FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Exposição "Afonso Tostes-Elementos"




Luciana Caravello Arte Contemporânea tem o prazer de apresentar a partir 28 de junho de 2012 para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “Afonso Tostes – Elementos”, que reunirá trabalhos inéditos e recentes do artista. Em sua primeira exposição na galeria, Afonso Tostes mostrará 15 esculturas, feitas a partir de madeiras descartadas. Esta é também a primeira vez em que o artista leva suas esculturas para a parede. Elas medirão 1,65m por 20cm de largura, e outros 20cm de profundidade.
Os trabalhos que estarão na Luciana Caravello Arte Contemporânea são resultado da reorganização do ateliê do artista, que enquanto estava mergulhado neste processo deu novas formas a sua coleção de madeiras, recuperadas de demolições e canteiros de obras pela cidade, e recolhidas pelo artista. “As esculturas foram feitas a partir de madeiras residuais de outros trabalhos que eu vinha realizando”, explica. Ele conta que foi por acaso que surgiram as esculturas nas paredes, fruto da vivência e do processo vivido no ateliê. “O resultado me surpreendeu”, afirma.
Conhecido por suas instalações com esculturas em madeira, Afonso Tostes vem alternando seus trabalhos em madeira, que há algum tempo ganham a forma de árvores, com uma produção em obras bidimensionais, como desenhos e pinturas.  Com as esculturas de parede, ele afirma que embora “queiram ser um trabalho bidimensional, ainda são escultóricas”.
Estarão ainda na galeria xilogravuras da série “Reino” (2011), feitas em papel chinês. Ele usou duas impressões, uma em vermelho, a outra em preto. A de vermelho foi feita diretamente sobre tábuas de madeiras antigas encontradas pelo artista. A impressão em preto teve como matriz desenhos que o artista esculpiu na madeira.  O resultado do conjunto de duas ou de quatro dessas xilogravuras – em que cada uma das tiras tem 0,70m de largura e altura média de 1,70m – remete a uma floresta.   Este trabalho esteve na exposição individual do artista realizada no MAM Rio, entre novembro e janeiro passados.
Sobre o artista
Afonso Tostes nasceu em 1965, em Belo Horizonte, e vive e trabalha no Rio de Janeiro desde 1989. Começou a estudar artes em Belo Horizonte na Escola Guignard, e ao se transferir-se para o Rio deu continuidade aos estudos na EAV do Parque Laje. Realizou a primeira exposição coletiva na própria instituição em 1993, de onde se desligou como aluno e voltou anos mais tarde para lecionar. Desde então vem apresentando seu trabalho em diversas instituições e galerias brasileiras e estrangeiras. Seu trabalho consta das mais importantes coleções de arte do Brasil. Sua pesquisa se estende do desenho à escultura passando pela pintura e fotografia.
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Instalada em uma casa do final dos anos 1950 com três andares e 500 metros quadrados, da Rua Barão de Jaguaribe, em Ipanema, totalmente revitalizada pelo arquiteto Erick Figueira de Mello, com iluminação de Maneco Quinderé, Luciana Caravello Arte Contemporânea tem três espaços expositivos: o maior no térreo, o acervo no segundo e os projetos especiais no terceiro andar. Nas salas do terceiro andar, com terraço, área de leitura e uma coleção de livros de arte, Luciana Caravello abriga exposições coletivas e projetos como a mostra do designer Karim Hashid, que ocorreu em dezembro de 2011 e a prevista de Alex Flemming (Berlim).
Além dos curitibanos Alexandre Mazza e Eliane Prolik, estão no time de artistas da galeria os cariocas Bruno Miguel, Daniel Lannes, José Nasser, Leonardo Ramadinha e Marcos Cardoso, os paulistas Ding Musa, Felipe Bertarelli, Graziela Pinto, Helen Faganello, Ivan Grilo, João Loureiro, Mariana Tassinari, Nazareno, Renato Leal, Ricardo Villa, Sergio Romagnolo, Thiago Tebet, Wagner Malta Tavares, os curitibanos Alexandre Mazza e Eliane Prolik os goianos Marcelo Solá e Rodrigo Godá, o cearense Luiz Hermano, o gaúcho Luciano Zanette, a baiana Carolina Ponte e a potiguara Danielle Carvav.
Serviço: Afonso Tostes – Elementos
Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio
Inauguração: 28 de junho de 2012, às 19h
Exposição: 29 de junho a 21 de julho de 2012
Entrada franca
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado das 11h às 14h
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Rua Barão de Jaguaripe 387
Rio de Janeiro, Brazil, 22421-000
2523.4696
http://www.lucianacaravello.com.br