FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 31 de março de 2012

Interart 2012

A capital do petróleo será durante 10 dias o pólo do artesanato.


Macaé sediará a I Interart – Feira Internacional do Artesanato - evento que acontecerá no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho entre os dias 30 de março e 8 de abril, das 14h às 22h. A iniciativa tem o objetivo de promover, ainda, a cultura e o turismo no município com a presença de 150 expositores de 33 países e 17 estados brasileiros. A expectativa é receber cerca de 50 mil visitantes, que poderão contar com praça de alimentação, apresentação de artistas e folclore.
De acordo com organizador da Feira, Osvaldo Almeida Júnior, Macaé é a segunda cidade a receber o evento depois de Araçatuba (SP). “Nosso foco também é social. Não estamos envolvendo somente artistas e artesãos. Temos parcerias com entidades de classe, organizações não governamentais e prefeituras”, disse Osvaldo.

Os artesãos da região podem participar com a apresentação do seu histórico e foto da obra. Basta enviar um e-mail para feirainterart@hotmail.com e fazer a inscrição. Os participantes serão selecionados e poderão expor seus trabalhos nos estandes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL).

Por mais de uma semana, o público poderá apreciar arte, cultura e gastronomia. São diversas opções de países como China, Tunísia, Paquistão, Marrocos e outros. “Teremos escolhas desde tapeçaria ao sorvete árabe artesanal e, ainda, o doce mais gostoso do mundo premiado pelo Guinness, formado por pétalas de rosa e damasco. Além disso, as vendas acontecerão no varejo e atacado”, ressaltou o organizador.

O presidente do Macaé Convention Bureau, Marcos Navega, falou sobre a importância do município ter sido escolhido para sediar o evento.

- Macaé é um centro de receptividade e teve o apoio de diversos órgãos. Estaremos reforçando ainda mais o turismo de negócios. Os restaurantes que estarão na praça de alimentação pertencem ao pólo gastronômico da cidade. Quem comprar no comércio local será contemplado com ingressos para a feira, pois a organização está disponibilizando 50 mil entradas para serem distribuídas entre comerciantes e clientes, frisou Navega.

A Interart também terá um espaço para o social. A renda da bilheteria será destinada ao Centro de Valorização da Vida (CVV), associação sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional. Já a arrecadação do estacionamento, R$ 5,00 por automóvel, será doada para crianças com câncer por meio do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo).

- No estande da Secretaria de Saúde estarão sendo desenvolvidas ações de prevenção. Haverá ainda área de descanso e primeiros socorros, além de cadeiras de rodas para os visitantes da melhor idade, bem como, a quem precisar em caso de emergência. Também pretendemos valorizar a responsabilidade ambiental, afirmou Oswaldo.

A Interart tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL), Usina de Fomento Cultural, Macaé Convention & Visitors Bureau, Conselho Tributário Nacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Prefeitura de Macaé, Sebrae e Economia Solidária