FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 6 de novembro de 2011

Seminário Internacional Panorama da Organização da Cultura na América do Sul



O Seminário Internacional Panorama da Organização da Cultura na América do Sul acontecerá entre os dias 16 e 18 de Novembro de 2011 na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/ RJ.
O evento está inserido em um duplo contexto: a Prefeitura Municipal de Niterói estará promovendo em todo mês de Novembro o Encontro Niterói América do Sul e o Curso de Graduação em Produção Cultural da UFF comemora 15 anos da sua criação em Niterói e 5 em Rio das Ostras através do evento SEMANA 15+5, que contará com o seminário proposto, workshops e apresentações artisticas diversas.
O Instituto Iniciativa Cultural participará com apresentação oral no dia 16 de Novembro, através de Alessandra Meleiro, debatendo o tema “Consumo Cultural e Cadeias Produtivas da Cultura”, que buscará discutir a presença dos observatórios de cultura, o papel das indústrias culturais e o crescimento da economia da cultura/economia criativa.
No 2º dia de evento será discutido o “Panorama Institucional da Gestão Pública de Cultura”, que buscará refletir sobre os instrumentos de gestão cultural – conselhos, planos, etc. -, a questão da formação em gestão e produção cultural e a institucionalidade da gestão da cultura.
No 3º dia o tema escolhido será “Movimentos Sociais: Territórios e Direitos Culturais” que buscará discutir a gestão territorial com base na cultura: novas articulações entre gestão urbana/gestão cultural, direitos culturais e movimentos sociais.





Os materiais referente às conferências serão parte de uma edição especial da revista PragMatizes: Revista Latinoamericana de Estudos em Cultura (www.pragmatizes.uff.br), que será lançada na comemoração de abertura do evento.
Mais informações: jucpacheco@gmail.com
Data: De 16 e 18 de Novembro de 2011
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/ RJ