FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Artigos: A História de Rômulo e Remo

Rômulo e Remo



...certo dia Amulio expulsou seu irmão afim de reinar so e matou lhe todos os filhos com exceção de uma menina Réia Sílvia. Porém, para evitar que esta desse ao mundo algum filho, ao qual pudesse vir a idéia, mais tarde, de vingar o próprio avô, ele obrigou-a a tornar-se sacerdotisa da deusa Vesta., isto é, religiosa.

Certa vez, Réia, que fizera Votos de não se casar mas que mal se resignava com a idéia de não fazê-lo, aproveitava da fresca à beira do rio, porque o verão estava terrivelmente cálido. Adormeceu. Eis que, por acaso, passava por essas paragens o deus Marte, que descia à terra com freqüência, seja para efetuar qualquer guerrilha, como era de seu mister habitual, seja para conquistar donzelas - sua paixão favorita. Viu Réia Sílvia e por ela se encantou. Sem despertá-la, engravidou-a.

Quando Amúlio soube disso, ficou muito encolerizado, mas não a matou. Esperou que desse à luz não somente um, mas dois meninos gêmeos. Depois, fez colocarem os dois bebês num cesto microscópico, que deixou à mercê do rio para que, seguindo a correnteza, fosse o cesto até o mar e os afogasse. Contudo, não pensou no vento, que soprava mito forte naquele dia e fez com que a frágil embarcação encalhasse a pequena distância dali, em pleno campo. Os dois abandonados, que choravam ruidosamente, atraíram a atenção de uma loba, que acorreu para amamentá-los. Esse é o motivo de ter-se tornado essa fera o símbolo de Roma, fundada mais tarde pelos dois gêmeos.

Dizem os maldosos que essa loba não era de modo algum uma loba, mas uma mulher “de verdade “, Aca Larência (Acca Larentia), que apelidavam a “Loba “, por causa do caráter selvagem e das numerosas infidelidades com que cumulava o marido, um pobre pastor pois se entregava ao amor nos bosques, com todos os rapazes da vizinhança. Porém, talvez tudo isso não passe de mexericos de comadres.

Os dois gêmeos receberam os nomes de Remo e de Rômulo, cresceram e acabaram por vir a conhecer sua história. Então retornaram a Alba Longa, organizaram uma revolução, mataram Amúlio e repuseram no trono a Numitor 

A seguir impacientes como soem ser os jovens para realizar algo de novo, em vez de esperar para herdar de seu avô um reino já pronto, o qual, por certo, lhes seria deixado, partiram para um pouco mais longe, afim de construir para si mesmos um novo.