FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Romeu e Julieta na Arena Jovelina Pérola Negra


Grupo Galpão leva "Romeu e Julieta" para Arena Jovelina Pérola Negra
Montagem traz um novo olhar para o clássico de Shakespeare em apresentação gratuita


Imagine se a mais conhecida história de amor não se passasse em Verona, Itália, mas em terras brasileiras. É isso o que acontece na montagem do Grupo Galpão, que será apresentada ao público na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Em comemoração aos trinta anos de teatro e vida, o grupo remonta a adaptação de "Romeu e Julieta" de William Shakespeare, seu espetáculo mais conhecido, e, ao atualizar o sentido da maior história de amor da humanidade, Gabriel Villela e o Galpão transpõem a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. Com entrada gratuita, a única apresentação é no dia 26 de outubro, sexta-feira, às 19h.

A montagem da tragédia de Shakespeare foi um marco na carreira do grupo. O encontro com Gabriel Villela significou a ousadia de fazer um clássico na rua. Ao texto original do espetáculo, na clássica tradução de Onestaldo de Pennaforte, juntam-se elementos da cultura popular brasileira e mineira, presente nas serestas e modinhas, nos adereços e figurinos que remetem ao interior profundo do Brasil.

Desde sua estréia na histórica cidade de Ouro Preto, em 1992, "Romeu & Julieta" construiu uma carreira de sucesso de público e crítica, no país e no exterior. Visto duzentas e setenta e duas vezes, em quase sessenta cidades brasileiras e em nove países estrangeiros - Espanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela e Colômbia - em teatros, estádios ou em praças públicas, por platéias oscilando entre trezentos e quatro mil espectadores. Em julho do ano de 2000, coroou sua trajetória com uma série de apresentações em Londres, no palco do Shakespeare’s Globe Theatre.

Sobre o Grupo Galpão:
Criado em 1982, o Grupo Galpão desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José e Jurij Alschitz (além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo), o Galpão forjou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro. Com essa mescla, o Galpão cria uma cena de forte comunicação e empatia com o público. Ao longo de sua trajetória, o Grupo participou de mais 40 festivais internacionais (na Europa, América latina, Estados Unidos e Canadá) e cerca de 70 nacionais, sendo o único grupo brasileiro a se apresentar no "Globe Theatre", em Londres. O Grupo acumula ainda mais de 100 prêmios brasileiros, com destaques para o "Prêmio Shell" (1994 - Rio de Janeiro), nas categorias melhor direção, melhor figurino e melhor iluminação, e para a "Ordem do Mérito Cultural", condecoração do Ministério da Cultura dada a grupos e personalidades que contribuíram e contribuem para a cultura brasileira.


Ficha Técnica: 
Atores: Antonio Edson - Narrador; Beto Franco - Príncipe / Sr. Capuleto; Eduardo Moreira - Romeu; Fernanda Vianna - Julieta; Inês Peixoto - Sra. Capuleto; Júlio Maciel - Benvólio; Lydia Del Picchia - Sansão / Criado Capuleto; Paulo André - Teobaldo / Frei Lourenço; Rodolfo Vaz - Mercúrio Teuda Bara - Ama
Texto: William Shakespeare
Direção: Gabriel Villela

Serviço:
Romeu e Julieta
Data: 26 de outubro (sexta-feira)
Horário: 19h
Duração: 90 min
Ingresso: Gratuito
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N - Pavuna - ao lado da Escola Telêmaco)
Telefone: 2886-3886
Classificação: Livre
Estacionamento: Gratuito