FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Exposição imagens do Japão em Preto e Branco

 Foto: Marco Fukuyama













O Centro Cultural Jardim Guanabara inaugurou, na quarta-feira, dia 1°, a exposição Imagens do Japão em Preto e Branco. A mostra apresenta fotos coletadas pelo fotógrafo profissional Marco Antonio Fukuyama em suas viagens ao Japão. O artista retrata um pouco da arquitetura e da cultura do país oriental. A mostra fica em cartaz até o dia 29, de terça a sexta, das 9 às 17h, sábado, das 9 às 13h.

No século passado a cultura japonesa foi influenciada pela Europa e pela América, mas apesar dessas influências, o Japão gerou um complexo único de artes (ikebani, origami), técnicas artesanais (bonecas, cerâmica), espetáculo (dança, kabuki), música (Sankyoku, Joruri e Taiko), tradições (jogos, cerimônia do chá) e de uma culinária única. O Japão moderno animes, histórias em quadrinhos (mangá), filmes a cultura pop japonesa - literatura e música (J-pop) conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.

O que Marco Fukuyama vai exibir na mostra são fotos de tudo que envolve a cultura do e arquitetura do Japão. O artesanato local como a cultura da cerâmica, os restaurantes típicos de culinária japonesa e a arquitetura de várias cidades do país podem ser observadas nesta exposição, como templos históricos, o Castelo de Ōsaka-jō, um dos mais famosos da região. Assim Fukuyama aproxima um pouco mais o Brasil do Japão.


Oficina de Sushi

No dia 29, marcando o encerramento da exposição, Marco Fukuyama vai ministrar uma oficina de sushi. O fotógrafo passará noções básicas de preparo da especiaria japonesa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3277-6703 até o dia 20.
As vagas são limitadas.

Localização: Rua João Álvares Cabral, 277, Floramar
Tels.: (31) 3277-6703 / 6651
E-mail: ccjg.fmc@pbh.gov.br
Ônibus: 2214, 5507, 702, 707, 708 e 66

Horário de funcionamento:
De terça a sexta, das 9 às 17h. Sábados, das 9 às 13h.
Segundas, fechado para atendimento ao público
Para eventuais variações no horário, favor conferir a programação mensal