FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 28 de março de 2012

Fórum Latino Americano de Política de Recursos Educacionais Abertos 2012

Fórum internacional discute políticas para uso de recursos educacionais abertos

Governos de países latino-americanos se reúnem no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de março, para debater as questões de desenvolvimento e utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REAs), que são materiais educativos de livre acesso na internet. O Fórum Latino-americano de Políticas em Recursos Educacionais Abertos terá a participação de ministros de Educação da América Latina, tomadores de decisão, especialistas e pesquisadores na temática.

O Fórum Latino-americano é um dos seis eventos regionais preparatórios para o Congresso Mundial da UNESCO sobre Recursos Educacionais Abertos de 2012 , a ser realizado em Paris, entre 20 e 22 de junho deste ano. O encontro é uma oportunidade para discutir e contribuir para a elaboração da Declaração da UNESCO sobre REA (Declaração de Paris), que incluirá uma definição clara de licenças abertas e encorajará os governos a apoiarem o princípio de que os produtos criados com financiamento público devem ter tais licenças.

O evento será aberto na quarta-feira (28/03), às 9h, com a presença de Abel Caine, Especialista da UNESCO em Sociedades do Conhecimento, John Daniel, Representante da Commonwealth of Learning (COL), Claudia Costin, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Mila Gonçalves, Representante da Fundação Telefônica e Márcio Mendes Costa, Reitor da Universidade Gama Filho.

O Fórum está sendo organizado pelos escritórios da UNESCO no Brasil, no Chile e Uruguai em parceria com a Commonwealth of Learning (COL) e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o apoio da Fundação Telefônica, da REA-Brasil, do NIED da Universidade de Campinas-Unicamp, da Escola Municipal de Saúde de São Paulo e da Universidade Gama Filho.

O objetivo dos fóruns regionais é não só aumentar a conscientização global sobre o Congresso Mundial de 2012, mas também apresentar políticas locais, especialistas e iniciativas sobre REA e promover o intercâmbio de experiências. Em junho próximo, o Congresso Mundial da UNESCO sobre Recursos Educacionais Abertos pretende ser um marco na rota para a realização de uma nova conferência sobre REA e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2015, data limite para o alcance dos ODM.

O que são Recursos Educacionais Abertos

Recursos Educacionais Abertos - REA, (em inglês: Open Educational Resources, OER) consistem em diversos tipos de materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, o que dá direito legal aos usuários de usar, copiar e redistribuir gratuitamente. Os REA são reconhecidos pela UNESCO como uma oportunidade estratégica de melhorar a qualidade da educação, bem como facilitar o diálogo político, o compartilhamento de conhecimento e a capacitação.

Em 2001, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em uma virada sem precedentes, anunciou a publicação de quase todos os seus cursos on-line, acessíveis ao público. Com o número crescente de instituições que oferecem materiais educacionais de forma gratuita ou aberta ao público, a UNESCO organizou, em 2002, o primeiro fórum global sobre recursos educacionais de livre acesso, quando se adotou a expressão “recursos educacionais abertos" .

Com o apoio da Fundação Hewlett, a UNESCO estabeleceu em 2005 um wiki mundial comunitário sobre recursos educacionais abertos, para trocar informações e trabalhar em colaboração sobre questões relacionadas com a produção e utilização de recursos educacionais abertos.

A UNESCO está desenvolvendo uma nova plataforma inovadora de recursos educacionais abertos, que incluirá uma seleção de publicações da Organização de livre acesso e permitirá às comunidades - incluindo professores, alunos e profissionais da educação – que as utilizem, copiem, adaptem e partilhem livremente.