FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dia D. Leituras de Poemas e Depoimentos



A Livraria Mineiriana apresenta o uma homenagem Carlos Drummond de Andrade no dia 31 de outubro, quarta-feira. Na programação, exibição de filmes e leituras de poemas e depoimentos do escritor. A programação começa a partir das 18h. A entrada é franca.
Programação:
18h Exibição de Filmes
Consideração sobre o Poema (2011)
Sinopse:
Produzido pelo IMS para comemoração do Dia D, o filme apresenta um panorama da obra poética de drummond a partir de leituras de expoentes da cultura brasileira. Chico Buarque, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Antônio Cícero são alguns dos nomes presentes no documentário.

Uma pedra no meio do caminho - Biografia de um poema (2010)
Sinopse:
Para marcar os quarenta anos do poema "No meio do caminho", Carlos Drummond de Andrade publicou em 1967, o livro no qual reuniu uma ampla seleção com o que foi dito sobre os famosos versos. O Instituto Moreira Sales lançou em 2010 uma nova edição do livro concebido pelo próprio Drummond, ampliada pelo também poeta Eucanaâ Ferraz. Por ocasião do lançamento, O IMS produziu um vídeo com a leitura do poema "No meio do caminho" em vários idiomas



19h Leitura de poemas e depoimentos
Leitura de poemas e depoimentos em homenagem a Carlos Drummond de Andrade.

Curadoria dos escritores convidados: Thais Guimarães. Participam: Antônio Barreto, Branca Maria de Paula, Carlos Herculano Lopes, Dagmar Braga, Jeferson de Andrade, Luís Giffoni, Marcelo Dolabela, Ricardo Aleixo e Thais Guimarães.



Depoimentos:

CARLOS HERCULANO LOPES: Dará um depoimento sobre seu encontro com o poema Caso do Vestido. Escritor, com 13 livros publicados, entre eles, os romances Sombras de Julho, O Vestido e Poltrona 27; cronista e jornalista do caderno de cultura do Jornal Estado de Minas.

ANTÔNIO BARRETO: Dará seu depoimento, em forma de crônica, sobre seu encontro com
Drummond. Escritor, com 30 livros publicados em vários gêneros literários, entre eles, O Sono
Provisório (poesia) e Transversais do Mundo (crônica); coordena a coleção didática Para ler o
mundo.

JEFERSON DE ANDRADE: Depoimento do último editor de Drummond, pela Record. Escritor, tem 13 livros publicados, entre eles, Anna de Assis – História de um trágico amor; foi editor de autores brasileiros da Record; edita o jornal Folha do Padre Eustáquio.

Leituras de textos e poemas de Carlos Drummond de Andrade:

BRANCA MARIA DE PAULA : Escritora, autora de Fundo Infinito (contos) e Pacífico, o Gato
(infantojuvenil), entre outros 16 livros publicados; é também fotógrafa e roteirista.

DAGMAR BRAGA: Escritora e professora, publicou Geometria da Paixão (poesia) e organizou as antologias Noites de Terça e Oficina da Palavra, com trabalhos das oficinas do Espaço Letras e Ponto.

LUÍS GIFFONI: Escritor, tem 21 livros publicados, entre eles, os romances O Pastor das Sombras e Tinta de Sangue; ministra palestras em todo país sobre cultura, literatura e a relação entre a leitura e o cérebro.

MARCELO DOLABELA: Poeta, com mais de 30 publicações, entre elas Lorem Ipsus (antologia), Coração Malasarte e Hai-Caixa (livro-objeto); é estudioso do rock, autor de ABZ do Rock.

RICARDO ALEIXO: Poeta, artista multimídia, tem 8 livros publicados, entre eles, Modelos Vivos e Máquina Zero; consultor para projetos editoriais e coordenador/curador de projetos culturais e
literários.

THAIS GUIMARÃES: Poeta, autora de Jogo de Cintura e bom dia, Ana Maria (infantojuvenil). Atua na distribuição de vídeos cinematográficos.



Dia 31 de outubro de 2012
Quarta-feira, às 18h
Local: Rua Paraíba, 1419 – Funcionários
Entrada Franca
Mais informações: (31) 3223-8082