FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 21 de abril de 2013

Jornada Internacional Pré-Alas na Saúde

Pré-alas


Nos dias 25 e 26 de abril de 2013 será realizada a Jornada Internacional Pré ALAS na Saúde sob o tema “Democratização e Novas Formas de Sociabilidades em Saúde no Contexto Latino-Americano”. Trata-se de uma atividade Pré-ALAS, organizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), por meio do Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades na Saúde (NEDSS - Fiocruz), em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS) - IMS/Uerj. Esta atividade se constitui como um evento temático preparatório para o Congresso Internacional de 2013 da Associação Latino-Americana.
O objetivo da Jornada é aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre as relações sociais e institucionais estabelecidas no contexto de democratização da América Latina, promovendo diálogo com as diversas experiências sobre a formulação e execução das políticas públicas de saúde. Essa temática é relevante diante do cenário de desigualdades sociais que se encontram os países da América Latina e das formas hegemônicas de subordinação dos sujeitos no contexto de globalização.
São definidos como eixos estruturantes da Jornada os temas do Direito, da Participação Política, das Redes de Apoio Social, da Integralidade e da Educação, Trabalho e Saúde, compreendidos como estratégicos para a análise de experiências e processos de democratização do Estado na América Latina. Dentro desta perspectiva, enfatizamos as temáticas que versam sobre questões relativas à construção de novas sociabilidades e à permanência de modos de sociabilidade conservadores, tendo em vista a modernização excludente e os processos de colonização que têm caracterizado historicamente a América Latina.
A sistematização de conhecimentos sobre as relações entre democratização e sociabilidades no contexto das políticas de saúde pode contribuir para a formação de trabalhadores qualificados e comprometidos com a garantia do direito à saúde. Nesse sentido, cabe ressaltar a relevância científica da Jornada Internacional Pré-Alas para o campo da Saúde Coletiva e o seu potencial de trazer subsídios para se (re)pensar novas formas de gestão social e de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além de fortalecer as ações de Cooperação Nacional e de Cooperação Internacional no contexto do Mercosul.