FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 24 de setembro de 2013

"Fotografia pública e memória da cidade", Memorial Getúlio Vargas

 MIS 78653_trat_CMYK_OK.jpg

FotoRio 2013 promove amanhã, dia 25 de setembro, às 17h, mesa redonda  "Fotografia pública e memória da cidade" no Memorial Getúlio Vargas, com Ana Maria Mauad, Pedro Vasquez e Milton Guran.

Memorial Getúlio Vargas (Praça  Luiz de Camões s/n , subsolo)  na Glória, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Com a palavra, Ana Maria Mauad:

Dos recônditos da intimidade às praças públicas, a fotografia enquadrou memórias, registrou acontecimentos, capturou imagens de significativa beleza, flagrou personalidades, encampou as lutas sociais, dimensionando a História Contemporânea em seus múltiplos sentidos. Não se busca a história por detrás das imagens, mas a história das imagens e dos sujeitos que, atentos as transformações do mundo, produziram essas mesmas imagens. A fotografia pública é produzida por sujeitos organizados em agências de produção da imagem que desempenham um papel central na elaboração de uma opinião pública (meios de comunicação, estado etc.). É, portanto, o suporte de agenciamento de uma memória pública que registra, retém e projeta no tempo histórico, a história e suas versões em múltiplas dimensões: o tempo do acontecimento, o tempo da sua transcrição pelo modo narrativo; o tempo da recepção no marco histórico da sua publicação, dimensionado pelas formas de exibição – na imprensa, em museus, livros, projetos, etc., criando públicos pela educação do olhar. A fotografia pública produz visualmente um espaço público nas sociedades contemporâneas, em compasso com as visões de mundo as quais se associa.
Augusto Malta, fotógrafo da Prefeitura do Rio de Janeiro por cerca de tres décadas, foi um dos importantes agentes na produção da fotografia pública do Rio de Janeiro, por ter registrado uma cidade multifacetada, segundo os códigos de representação visual desse novo espaço público. Paralelamente, conformou a memória pública do Rio associando  experiência urbana às demandas do poder político.