a diversidade e o espírito empreendedor e como estes são vitais para o desenvolvimento de Cidades Criativas. O conceito, elaborado por Charles Landry, indica espaços urbanos onde a articulação eficiente entre atividades artísticas e industrias culturais, articuladas entre si e com o poder público e privado e ancoradas em práticas ambientais e sociais responsáveis, é capaz de produzir uma efervescência cultural que desenvolve, atrai e retém talentos, promove diversidade social, aumenta a oferta de empregos, gera maior engajamento cidadão, acolhe turistas, desenvolve o potencial criativo de empresas e, assim, contribui significativamente para a economia da cidade e qualidade de vida de seus habitantes.
Pensamos ser urgente estabelecer diálogos e parcerias construtivas para implementar projetos de revitalização criativa de áreas e bairros do Rio, entender melhor como se pode desenvolver clusters criativos e, principalmente, promover práticas efetivas para que os benefícios advindos desses esforços possam se estender por toda a cidade.

Fórum Internacional [Rio] Cidade Criativa/Construindo a Agenda 21 da Cultura, Realizado em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM RJ, irá reunir profissionais de múltiplos setores para pensar as relações dinâmicas entre arte e cultura na revitalização de cidades e transformação destas em - cidades criativas.

Cidades Criativas são espaços urbanos onde a articulação eficiente entre atividades artísticas e industrias culturais foi capaz de produzir uma efervescência cultural que desenvolve, atrai e retém talentos, promove diversidade social, aumenta a oferta de empregos, gera maior conhecimento entre os cidadãos, desenvolve o potencial criativo de empresas, atrai turistas e, assim, contribui significativamente para a economia da cidade e qualidade de vida de seus cidadãos.
Encontro preparatório para a RIO+20

Fórum [Rio] Cidade Criativa
Arte & Cultura na Transformação de Lugares, Bairros e Cidades
Horário: 16 novembro 2011 às 9:00 a 19 novembro 2011 às 19:00
Local: MUSEU DE ARTE MODERNA - MAM
Rua: ATERRO DO FLAMENGO
Cidade: RIO DE JANEIRO
Tipo de evento: forum, internacional
Organizado por: Rio Cidade Criativa