FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 7 de janeiro de 2012

Exposição ANIMA, a alma de um Escultor


A exposição “ANIMA” (alma, em italiano) reúne 13 obras, de tamanhos variados, e mais um presépio, em grande dimensão, do escultor carioca Roberto Oliveira Costa, que mostra o contraste entre materiais díspares, como o granito escuro e a resina transparente. As esculturas traduzem inquietações íntimas entre aquilo que representa e o que se vê. Uma quase versão visual das teorias do escritor italiano Luigi Pirandello, segundo as quais “assim é, se lhe parece”.
Ao falar do seu trabalho, o artista destaca que algumas das esculturas expostas apresentam uma simbologia rapidamente entendida pelo espectador e que, em outras, a forma vai perdendo seu significado mais óbvio, deixando apenas o movimento, a composição. Algumas obras ganham profundidade simbólica, como no caso da escultura "Evolução"; outras beiram a abstração, ficando a forma pela forma.
Ao citar alguns títulos de suas obras, o artista enfatiza: "Fusão", que expressa “o desejo romântico do ato sexual”; "Divisão" (os momentos da vida em que caminhamos numa direção, mas nossa vontade é de seguir em outra); "Alegria" (pura alegria que gira, dança); "Encaixe” (a procura do encaixe do nosso modo de ser com o modo da outra pessoa). “É a alma sempre ansiando pela liberdade, o vôo”, conclui.
Para o escritor e curador da exposição, Geraldo Edson de Andrade, “a intenção do artista é mitificar a alma na sua plenitude, liberdade e expansão do próprio ser humano. Algumas das peças presentes nesta exposição podem parecer abstratas. E são, na realidade, a forma pela forma, mas com tal sensualidade que leva o espectador a tocá-las com persuasão quase amorosa”.
Roberto Oliveira Costa dá vazão à criatividade com obras em grandes dimensões. Mais uma demonstração de que a escultura, além de expressão, também são formas em busca do espaço a que se destina. Daí, as esculturas de um presépio expostas na Praça do Centro Cultural Correios. Nascido em 1962, o artista recebeu orientação inicial no Brasil do escultor Annibal Monteiro e, posteriormente, na Itália, do escultor Vasco Montecchi.
Serviço:
Exposição “Anima” – Esculturas – Roberto de Oliveira Costa
Abertura: 23 de novembro, às 19h
Local: Galeria (térreo) e Praça do Centro Cultural Correios.
Visitação: de 24 de novembro a 8 de janeiro/2012 - terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS
Apoio Cultural: Correios
Realização: Centro Cultural Correios