FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 22 de janeiro de 2012

Exposição Memória Cearence


Pesca das piranhas em russas, 1859
Foto: Rômulo Fialdini
Livro do MHN
Ed. Banco Safra
 
Em parceria com o Serviço Social do Comércio/SESC, o Museu Histórico Nacional produziu a exposição itinerante "Memória Cearense", com reproduções fotográficas de aquarelas e desenhosde José dos Reis Carvalho, pintor, desenhista e cenógrafo que integrou a Comissão Científica de Expedição ao Ceará em 1859.
São 32 pranchas, sendo 15 aquarelas e 17 desenhos, realizados por José dos Reis Carvalho no período de agosto de 1859 a julho de 1861, que documentam a paisagem e o cotidiano de inúmeras cidades do Ceará.
José dos Reis Carvalho documentou fatos pitorescos, como a tentativa de utilizar camelos, importados da Argélia, como meio de transporte, e descobertas tecnológicas, como o primeiro registro de utilização de moinhos de vento na região do Vale do Jaguaribe, cujo uso era desconhecido na própria província do Ceará e no resto do território nacional.
Artista citado por Debret em seu livro "Voyage Pittoresque au Brésil" ( 1834 - 1839 ) como sendo um dos alunos fundadores de classe de pintura da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, participou da Comissão Científica da Exploração, promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Província do Ceará.


Capela da Freguesia, 1859
Foto: Rômulo Fialdini
Livro do MHN
Ed. Banco Safra
A partir da vinda da família real portuguesa, em 1808 o Brasil passou a ser um campo aberto para investigações de cientistas europeus, mas havia um certo descanso no país em relação à pesquisa científica. Em 1850, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro lançou uma proposta de investigação do país, a ser feita por cientistas brasileiros, concretizada seis anos depois com a criação oficial da Comissão Científica de Exploração que tinha dois objetivos básicos: estudar as condições naturais e coletar material para o Museu Nacional. A escolha da Província do Ceará baseou-se na crença, existente na época, de ser o solo daquela região rico em minerais.
Apesar de não terem sido encontrados dados referentes ao nascimento e morte de José dos Reis Carvalho, deduz-se que ele teve uma vida profissional atuante bastante longa, cerca de 60 anos, comprovados através de citação feita por Debret em 1824 e de trabalhos datados de 1884. Os originais integram a coleção do Arquivo Histórico do Museu. A exposição itinerante é composta de 32 quadros de 60 X 54cm e maiores detalhes podem ser obtidos através do telefone (0xx21) 2550-9259.

Estação de carros no sertão, 1859
Foto: Rômulo Fialdini
Livro do MHN
Ed. Banco Safra