FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Lançamento do Livro "Travessia"


Trata-se de uma obra ímpar, na qual Daniel Rocha Silveira tece, de forma sutil, a poesia com seus fazeres e leituras cotidianos. Seu texto-vivo, como o próprio autor o denomina, ecoa paisagens e personagens de distintos tempos e espaços, que o povoam e nele articulam reflexão e sensibilidade. Nele é possível ouvir “as vozes dos mortos”, como disse uma vez Jorge Luís Borges, o contista-poeta argentino que marcou gerações de escritores: no voo poético de Daniel, sobrevoa-se uma certa história da filosofia, da literatura, da psicologia e da própria poesia.

Nesse texto acumulam-se as dúvidas e anseios de uma vida que não cessa de se questionar, a todo o tempo, sobre o que está porvir; de um homem que se sabe constituído pelo que de mais prosaico lhe acontece, mas também pelo que de mais poético lhe atinge. A incerteza do devir e o risco que ele provoca deixam seu rastro na palavra desse poeta-viajante que conhece o mundo sem tirar os pés do chão.

Ao convidar o leitor a embarcar nessa viagem em sua companhia, Daniel Rocha Silveira propõe um percurso, indica num mapa sinestésico como “transmutar a dor em alegria”, como dialogar com o pensamento do outro, como combinar “os ingredientes, temperos, odores, cores e sabores” desse voo que é a poesia com o solo sobre o qual o ser humano precisa estar firmado. Brincando com as palavras, evidencia o quanto a poesia é lúdica e filosófica, indica seu papel fundamental para preencher o vazio existencial que o tempo provoca em todos, aponta possíveis caminhos para que o lirismo se manifeste mesmo nas mais improváveis situações.  


Sobre o autor

Nascido em Belo Horizonte em 1974, Daniel Rocha Silveira graduou-se em Psicologia e pós-graduou-se em Psicologia Social pela UFMG, onde é hoje professor. Atua também como psicoterapeuta, com larga experiência nas mais diversas áreas. A literatura e as artes plásticas estão no rol de seus interesses desde a infância, e na escrita encontrou uma atividade importante que agora se torna visível com a publicação de seu primeiro livro, pela Editora Redemoinho. 
Serviço

Lançamento do livro "TRAVESSIA"
Data: 19 de janeiro de 2013
Horário: 11h
Local: Café com Letras
Entrada franca