FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Regiões Históricas de Belo Horizionte


A região Leste é composta de bairros tradicionais, como Santa Tereza, Floresta e Santa Efigênia, que surgiram juntamente com a fundação de BH.
O bairro Floresta, por exemplo, serviu de residência para os operários da Comissão Construtora da Capital. Ali eles construíram suas casinhas simples, feitas de zinco, dando ao local um aspecto de favela. Com o término da construção, os barracões foram desfeitos e começaram a surgir novas casas, erguidas e habitadas, na maior parte dos casos, por imigrantes europeus.


A origem do nome Floresta é controversa. A história mais tradicional, relatada pelo historiador Abílio Barreto, é de que um hotel boêmio (ou bordel), chamado Hotel Floresta (na Avenida do Contorno, um pouco acima do Armazém da Central Ferroviária) teria sido o motivo do nome. As pessoas que iam para a região, diziam estar “indo para os lados da Floresta”.

O comércio na Floresta, desde o surgimento do bairro até o início da década de 30, era feito apenas por ambulantes, por se tratar de um bairro prioritariamente residencial. Por estar próximo do Centro, seus moradores podiam ir facilmente até lá para fazer compras ou buscar de serviços públicos não oferecidos na Floresta.


Mais tarde, o comércio do bairro começou a se desenvolver, principalmente ao longo da Avenida do Contorno e da Assis Chateaubriand. Hoje a Floresta conserva o nome de ruas tradicionais, como a Itajubá e Pouso Alegre, entre outras. Está situada no bairro a primeira loja de doces de BH: a Fábrica de Balas Lalka, fundada em 1925.

Outro estabelecimento tradicional da Floresta é o Colégio Santa Maria, fundado em 1903 pelas irmãs Dominicanas (vindas da França justamente para essa finalidade), destinado inicialmente apenas à educação de moças, em regime de internato. A escola ainda funciona, sendo freqüentada por meninos e meninas. Não há mais o regime de internato.


Santa Tereza: referência cultural

O bairro de Santa é outro ponto de destaque da Região Leste. Sua ocupação se deu principalmente por imigrantes italianos que vinham para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Isso ocorria porque era exatamente em Santa Tereza que funcionava o Centro de Imigração da Capital, entidade responsável por acolher os imigrantes, buscando legalizar a situação deles no Brasil e lhes oferecendo abrigo.

A região de Santa Tereza chegou a ser conhecida como área do “Isolado”, devido à existência de um hospital no local, cuja finalidade era tratar pacientes psiquiátricos (a maioria abandonados pelas famílias) e doentes com tuberculose, mal considerado incurável na época.

Santa Tereza, mais tarde, se tornou famosa por seus blocos carnavalescos e pela grande variedade de opções de lazer. Hoje o bairro se destaca pela beleza arquitetônica de suas casas e praças, com destaque para a Praça Duque de Caxias, no coração do bairro, perto da Igreja de Santa Tereza. Os dois espaços públicos foram revitalizados recentemente. A variedade de opções de diversão e de atividades culturais (como casas de seresta e feiras de artesanato) servem como atrativo para moradores de outras regiões e também para turistas.

No bairro despontaram artistas de talento como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant (com o Clube da Esquina). As bandas Sepultura, Skank e Pato Fu também vieram dali e hoje fazem sucesso nacional e internacional.
Para saber mais

Arquivo Público
Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h
Endereço: Rua Itambé, 227, na Floresta
Telefone: 3277-4603
E-mail: apcbh@pbh.gov.br