FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 29 de abril de 2013

8º Festival Internacional de Quadrinhos




O FIQ anunciou mais uma exposição: dessa vez em homenagem ao mineiro Marcelo Lelis. Esse nome não é surpresa, uma vez que o ilustrador e quadrinista é conhecido pela qualidade de seu trabalho. A notícia foi dada na reunião pública, que aconteceu na noite do dia 23, na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, para apresentar e discutir o projeto do 8º Festival Internacional de Quadrinhos. Como manda a tradição, o evento terá uma mostra com retrospectiva de sua carreira.

Nascido em Montes Claros, 1967, Minas Gerais, Marcelo Lelis trabalha como ilustrador do jornal Estado de Minas. Além disso, produz ilustrações para livros e histórias em quadrinhos (muitas delas, para editoras estrangeiras). Começou sua carreira em sua terra natal, indo para Belo Horizonte anos mais tarde. É dono de prêmios, como o Troféu HQMix (categorias “Desenhista” e “Novo Talento”) e participações em diversos festivais de quadrinhos, como o Festival Internacional de Angoulême.

Entre seus trabalhos mais recentes está a nova edição de Saino a percurá, publicado pela primeira vez há dez anos, com apoio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais. Dessa vez, lançado por meio da Zarabatana Books, o quadrinho ganhou mais páginas, além de uma mistura de histórias inéditas com outras já publicadas no Brasil e em outros países. O álbum, vencedor do HQMix de Edição especial, reúne “causos” mineiros, relacionando a cultura aos costumes e linguagem local.

Em 2011, no 7° FIQ, Lelis lançou Clara do Anjos, romance de Lima Barreto, em um trabalho conjunto com Wander Antunes (responsável pela adaptação do texto). No exterior o ilustrador e quadrinista publicou Last Bullets (2009), em parceria com o roteirista Antoine Ozanam e Toute la Poussière du Chemin (2010), com arte do espanhol Jaime Martin, além de fazer parte do segundo número de The Anthology Project, lançado em 2011. Trata-se de uma iniciativa canadense com 250 páginas e que reúne 21 artistas do Canadá, Estados Unidos, França. Lelis foi único representante brasileiro no projeto.