FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 8 de janeiro de 2012

Exposição Cadeiras


A “valorização do perfeito objeto de descanso” é a linha contínua de criação da artista hispano-brasileira, Ascención Chanqués, que mostra cerca de 20 cadeiras-esculturas produzidas em aço inoxidável e contextualizadas na dança, no jogo de capoeira e nas fases da lua. “Caminho e evolução das cadeiras é a justificativa mais ampla do meu trabalho”, argumenta.
“Continuando a percorrer minha visão sobre as cadeiras, fui além do que eu poderia imaginar. Minha mudança ocorreu ao criar a “Cadeira Nervosa”, formada por dois corações e muitas mãos agitadas. Depois, outro trabalho, de grandes proporções, foi a “Cadeira Sol e Lua”, da qual surgiram diversas variações e, assim, vou vagando por um infinito espaço cósmico”.
Pela versatilidade do seu trabalho, Ascención considera que ao reinventar suas cadeiras, que elas evoluam de forma mais livre e ousada. Elas continuam “tendo seu lugar como objeto de descanso”, mas transformadas de alguma maneira, como a obra “Sol e Lua”, que faz parte do acervo da cidade de Sueca em Valencia, na Espanha. “Caminho na mesma linha, pelo mesmo tema, mas com formas e realizações distintas”.
Formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ nos cursos de Escultura e Licenciatura em Desenho, Ascension Chanqués exerce atividade artística no Brasil e na Espanha. Atuando em exposições e salões oficiais desde 1966, a artista retorna à Espanha em 1988, onde leciona Desenho e Pintura. No Brasil desde de 2003 montou seu ateliê no Rio de Janeiro, sem, contudo, desfazer do localizado em Valência, na Espanha, onde também desenvolve, periodicamente, o seu trabalho.
Serviço:
Exposição: “Cadeiras” – Esculturas - Ascención Chanqués
Abertura: 23 de novembro, às 19h
Visitação: de 24 de novembro a 8 de janeiro/2012 - terça a domingo, de 12h as 19h - GRÁTIS