FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Artigos: Trauma Infantil



Normalmente, o que se chama de trauma, em uma criança, é quando esta é abusada sexual, física, emocional ou mentalmente. O que muitos de nós não percebemos é como pequenos acontecimentos podem ser traumatizantes.

As pessoas, a partir de suas experiências de vida, passam a criar barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que rompe essas barreiras e limites que faz com que a pessoa paralise no tempo e no espaço. Excede todos os limites de segurança e suporte.
trauma deixa marcas e, sempre que voltam as lembranças, essas marcas vão se aprofundando. Otrauma aprisiona os sentimentos fazendo com que as pessoas só pensem no que aconteceu.


Quando acontece um Trauma?


Ao contrário do que possa parecer, uma criança é extremamente exposta a traumas. Os adultos com suas experiências de vida, vão endurecendo o couro, são capazes de suportar exigências grandes, xingamentos e punições sem serem traumatizadas.


As crianças são como terra fofa ou molhada, qualquer trauma é como se fosse um buraco profundo e fácil de fazer. Esses buracos, às vezes, ficam para o resto da vida, causando maus humor, tristeza e doenças. 
Quando tratamos as crianças traumatizadas no começo da vida, fazemos com que esse buraco seja tampado, criando um adulto normal e feliz.


Como acontece um Trauma?


A maioria dos traumas acontece dentro de casa, e as principais causas são:


Abandono - este é o que causa mais problemas futuros às crianças. O abandono é deixar de prestar os cuidados básicos como: saúde, educação, alimentação, higiene corporal, lazer, etc. Sendo que alguns pais realmente abado-nam as crianças em creches, escolas ou com outras famílias.


Violência Física - é a agressão física feita com as crianças por pais, parentes ou responsáveis, podendo ou não causar lesões ou ferimentos no corpo.


Violência Sexual - é quando um adulto ou adolescente faz um ato, jogo ou relação sexual com uma criança ou adolescente com menos idade. Isso pode acontecer com ou sem força física, onde a finalidade única é o prazer sexual dos adultos.


Castigo Excessivo - algumas crianças realmente fazem algumas travessuras que são além da conta, mas isso é uma forma de chamar a atenção dos pais. Alguns pais, muitas vezes, por terem sofrido castigos ou surras excessivas na infância, acham que essa é a melhor forma de criar os filhos. Castigos e surras excessivas marcam uma criança para o resto da vida, podendo criar revoltas e adolescentes infratores.


Todas as criança, adolescentes ou adultos precisam de CARINHO. O carinho é saudável, necessário para o desenvolvimento de todo o ser humano.

Como se comportam crianças que sofreram um Trauma:


Aqui estão algumas das reações mais comuns a uma criança que é exposta a um trauma. Essas reações podem começar imediatamente ou depois de um tempo. Uma das primeiras reações acontecem durante o sono, e são:
. Pesadelos ou sonhos ruins ou assustadores;
. Conversar ou gritar durante o sono;
. A criança acorda durante toda à noite, normalmente agitada;
. Fazer xixi na cama;
. Dificuldade para conseguir dormir, quando expressam o medo de dormir.


Outra reação comum à criança que sofreu um trauma é sentir-se culpada, e se apresenta da seguinte forma:


. Sente-se culpada pela situação do trauma;
. Sente-se culpada por tudo que acontece;. Torna-se levada e agitada, parece que querendo ser castigada;
. Bom comportamento em excesso.


Outro comportamento que aparece é o que se chama de regressão. A regressão é quando a criança assume atitudes e reações de uma criança menor, por exemplo:


. Agarramento excessivo;
. Não consegue ficar sozinho;
. Quer atenção o tempo todo;
. Age como um bebê.
Essas reações são normais e passam com o tempo. Se a criança está presa ao trauma e não consegue progredir, peça ajuda de psicólogo infantil ou outro profissional de saúde mental. Há tratamentos efetivos e sem remédios para ajudar as crianças e suas famílias a recuperarem-se de um trauma emocional.


Como se comportam adolescentes que sofreram um Trauma

Os adolescentes, ao sofrerem maus-tratos ou traumas, apresentam muitos sinais. Eles são um PEDIDO DE AJUDA.


É importante que os pais estejam atentos, antes que seja tarde demais. Os PRINCIPAIS SINAIS SÃO:


. Choros constantes;
. Medo;
. Ter pesadelos e acordar gritando;
. Tentativas de suicídio;
. Marcas de violência no corpo;
. Conhecimentos precoces sobre sexo;
. Ataques de nervosismo, sensação que vai morrer;
. Silêncio e fechamento excessivo;
. Baixo rendimento escolar;
. Rejeição das pessoas que gosta;
. Sentimento de inferioridade.