FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Artigos: Entendendo a Hiperatividade


O assunto que será abordado nessa pesquisa é hiperatividade, nesse caso HIPERATIVIDADE INFANTIL, um assunto tão complexo “ A criança hiperativa representa um enorme desafio para pais e professores.[...]”. (GOLDESTEIN, 1998, p. 19).
          
A hiperatividade é um tema extenso mas interessante, com esta pesquisa se irá afundo nesse tema, expondo da melhor maneira possível informações sobre este tão pouco conhecido.



Muitas vezes se ouve falar nesse assunto, mas será que se sabe o que realmente é hiperatividade. A definição mais completa do que  seria hiperatividade é a atividade exagerada. No caso desta pesquisa irá se estudar a hiperatividade infantil.
A hiperatividade só é confirmada a partir de quando a criança começa a sua vida escolar, isso em média aos 05 (cinco) anos de idade; Alguns fatores de desenvolvimento no início da infância como o bebê com dificuldades para dormir e para se acalmar, possam colocar essa criança no grupo de risco de ser uma criança hiperativa. “[...] Embora os profissionais não rotulem uma criança antes de ela ter no mínimo cinco anos [...]”(GOLDESTEIN, 1998,p.22.).

Como o diagnóstico da hiperatividade é difícil e complexo e não havendo um diagnóstico absoluto, há alguns pontos comuns que se pode observar:
  • Desatenção e agitação – uma criança hiperativa não consegue se concentrar em uma atividade. Na escola, por exemplo, sempre está atrasada comparada a seus colegas.
  • Superexcitação e atividade excessiva – as crianças hiperativas são muito agitadas e com isso suas emoções são excessivas.
  • Impulsidade – Crianças hiperativas muitas vezes não pensam antes de agir, resultando um comportamento inadequado.
  • Dificuldades com frustrações – não aceitam adiar recompensas.
Temos que destacar que as dificuldades de uma criança hiperativa são as mesmas de uma criança não-hiperativa, com um detalhe, que para a criança hiperativa essas dificuldades são exageradas.
Quais as causas da Hiperatividade?
Fatores ambientais (como lesões celebrais, epilepsia, certos medicamentos, regime alimentar, intoxicação por chumbo) e hereditariedade foram relacionados à hiperatividade.
Trauma durante o parto
Nas décadas de 1960 e 1970 acreditava-se que a hiperatividade na maioria das crianças se devia a lesões ocorridas durante o parto.
Mas após longos estudos, descobriram que os problemas durante o nascimento eram mínimos em relação a hiperatividade.
Distúrbios clínicos
Para se entender melhor esta questão vejamos um exemplo: se uma criança está fortemente gripada, com nariz escorrendo, tosse, garganta inflamada e febre geralmente  é desatenta e distraída. Esta alteração de comportamento não quer dizer que essa criança é hiperativa.
Poucas doenças apresentam a hiperatividade como principal sintoma.
 Hereditariedade
A hereditariedade é a causa mais freqüente de hiperatividade. A primeira ligação  foi estabelecida pelo estudo do parentes de uma criança hiperativa, foi comprovado que uma criança hiperativa tem quatro vezes mais probabilidade de possuir parentes com o mesmo problema.
A criança Hiperativa na escola
A criança mesmo com esse problema, a maioria delas deve ser educada em ambientes de sala de aula normais, apenas 10% a 30% das crianças hiperativas passam por uma incapacidade específica de aprendizagem e devem receber alguma forma de educação especial.
Mas a que são educadas em escolas normais, para a obtenção de sucesso é necessário uma combinação de intervenção médica, cognitiva e de acompanhamento.
A criança Hiperativa em casa
A maioria dos pais fazem de conta que não sabem que seus filhos tem problemas, e no caso da hiperatividade não é diferente os pais após repetidas tentativas fracassadas no shopping, nas igreja, no grupo de escoteiros e mesmo nas atividades cotidianas na vizinhança, eles optam pelo isolamento e segregação como meio de evitar mais problemas. Não levando em conta que se essas crianças hiperativas não forem tratadas podem destruir emocionalmente uma família.

Hiperatividade é um assunto complexo e extenso; Ainda pouco estudado, mas está presente no dia a dia, mesmo sem que se perceba convive-se muitas vezes com pessoas hiperativas. Tem que se aprender como lhe dar com uma pessoa hiperativa, nesse caso uma criança hiperativa. Como uma das principais causas da hiperatividade é a hereditariedade tem que se preparar, pois esse problema poderá ocorrer em qualquer família; E a melhor maneira de evitar que um adolescente e um adulto não passe por problemas com a hiperatividade, é tratá-lo enquanto criança.
Palavras-chave: criança, família, hiperatividade, pessoas

Concluiu-se a partir desse trabalho que a “HIPERATIVIDADE“ mesmo por muitos não levada a sério é um problema muito complexo e se não tratada na infância traz conseqüências drásticas pelo resto da vida. Compreendeu-se melhor o que vem a ser a hiperatividade, nos aprofundamos em suas causas e conseqüências; Adquirimos conhecimentos sobre como lidar com essas crianças na escola e em casa.

Referências Bibliografiacas
GOLDESTEIN, Sam. Hiperatividade: Como desenvolver a capacidade de atenção da criança. 4 ed.Campinas: PAPIRUS,1998.
LIMA, Teófilo Lourenço de. Manual básico para elaboração de monografia. 3 ed. Canoas: ULBRA,1999.