FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Exposição "Uma História, Dois Personagens"


O Museu Histórico Abílio Barreto recebe a exposição “Uma História, Dois Personagens”, com os acervos de Lia e Clóvis Salgado, doados ao MHAB pela família. A mostra traz correspondências, documentos, fotografias, comendas, programas musicais e objetos pessoais do casal. A exposição fica em cartaz por aproximadamente seis meses, às terças, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h, e às quartas e quintas, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.


O acervo de Clóvis Salgado inclui documentos únicos como o radiograma do presidente Juscelino Kubitschek ao seu ministro da Educação e Cultura, 19 dias antes da inauguração de Brasília, determinando a elaboração de projeto de criação de universidade na capital federal; carta do professor Hans Hinselmann, pai da colonocopia (técnica de prevenção de câncer uterino); cartas do compositor Camargo Guarnieri e do musicólogo Francisco Curt Lange; cartas de JK e de vários políticos; comendas importantes, tais como a Légion d'Honneur; a Grã-Cruz da República Federal da Alemanha; a Gran-Cruz de Alfonso X; a Grã-Cruz de Isabel, a Católica, e várias outras. Por meio da leitura dos discursos, palestras, entrevistas e aulas de Clóvis Salgado poder-se-á também tomar conhecimento, em profundidade, do seu pensamento nas diversas áreas em que atuou.

O acervo de Lia Salgado reúne toda a sua vida artística, com praticamente todos os programas, críticas, cartas e autógrafos de grandes nomes nacionais e internacionais da música. Há várias partituras com belas dedicatórias de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Por meio desse rico material, pesquisadores, mestrandos e doutorandos poderão desenvolver variados trabalhos, enfocando tanto a história da música erudita no Brasil, como fazendo a análise crítica da época.

Completam as coleções 365 fotografias de Lia Salgado e 212 de Clóvis Salgado. Lia aparece nos papéis principais das 20 óperas que interpretou, em momentos de sua vida pessoal e como mulher desse político e amigo das Artes. Clóvis é visto ao lado de médicos, políticos, artistas, educadores e amigos, na sua trajetória desde a cidade de Leopoldina - MG, onde nasceu, passando pelo Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Militar e na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte, cidade que o acolheu e onde morou a maior parte da sua vida.


11 de julho a 11 de dezembro (aproximadamente) de 2013
Terças, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h
Quartas e quintas, das 10h às 21h
Local: Museu Histórico Abílio Barreto
Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim
Entrada gratuita
Informações: (31) 3277-8573