FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Oficinas de Férias do MMM





MMM promove atividades para crianças nas férias, com oficinas de fósseis, cristais, pigmentos,
mundo mineral e destrava língua, além de exibir o programa Dango Balango, da Rede Minas

Para o período das férias escolares, o Museu das Minas e do Metal – EBX preparou uma programação especial para as crianças. As Oficinas de Férias do MMM serão realizadas entre os dias 29 de janeiro a 1º de fevereiro, com cinco diferentes temas: Mundo Mineral, Pigmentos, Cristais, Fósseis e Destrava Língua. Além disso, durante o mês de janeiro, aos sábados com reprise às 
quintas-feiras, haverá a exibição, no auditório do MMM, de episódios do Dango Balango, programa infantil da Rede Minas protagonizado por bonecos criados pelo Grupo Giramundo.

Desenvolvidas por profissionais especializados, as Oficinas de Férias do MMM buscam despertar o interesse e aproximar o público infantil do mundo mineral e dos vestígios fósseis, além de divertir a meninada de forma educativa. As atividades acontecem no Museu e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficina@mmm.org.br. O preço para participação em cada atividade é de R$ 40, com exceção da oficina de destrava língua, que é gratuita e ministrada pelacontadora de histórias Beatriz Myrrha. Já para os adultos, ela dará a oficina “Musicalidade na palavra do narrador”, também com inscrições gratuitas.

Em parceria com a Rede Minas, a exibição dos episódios do Dango Balango - com duração de cerca de 30 minutos cada –, começa no sábado, 5 de janeiro, às 16h, com reprise às quintas-feiras, às 19h. As sessões inéditas acontecem aos sábados 5, 12, 19 e 26 de janeiro, com reprise às quintas 10, 17, 24 e 31 do mesmo mês. A entrada é gratuita.

Concebido pelo professor José Adolfo Moura e dirigido por Papoula Bicalho, o programa discute temas do universo infantil, passando pelos medos e sonhos, o que traz emoção ao cenário fantástico da série. Além de contar com a participação de crianças e bonecos do Grupo Giramundo como Joduca, Ziizi, Sdruvs e Druzila, o programa oferece diversão e muitas aventuras.

O Museu das Minas e do Metal - EBX integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e recebe patrocínio direto do Grupo EBX.

Confira a descrição das Oficinas de Férias do MMM:

OFICINA MUNDO MINERAL - de 4 a 6 anos
29 de janeiro, terça-feira, das 14h às 18h
A criança terá a oportunidade de ser um geólogo-mirim. Para aproximá-la desse universo de formas, cores e texturas, serão abordados o uso dos minerais no cotidiano e a história de seus nomes. Para encerrar, a Caça ao Tesouro oferecerá uma experiência que envolverá a criatividade e as informações sobre o acervo mineral oferecidas nas salas do Museu.

OFICINA DESTRAVA LÍNGUA – acima de 7 anos (gratuita)
29 de janeiro, terça-feira, das 14h às 18h
A criança que gosta de contar histórias, assim como de ler e ouvir, saberá da contadora de histórias Beatriz Myrrha os segredos dos profissionais da área para contar uma boa história e encantar seus ouvintes.

OFICINA DE PIGMENTOS – de 6 a 10 anos
30 de janeiro, quarta-feira, das 14h às 18h
Esta atividade aborda os pigmentos minerais, com suas cores e potencial criativo, e a arte em barro. As crianças criarão máscaras africanas pintadas com tintas de pigmentos minerais que elas mesmas produzirão.

OFICINA DE CRISTAIS – de 7 a 12 anos
31 de janeiro, quinta-feira, das 14h às 18h
O objetivo é aproximar as crianças dos cristais, com ênfase em estrutura cristalina, utilização e propriedades. Como conclusão da atividade, cada participante produzirá um cristal.

OFICINA DE MUSICALIDADE NA PALAVRA DO NARRADOR – acima de 18 anos (gratuita)
31 de janeiro, quinta-feira, das 18h30 às 21h30
Toda língua tem seu próprio ritmo e melodia. Sendo assim, a oficina pretende fazer com que o participante busque uma narração dinâmica, em que ele possa, com sua própria voz, dar força à palavra e transmitir a paisagem sonora da história que narra.

OFICINA DE FÓSSEIS – de 7 a 12 anos
1º de fevereiro, sexta-feira, das 14h às 18h
A ideia desta oficina é despertar o interesse do público infantil para os vestígios fósseis que contam a história da humanidade e revelam a formação do planeta. Haverá a classificação dos fósseis existentes e explicação sobre preservação, identificação e evolução das espécies. As crianças manipularão amostras de rochas, conhecerão metais, minerais e gemas e, no final, produzirão artificialmente um fóssil.



SERVIÇO
Oficinas de Férias do MMM
  • Datas: 29 a 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013 (3ª a 6ª feira)
  • Temas: Mundo Mineral, Pigmentos, Cristais, Fósseis, Destrava Língua e Musicalidade
  • Local: Museu das Minas e do Metal - EBX – Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
  • Horário: das 14h às 18h
  • Telefone: (31) 3516-7200
  • Inscrições: oficina@mmm.org.br
  • Preço por oficina: R$ 40 (Destrava Língua e Musicalidade são gratuitas)

Exibição do programa Dango Balango
  • Datas: 5, 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 de janeiro (aos sábados, com reprise às quintas)
  • Local: Museu das Minas e do Metal - EBX – Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
  • Horário: 16h aos sábados e 19h às quintas (com duração de 30 minutos)
  • Telefones: (31) 3516-7200
  • Entrada gratuita