FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 29 de junho de 2013

Projeto Cinema em Transe no Cine SESC Palladium

Vidas Secas

O Cine Sesc Palladium dá continuidade à programação do projeto “Cinema em Transe” e apresenta, de 2 a 30 de julho, filmes que retratam, em diferentes épocas, a história de retirantes nordestinos que migraram para outras regiões do Brasil em busca de melhores condições de vida. As sessões acontecem às terças-feiras, sempre às 20h.
02/07: Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti (Brasil - 1953)
A história de retirantes da seca que foram para o litoral, primeira etapa da migração em direção ao sul, encontrando uma sina de loucura, miséria, traições e desesperança da qual o menino-protagonista deseja escapar. Uma das famílias compõe-se do pai envelhecido, inválido e um pouco desequilibrado, da mãe lavadeira e do filho, ainda jovem, mas já encarregado da subsistência dos seus. A procura de uma saída favorece a desintegração dessa família.

09/07: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil - 1963)
Pressionados pela seca, uma família de retirantes composta por Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, atravessa o sertão em busca de meios para sobreviver. O filme é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos.
16/07: Baiano fantasma, de Denoy de Oliveira (Brasil - 1984)
O paraibano Lambusca chega a São Paulo à procura do conterrâneo Antenor. Envolvido com uma quadrilha que “vende proteção”, acaba vendo um cliente do “seguro” morrer de colapso. Ainda desconhecido de todos, Lambusca consegue fugir, mas a polícia, uma vizinha sonhadora e uma cantora de boate envolvida com a quadrilha e com a polícia estão em seu encalço.
23/07: A hora da estrela, de Suzana Amaral (Brasil - 1985)
Macabéa é uma jovem órfã, só no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, sai do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste, então, as máscaras, mas não lhe caem bem.
30/07: Viramundo, de Geraldo Sarno (Brasil 1964) e Leviatã, de Camilo Cavalcante (Brasil 1999)
Viramundo
Um documento sobre os nordestinos que, atraídos pela riqueza do Sul, chegam a São Paulo para procurar emprego melhor do que o da roça. Mostra o fim da ilusão, a vontade de voltar e o remédio da grande cidade ao desemprego e à miséria: a caridade e a fuga pelo misticismo.                                                                                        
Leviatã
Um retirante nordestino em São Paulo. Alguém que só queria ver o céu. Um homem que foi engolido pela cidade. Um poeta esmagado pela rotina medíocre.



2 a 30 de julho de 2013
terças-feiras, sempre às 20h
Local: Cine Sesc Palladium
Avenida Augusto de Lima, 420, Centro
Entrada: gratuita, com a retirada de senhas 1h antes. Sujeito à lotação
Informações: (31) 3279-1500