FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ciclo de Conferências "Épicos Brasileiros da Contemporaneidade"



Ciclo de conferências da ABL debate o tema “Épicos brasileiros da contemporaneidade”, com o professor Anazildo Vasconcelos da Silva

O Ciclo de conferências “A epopeia revitalizada”, da Academia Brasileira de Letras, debaterá o tema “Épicos brasileiros da contemporaneidade”, a ser proferida pelo professor Anazildo Vasconcelos da Silva. A coordenação é do Acadêmico e poeta Carlos Nejar. O evento está programado para o dia 04 de dezembro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
O ciclo terá ainda mais uma palestra: dia 11 de dezembro, "Dos cavalos da Inconfidência: a voz antiépica de Cecília Meireles", com o Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Anazildo Vasconcelos da Silva é doutor em Letras e professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Veiga de Almeida, atuou também nos Estados Unidos, como professor visitante, nas Universidades do Arizona, do Novo México e de Illinois. Desenvolveu na UFRJ, durante os trinta anos de ensino nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras, um projeto de pesquisa na área de Semiologia, sobre a criação e os gêneros literários, de que resultaram as Semiotizações literárias do discurso (a ficcional, a lírica, a épica, a ensaística e a retórica), que, reunidas, compõem uma Semiótica Literária.
A Semiotização épica do discurso, publicada em artigo em 1980 e em livro em 1984, teoria épica do discurso que resgata a perspectiva crítico evolutiva da épica ocidental, de Homero ao Pós-modernismo, divulgada em cursos de pós-graduação de Universidades do Brasil e do exterior, em congressos nacionais e internacionais, foi o suporte teórico que possibilitou o resgate crítico da epopeia.
A Formação épica da literatura brasileira, publicada em 1987, é a primeira obra que formula o percurso da épica brasileira no processo de formação da literatura brasileira, das origens ao pós-modernismo, serviu de suporte teórico para dezenas de dissertações e teses na UFRJ e outras universidades brasileiras e estrangeiras.