FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Exposição "México de Marcel Gautherot"




O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas abriu no dia 16 de junho a exposiçãoO México de Marcel Gautherot, com 60 imagens do fotógrafo feitas entre os anos de 1936 e 1937. As fotografias apresentadas nessa exposição apontam claramente para algumas das principais vertentes da produção fotográfica de Marcel Gautherot no Brasil, ao mesmo tempo que revelam a forte influência do mexicano Manuel Álvarez Bravo em seu trabalho. As obras expostas integram o acervo de Marcel Gautherot, preservado no Instituto Moreira Salles e composto majoritariamente por sua produção de mais de 25 mil imagens realizadas no Brasil entre 1939 e 1996.

Marcel André Félix Gautherot (1910-1996) nasceu em Paris, filho de pai operário e mãe costureira. Já trabalhando como aprendiz de um arquiteto, sua instrução formal em artes e arquitetura iniciou-se em 1925, aos 15 anos, quando ingressou na École National des Arts Décoratifs, atual École National Supériore des Arts Décoratifs (Ensad), no curso noturno de arquitetura (que não chegaria a concluir). É neste período também que manifestou seu interesse pela fotografia.

Durante a década de 1930, Gautherot aproximou-se da Alliance Photo em Paris, primeira agência fotográfica francesa de alcance internacional, onde outros fotógrafos de renome se destacavam: René Zuber, Emeric Feher, Pierre Boucher e Pierre Verger. Em 1935, Gautherot participou da exposição Affiche Photo Typo, que reuniu fotógrafos da Alliance Photo e designers como Le Houerf e Robert Pontabry.

Um ano depois, em 1936, Gautherot tornou-se colaborador do Museu do Homem, no palais de Chaillot em Paris, projetando, em 1937, juntamente com Robert Pontabry, a nova sala de cinema do espaço, e dedicando-se também à organização do acervo e à estruturação dos serviços fotográficos do museu, em parceria com Pierre Verger. 

No final de 1936, a serviço do Museu do Homem, ele viaja para o México, onde permanece por alguns meses, até o início de 1937, fotografando suas diversas regiões e culturas. Durante esse período, conheceu o fotógrafo Manuel Álvarez Bravo e sua esposa Lola. Gautherot posteriormente diria que Álvarez Bravo e Henri Cartier-Bresson “eram seus fotógrafos de referência”.

Em 1939, Gautherot veio ao Brasil, também a serviço do Museu do Homem. Em 1940, se estabeleceu definitivamente por aqui. No Rio de Janeiro, então capital do país, Gautherot rapidamente travou relações de amizade com um círculo de intelectuais e artistas que, em breve, assumiriam lugar de destaque na cultura brasileira. Na sede do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), fundado em 1937 e alojado no prédio do Ministério da Educação e Saúde, Gautherot conheceu Rodrigo Melo Franco de Andrade, grande intelectual e diretor da instituição, que logo integrou o expatriado a seus projetos de documentação fotográfica do patrimônio, particularmente do período colonial. Os projetos promovidos pelo Sphan, em especial durante o período em que Gustavo Capanema esteve à frente do Ministério da Educação e Saúde Pública, eram regidos pela busca da construção de uma identidade nacional. Capanema vinculava ainda a preservação do patrimônio colonial, em especial do barroco mineiro, à arquitetura moderna que então se desenvolvia no país.

Assim, a partir da década de 1940, Gautherot viu-se às voltas com os grandes esforços de documentação do Sphan, particularmente em torno da arquitetura barroca de Minas Gerais e, em particular, da obra de Aleijadinho, em Congonhas do Campo.

O que surpreende na obra de Gautherot é sua diversidade, realizando uma fotografia humanista e documental, de forte viés etnográfico, ao mesmo tempo em que produz um dos mais significativos trabalhos no campo da fotografia de arquitetura, como, por exemplo, o seu trabalho sobre a construção de Brasília.
O México de Gautherot
De 16 de junho a 18 de novembro de 2012
Horário de visitação: de terça a domingo, das 13h às 19h
Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados; tel.: (35) 3722-2776
Entrada franca; estacionamento gratuito no local