FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Rio Market - Área de negócios do Festival do Rio - acontece de 27/09 a 9/10

Clique na imagem para fazer o Donwload...

Grandes nomes da indústria audiovisual nacional e internacional participarão dos seminários e workshops

Além de uma programação repleta de mostras, pré-estreias e exibições, o Festival do Rio - maior da América Latina - possui uma área voltada para o mercado. O RioMarket, que acontece de 27/9 a 9/10, no Armazém da Utopia (sede do Festival do Rio), conta com workshops e seminários (RioSeminars), rodadas de negócios (One to One Meetings) e um espaço exclusivo para comercialização de novos projetos (RioScreenings). Serão 13 dias de programação em que diretores, produtores, roteiristas, técnicos, autoridades e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional se reunirão com o público para esclarecer e discutir assuntos pertinentes ao setor. Inscrições no site www.riomarket.com.br.

Com objetivo de complementar a importância do Festival, movimentando o mercado audiovisual, o RioMarket oferece capacitação aos profissionais da área e cria um espaço de incentivo a novos negócios. A programação do "RioSeminars" de 2013 conta com mais de 40 mesas de debates, 12 workshops e 600 reuniões de negócios, entre atividades pagas e gratuitas.Para falar sobre cada um dos temas abordados pelo encontro, estarão na cidade cerca de 100 experts em produção, figurino, efeitos especiais, digitalização, design e marketing, entre outras áreas.

Visando à geração de negócios, o RioMarket promove ainda o "RioScreenings", um espaço destinado à comercialização de projetos em qualquer fase de produção e em todos os formatos audiovisuais, como programas de TV, conteúdos para internet, celular e mídias digitais, produzidos a partir de 2011. Durante o encontro, produtores, diretores, distribuidores, exibidores, profissionais de televisão, internet e mídias digitais estarão reunidos à procura de negócios. Outra atração são as "One to One Meetings" (Rodadas de Negócios), que contarão com as presenças de representantes de canais de TV e distribuidores brasileiros e internacionais, que analisarão projetos e produções audiovisuais.

Durante oevento será assinado um acordo entre o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav-RJ) e o Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (Producers Guild of America - PGA) que tem como objetivo criar uma relação recíproca nas áreas de produção de cinema, televisão e novas mídias entre Brasil e Estados Unidos.

E com o objetivo de capacitar jovens de comunidades do Rio, o Festival do Rio e o RioMarket, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), apresentam o RioMarket Jovem.Trata-se de uma incubadora de profissionais do cinema com objetivo de apresentar aos jovens o campo do audiovisual e suas profissões (diretor, técnico de som, figurinista, designer de produção, fotógrafo, roteirista etc.). O projeto é voltado a jovens entre 15 a 21 anos de comunidades do Rio de Janeiro e contará com atividades na sede do Festival do Rio e no MAR. Durante o Festival do Rio de 2013 esses jovens serão imersos em atividades que proporcionarão o desenvolvimento de habilidades dentro do mercado audiovisual. Inscrições também no sitewww.riomarket.com.br.

RioSeminars abordará temas importantes da indústria audiovisual

A programação dos seminários está divida em quatro grandes focos: Fórum Internacional de Coprodução, Oportunidades com Canais de TV, Future Zone e Mercado Brasileiro.

No Future Zone será apresentado tudo o que há de mais moderno no mercado audiovisual, com especialistas no assunto. Gary Sharp, especialista em tecnologia de cinema da RealD, apresenta a tela Precision White da RealD, inédita no mercado. Com demonstrações no próprio cinema da sede, Sharp discutirá o futuro do cinema, das exibições e do 3D. Tod Machover e Alex Mcdowell, do MIT Media Lab, farão palestras sobre novas tecnologias. Em parceria com a FullSailUniversity serão oferecidos os workshops "Realidade construída" e "Fazendo cinema com seu iPad e iPhone".

As coproduções serão amplamente debatidas no Fórum Internacional de Coprodução. Convidados falarão sobre vários aspectos de parcerias entre Brasil e México, Argentina, Inglaterra, África do Sul e EUA. Alguns cases de sucesso serão discutidos, entre eles o filme "Mama" (Espanha/Canadá), que arrecadou US$ 71 milhões.

Nas sessões de 20 minutos, representantes das principais redes de TV (aberta e fechada) apresentarão oportunidades de negócios e cases bem-sucedidos após a implementação da Lei 12.485/2011. Outros assuntos discutidos serão: venda internacional, legislação, pirataria, digitalização e distribuição, entre outros.

Pelo segundo ano consecutivo, a GloboNews terá espaço no evento, com alguns dos seus principais profissionais falando sobre documentários, grandes reportagens, entre outros assuntos. Além dos seminários, a Mostra GloboNews exibirá dois documentários inéditos, produzidos pela emissora: "Da cabeça aos pés", Renée Castelo Branco, sobre jovens de comunidades que dançam o chamado "passinho", e "Dossiê 50: Comício a favor dos náufragos", de Geneton Moraes Neto, sobre os jogadores da Copa de 50, na qual o Brasil foi derrotado, mas ainda assim teve projeção mundial.

A Netflix, que revolucionou o mundo do entretenimento ao possibilitar que seus membros assistam a séries e filmes onde e quando quiserem, também marcará presença no RioMarket 2013. Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, vai debater o papel que a empresa tem exercido como catalisadora para a mudança no mundo do entretenimento, assim como sobre a evolução da empresa para um canal de TV premium.

Uma das presenças mais aguardadas nesta edição do RioMarket é a de Judy Smith. A gerenciadora de crises que trabalhou durante o governo de George W. Bush e serviu de inspiração para a série de TV "Scandal" virá pela primeira vez ao Brasil para falar ao público sobre a sua experiência de carreira e exibir o piloto da série no cinema. Entre os convidados de destaque nos seminários estão Raelle Tucker (roteirista de "True Blood" e "Supernatural"), que falará sobre mercado internacional e o diretor de fotografia de sucessos como "Cisne Negro" e "Réquiem para um Sonho". Matthew Libatique contará sobre sua experiência e participará de uma sessão de perguntas e respostas.

Na Mostra Porta dos Fundos, alguns filmes serão exibidos, seguidos de debate com os criadores do coletivo, que comemora um ano de existência.

Especialistas internacionais ministrarão os workshops

Os workshops do RioMarket 2013 contam com a presença de profissionais renomados envolvidos na produção de grandes sucessos da indústria audiovisual. É a oportunidade paraprofissionais e estudantes de audiovisual estarem contato com especialistas que vêm ao evento compartilhar conhecimentos e experiências.

Jon Durie, expert em marketing para cinema, ministrará o workshop "Como vender seu filme para o mercado internacional". Ele desenvolveu ações para os principais filmes de Tarantino e Almodóvar, entre outros nomes. A figurinista Mary Vogt, idealizadores do famoso macacão usado por Michelle Pfeiffer, em "Batman: O Retorno", será a responsável pelo workshop de figurino este ano. Ela também assinou o costume designer de "Pushing Daisies", "MIB" e "Quarteto Fantástico". Para falar sobre roteiro, Daniel Burman, de "O abraço partido" e "O mistério da felicidade", e William Harper, de "Grey’s anatomy". O workshop Design de Produção ficará a cargo de John Muto, que assinou A Experiência, Esqueceram de mim, entre outros, enquanto Chris Newman, que ganhou três vezes o Oscar de melhor som ("O Paciente Inglês", "Amadeus" e "O Exorcista"), vai falar sobre captação de som. Haverá ainda workshops sobre Gap Financing e para FilmCommissions.

*Inscrições abertas no site www.riomarket.com.br*


SERVIÇO:
RioMarket 2013
Período: 27 de setembro a 9 de outubro de 2013
Horário: 9h às 18h
Local: Armazém da Utopia - Av. Rodrigues Alves, s/n° - Armazém 6 do Cais do Porto (Sede do Festival do Rio), Rio de Janeiro. 
Inscrições, agendamentos e informações sobre valores: http://www.riomarket.com.br/


======================================================

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEXTA - FEIRA - 27 DE SETEMBRO
CINEMA
18h às 19h MOSTRA "PORTA DOS FUNDOS"
Descrição: PORTA DOS FUNDOS é um coletivo criativo que produz conteúdo audiovisual voltado para a web com qualidade de TV e liberdade editorial de internet.
Nessa mostra, exibiremos alguns dos filmes produzidos em 1 ano de existência.
19h às 20h SEMINÁRIO "PORTA DOS FUNDOS"
Descrição: Após a exibição dos filmes, haverá um debate com integrantes do coletivo.

SÁBADO - 28 DE SETEMBRO
CINEMA
18h às 21h
GloboNews
Documentário "Da Cabeça aos Pés"
Palestrantes:
Renée Castelo Branco (Supervisora de Programas GloboNews)
Rafael Dragaud
Rafael Naike
Leandra Perfect´s.
Descrição: Pré estreia exclusiva do documentário sobre jovens de comunidade que dançam o chamado "passinho". Após a exibição, haverá 30 minutos de debate sobre o documentário.
SALA 1
10h às 11h
CASE DE COPRODUÇÃO: AMAZÔNIA - PLANETA VERDE (Brasil e França) Palestrante:
Fabiano Gullane (Produtor)
Jean Thomas Bernardini (Distribuidor)
Luiz Bolognes (Roteirista)
Thierry Raggobert (Diretor)
Laurent Baujard (Produtor)
Stephane MIlliere (Produtor)
Descrição: Profissionais do filme de abertura do Festival do Rio discutirão detalhes do acordo de coprodução entre Brasil e França analisando o desenvolvimento da produção.
11h às 13h
"ANICA (ITÁLIA): DEBATE SOBRE TAXCREDIT"
Palestrantes:
Anna Belluzi (Consultora do Anica no Brasil)
Roberto Stabile (Chefe do Departamento de Projetos Especiais)
Andrea Pietra (Gerente do Escritório de Finanças e Tax Credit)
Paola Corvino (CEO)
Ludovica Baldan
Descrição: Representantes italianos debaterão sobre o TaxCredit: um crédito disponível aos produtores brasileiros com potencial em produzir e/ou coproduzir filmes com afinidades culturais e de reciprocidade entre Brasil e Itália. Serão informadas todas as vantagens em impostos e em financiamentos privados de empresas que utilizam o cinema como instrumento de promoção.
14h30 às 15h30 COMO NOS ORGANIZARMOS PARA OS NEGÓCIOS DURANTE A COPA DO MUNDO
Palestrante: Sven Schaeffner
Descrição: Não é só de futebol que se faz uma Copa do Mundo. Sven Schaeffner, diretor da FIFA TV, apresentará os projetos de audiovisual que eles estarão envolvidos durante o período da Copa, ilustrando com exemplos de eventos anteriores . Será uma ótima oportunidade para profissionais do mercado audiovisual pensarem em como podem aproveitar esse momento tão fértil para o Brasil.
15h45 às 16h45
Sessão com o diretor de fotografia Matthew Libatique
Palestrante: Matthew Libatique
Descrição: Matthew Libatique, diretor de fotografia dos filmes "Cisne Negro", "Réquiem para um Sonho", e dos dois primeiros filmes da trilogia "Homem de Ferro" contará sobre sua experiência na indústria de cinema, participando de uma sessão de perguntas e respostas.
SALA 2
16h30 às 18h00 GloboNews
Os Caminhos e os Bastidores de uma Entrevista Exclusiva
Palestrante:
Gerson Camarotti (Comentarista Político da GloboNews)
Marita Graça (Editora da Globo)
Descrição: Entrevistas exclusivas e reportagens investigativas. O repórter Gerson Camarotti vai contar os bastidores da cobertura da Jornada Mundial da Juventude e como conseguiu uma entrevista exclusiva com o papa Francisco.
CINENCONTRO
10h às 13h
GloboNews
Workshop Jovens Jornalistas
Nomes dos jornalistas disponíveis:
Rafael Coimbra (Repórter da GloboNews)
Pedro Vedova (Videorepórter da GloboNews)
Julio Molica (Editor da Globo News)
Antonia Martinho da Rocha (Jornalista da GloboNews)
Mariana Veil (Jornalista da GloboNews)
Descrição: A GloboNews tem um núcleo de reportagens especiais, formado por jovens jornalistas que fazem matérias de uma maneira diferenciada: são cinco profissionais que compõe o núcleo, no qual todos filmam, editam e roteirizam. Eles ficarão responsáveis por dar o workshop para jovens de comunidades carentes e para o público em geral. O primeiro dia será de palestras e o segundo, de prática. Os melhores trabalhos serão exibidos no encerramento do Festival.

DOMINGO - 29 DE SETEMBRO
SALA 1
10h às 13h / 14h às 16h WORKSHOP DE ROTEIRO (aberto ao público) Ministrado por: Gustavo Martinez (Roteirista da Saravah Produções)
Descrição: A Estrutura do Conflito trata da relação entre as ações, baseada em um processo lógico e cognitivo que tem a finalidade de manter a atenção do público na história, a cada instante. A Estrutura de Enredos propõe a divisão do roteiro em "enredos" ao invés de "atos", o que potencializa os "climaxes" da história e todas as demais relações dramáticas.
Essas novas técnicas são baseadas na Poética, de Aristóteles, e na Terceira Lei do Movimento, de Isaac Newton.
O workshop tem duração de 6 (seis) horas e tem como público alvo roteiristas, produtores, atores e estudantes de roteiro.
SALA 2
10h30 às 11h30 WORKSHOP - Como vender o seu filme para o mercado internacional Ministrado por: John Durie (Strategic Film Marketing)
Descrição: Como seu filme se encaixa no mercado internacional de cinema e quando e como você precisa preparar isto? Com quem você precisa entrar em contato para dar uma chance de seu filme ser visto por uma grande audiência?
Quais os materiais fundamentais do marketing para que a divulgação de projeto se ajuste ao mercado internacional? Como você deve se programar para aproveitar o calendário do mercado audiovisual?
John Durie, profissional de marketing do cinema internacional, possui trinta anos de experiência e mais de seiscentos filmes internacionais. John vai guiar você pelos fundamentos do Marketing de Cinema em 3 sessões de 1 hora de apresentações que vão mostrar as bases de como olhar objetivamente para seu filme, posicionando-o, e vai ensinar como preparar um plano de estratégia de marketing, bem como abordar e entender o mundo das vendas internacionais, festivais e comércio.
Sessão 1 - Introdução: Posicionando um filme e como os principais materiais de marketing influenciam nesse processo.
12h30 às 13h30 (continuação) WORKSHOP - Como vender o seu filme para o mercado internacional Ministrado por: John Durie (Strategic Film Marketing)
Descrição: Sessão 2 - Sales agentes: O que fazem (realmente) - e como garantir um.
15h às 16h (continuação) WORKSHOP - Como vender o seu filme para o mercado internacional Ministrado por: John Durie (Strategic Film Marketing)
Descrição: Sessão 3 - Ferramentas de marketing para as vendas internacionais de cinema e distribuição doméstica.
16h30 às 18h GloboNews
A Arte de Produzir Reportagem Documental
Palestrantes:
Mônica Waldvogel (Jornalista e Apresentadora da GloboNews)
Renée Castelo Branco (Supervisora de Programas GloboNews)
Descrição: Conheça o processo de criação e produção de conteúdo sobre os bastidores do Congresso Nacional.
CINENCONTRO
10h às 13h
GloboNews
Workshop Jovens Jornalistas
Nomes dos jornalistas disponíveis:
Rafael Coimbra (Repórter da GloboNews)
Pedro Vedova (Videorepórter da Globo News)
Julio Molica (Editor da GloboNews)
Antonia Martinho da Rocha (Jornalista da GloboNews)
Mariana Veil (Jornalista da GloboNews)
Descrição: A GloboNews tem um núcleo de reportagens especiais, formado por jovens jornalistas que fazem matérias de uma maneira diferenciada: são cinco profissionais que compõe o núcleo, no qual todos filmam, editam e roteirizam. Eles ficarão responsáveis por dar o workshop para jovens de comunidades carentes e para o público em geral. O primeiro dia será de palestras e o segundo, de prática. Os melhores trabalhos serão exibidos no encerramento do Festival.

SEGUNDA-FEIRA - 30 DE SETEMBRO
CINEMA
10h às 12h45
WORKSHOP DESIGN DE PRODUÇÃO Ministrado por: John Muto (Designer de Produção e Consultor)
Descrição: John Muto é o Designer de Produção de "Esqueceram de Mim", "Juventude Assassina", "A Experiência", "O jardim dos Esquecidos" e "Exterminador do futuro - 3D" (uma atração especial no Universal Studios Hollywood, Florida, e Japão), entre outros.
Numa apresentação visual usando gráficos, imagens e clipes de filmes, baseando-se no trabalho de designers de filmes clássicos e contemporâneos, - bem como de seu próprio trabalho - John Muto irá ilustrar como um designer de filmes do "sistema hollywoodiano" cria uma estética visual específica para o filme, assim como ele se aproxima na prática da tarefa de realizar efetivamente o design na película.
Muto é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundador e diretor do Art Directors Film Society no American Cinematheque, em Hollywood, e tem ensinado tanto no American Film Institute e UCLA.
SALA 1
10h às 11h ANDAMENTO DA LEI 12.485/2011: AVALIAÇÃO DE PROBLEMAS E RESULTADOS
Palestrantes:
Marco Altberg (Presidente da ABPITV)
Silvia Rabello (Presidente do SICAV)
Fabio Cesnik (Sócio-Diretor da Cesnik Quintino e Salinas Advogados)
Mauro Garcia (Diretor Executivo da ABPITV) - moderador
Descrição: Balanço dos erros e acertos da produção de conteúdo brasileiro na TV por assinatura após a instauração da lei 12.485/2011.
11h30 às 13h30 SESSÕES DE 20 MINUTOS: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS COM CANAIS DE TELEVISÃO FECHADOS
Palestrantes:
11h30 às 12h - Henry Galsky (Canal Brasil)
12h às 12h30 - Maria Carolina Telles e Gabriela Varallo (Supervisoras do Departamento de Produção e Desenvolvimento do Discovery)
12h30 às 13h - Suely Weller (Coordenadora de Projetos da GNT)
13h às 13h30 - Paulo Barata (CEO do NBC Universal Networks)
Descrição: Representantes das principais redes de TV por assinatura apresentam oportunidades de negócios e cases bem sucedidos após a implementação da lei 12.485/2011
15h às 17h (continuação) SESSÕES DE 20 MINUTOS: OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS COM CANAIS DE TELEVISÃO FECHADOS
Palestrantes:
15h às 15h30 - Alberto Niccoli (Senior Vice President, Sony Pictures Television) e Alexandre David (Production Supervisor and Development, Sony Pictures Television)
15h30 às 16h - Silvia Elias (Gerente de Conteúdo Local, Turner)
16h às 16h30 - Krishna Mahon (Produtor Executivo do History Channel, A&E and Biography at A&E Ole Networks)
16h30 às 17h - Flávia Hecksher (diretora de marketing Telecine)
Descrição: Representantes das principais redes de TV por assinatura apresentam oportunidades de negócios e cases bem sucedidos após a implementação da lei 12.485/2011
18h às 19h FORMATOS PARA VENDA INTERNACIONAL
Ministrado por: Carla Affonso (CEO da Zodiak Brasil)
Descrição: Carla Affonso, CEO da Zodiak Brasil, apresenta cases e mostra como as produtoras brasileiras podem se preparar para viabilizar adaptações de produtos audiovisuais para outro países.
SALA 2
10h às 13h
Workshop de Roteiro para Televisão com William Harper (Grey's Anatomy)
Ministrado por: William Harper (roteirista de Gray’s Anatomy)
Descrição: William Harper fala sobre seu trabalho em "Grey's Anatomy", trabalhando como produtor e roteirista do hit médico que já está no ar a dez temporadas. Ele vai analisar como a pesquisa médica funciona para a série, o desenvolvimento de personagens e seu trabalho de
roteirista. Após a apresentação, perguntas poderão ser feitas. Este workshop destina-se a estudantes de cinema e produtores de televisão.
LOUNGE
19h
LANÇAMENTO DO LIVRO OLIVER KOWN "O CINEMA LATINOAMERICANO HOJE: PELO OLHAR DO DIRETOR"
Participação de: Oliver Kwon
Descrição: "O CINEMA LATINOAMERICANO HOJE: PELO OLHAR DO DIRETOR" é uma coletânea exclusiva de artigos de renomados diretores de 10 países latino-americanos que oferece um panorama atual do cinema latino-americano na perspectiva específica do diretor de cinema. O formato bilíngue visa alcançar o maior número possível de leitores em todo o mundo.Organizado por Oliver Kwon, Americas Film Conservancy-AFC e Steve Solot, Latin American Training Center-LATC.

TERÇA-FEIRA - 1 DE OUTUBRO CINEMA 10h às 12h45
WORKSHOP FIGURINO Ministrado por: Mary Vogt (Figurinista / Costume Designer)
Descrição: Mary Elizabeth Vogt desenvolveu os figurinos para o próximo lançamento da Warner Brothers, "Grudge Match", com Sylvester Stallone, Robert DeNiro e Kim Basinger. Em seus filmes anteriores estão incluídos a trilogia "MIB - Homens de Preto", "Abracadabra", "Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado", "Recount", a série de TV "Um Toque de Vida" e também foi figurinista de "Batman: O Retorno"".
Vogt irá discutir o papel do Figurinista em levar personalidade, cor e emoção para o filme através do figurino. Ela irá descrever como conceitua inicialmente o look da personagem, baseado na posição que ocupa no filme, assim como as qualidades únicas que cada ator/atriz traz individualmente para seu papel - e o modo pelo qual a personagem evolui através dos esboços, provas e sugestões do diretor. Vogt utilizará de clipes, fotografias e esboços de seus próprios trabalhos para ilustrar a discussão.
Mary Elizabeth Vog é membro da área de Figurinistas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), e graduada tanto pelo "Fashion Institute of Technology", em Nova Iorque, quanto pelo "Art Center College of Design", na Califórnia.
19h30 às 22h
GloboNews
Documentário "Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos"
Debate com: Geneton Moraes Neto (Repórter Especial da GloboNews)
Descrição: Pré-estreia exclusiva do documentário produzido por Geneton Moraes Neto
SALA 1
11h às 13h SESSÕES DE 20 MINUTOS: CANAIS DE TV ABERTOS
Palestrantes:
11h às 11h30 - Rafael Bezerra (Gerente de Aquisições da Band) 11h30 às 12h - Rogério Brandão (Diretor de Produção da TV Brasil)
12h às 12h30 - Janaína Ávila (Produtora da Record)
12h30 às 13h - Annamaria Lodato (Relacões Internacionais do Canal Arté - França)
13h às 13h30 -
Descrição: Representantes dos principais canais de TV abertos apresentam oportunidades de negócios e exemplos bem sucedidos, a partir de coproduções com produtoras independentes.
16h30 às 17h30
MERCADO INTERNACIONAL: PRODUZINDO PARA A TELEVISÃO
Palestrante:
Raelle Tucker (Roteirista de True Blood e Supernatural)
William Harper (Roteirista e Produtor de "Grey`s Anatomy)
Irina Neves (DIB Agência) - moderadora
Descrição: Produtores e roteiristas da televisão internacional falam sobre suas experiências dentro do campo de produção de seriados de TV, a relação com o público e curiosidades.
SALA 2
10h às 13h / 14h30 às 18h30 WORKSHOP - GAP FINANCING
Palestrantes:
Thierry Peronne (CEO da Investimage Asset Management)
Christian de Castro (Sócio Diretor da Zooks Consultoria e Comunicação Ltda)
Adrien Muselet (Diretor Comercial da Rio Filme)
Harris Tulchin (President da Harris Tulchin & Associates/Tulchin Entertainment)
Andrés Victor Kokron (Sócio da K&C Investimentos)
Jim Steele (Fundador e Presidente da Filmray Inc.)
Paul Breuls (Diretor Executivo da Corsan Films)
Steve Solot (Fundador e Presidente da LATC)
Descrição: Com o objetivo de criar uma oportunidade singular para que produtores de cinema tenham a chance de obter conselhos e contatos específicos para "gap financing", o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, e a Latin American Training Center - LATC fecharam parceria para criar o "Gap Financing para a Produção Cinematográfica". O "gap financing" serve para preencher a lacuna existente entre o montante de recursos já captados pelo produtor e o valor total de produção do filme. Serão dois dias de imersão no universo do "gap financing", através de painéis, sessões fechadas de "pitching" e reuniões individuais com experts no tema.
Produtores de cinema de qualquer país latino-americano, que dominem a língua inglesa, poderão inscrever seus projetos desde que os mesmos cumpram os pré-requisitos de elegibilidade, como orçamento acima de R$ 2 milhões, forte potencial para comercialização internacional, pelo menos 75% do orçamento já captados, dentre outras exigências.
Os até 10 produtores selecionados pela LATC participarão, no primeiro dia do evento, de um keynote concedido por Thierry Perrone, presidente da Investimage e de três painéis compostos por moderador e palestrantes, como Harris Tulchin (Harris Tulchin & Associates), Piatã Stoklos Kignel (Banco Santander), Andrés Kokron (K&C Investments), James Steele (Filmray), Adrien Muselet (RioFilme), Christian de Castro (Brazilian Private Equity/Venture Capital Assn. - ABVCAP), dentre outros, todos a serem confirmados.
Painel 01: "Financiamento Bancário Baseado no Valor de Direitos em Territórios Internacionais",
Painel 02: "Avaliação do Valor Internacional de um Filme com Base na Qualidade do Roteiro, Gênero, Elenco, Diretor e Produtor"
Painel 03: "Private Equity e Hedge Funds para Financiamento de Filmes"
No segundo dia do evento, os produtores farão "pitchings" privados a uma banca composta pelos palestrantes dos painéis do dia anterior. Cada produtor receberá um relatório de todos os membros da banca contendo comentários e recomendações acerca de seu projeto. Ainda no segundo dia, o produtor poderá reunir-se, individualmente, com alguns dos componentes da banca de "pitching".
O primeiro dia do evento, composto por painéis e Keynote, poderá ser acompanhado também pelo público em geral mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais).

QUARTA-FEIRA - 2 DE OUTUBRO
SALA 1 11h às 12h30 Oportunidade de Negócios entre Brasil e Reino Unido Descrição: O painel busca indicar as melhores formas e oportunidades de negócios relacionados entre a indústria cinematográfica deste país com o Brasil, trazendo nomes importantes do setor audiovisual do Reino Unido.
14h às 15h30 CASE DE COPRODUÇÃO: "MAMA" (ESPANHA E CANADÁ) Palestrantes: Ken Dhaliwal (Sócio da Entertainment Law Group) Alexander Joos (Departamento Jurídico da NBC Universal) Barbara Muschietti (Produtora de "Mama")
Descrição: Produtores e advogados envolvidos no longa metragem "Mama", coprodução entre Espanha e Canadá que arrecadou 71 milhões de dólares no mundo, discutirão sobre o desenvolvimento do filme, apresentando questões jurídicas e particularidades do acordo de coprodução e exploração do produto audiovisual no mercado mundial.
15h45 às 17h15 COPRODUÇÃO ENTRE BRASIL E ARGENTINA Palestrantes: Raphael Aguinaga
Mariela Lebrero (Presidente da Vilacine) Walkiria Barbosa (Diretora Executiva da Total entertainment) - moderadora
Descrição: O seminário debaterá a formação de uma estrutura de coprodução entre Brasil e Argentina através da análise de casos específicos.
17h30 às 19h COPRODUÇÃO ENTRE BRASIL E MÉXICO
Palestrantes:
Monica Lozano (CEO da Alebrije Cine y Vídeo, S.A. de C.V.P)
Mauricio Duran (SVP de Distribuição e Marketin da Universal Pictures - América Latina)
Fernando Rovsar (Lemon Filmes)
Descrição: Panorama atual do mercado cinematográfico mexicano, apresentando tendências, investimentos e oportunidades de coprodução com outros países da América Latina.
* Mais palestrantes serão divulgados em breve

QUINTA-FEIRA - 3 DE OUTUBRO
SALA 1
10h às 11h30
ASPECTOS JURÍDICOS EM PARCERIAS ENTRE PRODUTORAS BRASILEIRAS E AMERICANAS Palestrantes:
Wilder Knight (Advogado, Pryor Cashman) Florence Larsonneur (Stone Junction, Inc.)
Marcelo Goyanes - (Sócio do Murata Goyanes Advogados) - Moderador
Descrição: Neste painel, representantes do setor jurídico do mercado audiovisual dos EUA discutirão modelos de negócios que se adequam a realidade do mercado brasileiro, buscando formular possíveis contratos de coprodução entre produtores dos dois países.
11h45 às 13h15 A PRODUÇÃO INDEPENDENTE NOS EUA
Palestrantes:
Tommy Oliver (Roteirista, Diretor e Produtor da Continental Films)
James Pellerito (Colaborador da Retribution Media)
David Paterson (Presidente da Arcady Bay Entertainment)
David Barba (Colaborador da Retribution Media)
Steve Solot - Moderador
Descrição: Neste painel serão abordados aspectos de interesses que existem entre produtores independentes no mercado audiovisual.
14h45 às 17h OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS COM OS EUA
Palestrantes: Nick Quested (Fundador da Goldcrest)
Lisa Gutberlet (Vice-presidente e Distribuição Mundial da Myriad Pictures)
Stu Levy (PGA)
Ari Haas
Rose Ganguzza (Produtora) - Moderadora
Descrição: Mesa dedicada ao debate sobre a indústria audiovisual dos EUA e as oportunidades de negócios e parcerias entre empresas americanas e o Brasil e a América Latina.
LOUNGE 18h às 19:00 Assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre PGA e SICAV
Descrição: O Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual-SICAV e o Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (Producers Guild of America - PGA) têm o prazer de anunciar a assinatura de um memorando de entendimento (MOU) entre as duas organizações por ocasião do Festival do Rio 2013. Este novo acordo deriva de intenções e debates mútuos para criar uma relação recíproca nas áreas de produção de cinema, televisão e novas mídias. Especificamente, o MOU fornece uma base para: facilitar a cooperação mútua e o intercâmbio de informações entre membros e órgãos administrativos de cada organização; Iniciar debates para permitir que delegações oficiais de cada organização visitem o outro país para realizar reuniões, seminários e outras oportunidades instrutivas; e estender todas as cortesias possíveis e assistência a membros visitantes da outra organização, entre outros objetivos.

SEXTA-FEIRA - 4 DE OUTUBRO
CINEMA
09h às 12h45 / 14h45 às 17h (no LOUNGE)
WORKSHOP DE SOM - Diálogo Digital Palestrantes: Chris Newman (Production Mixer)
Gregg Harris (Microphone Boom Operator)
Descrição: Apresentado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences:
Como os desenvolvimentos na tecnologia digital continuam a adicionar maior liberdade e flexibilidade ao processo de filmagem, eles também trazem novos desafios para a equipe de produção de som. Aumento dos níveis de ruído urbano, improvisação e interferência de rádio apresentam obstáculos significativos para gravação de som no set durante as filmagens, especialmente durante a gravação do diálogo.
DIÁLOGOS DIGITAIS vai explorar como os engenheiros de som evoluíram suas ferramentas e metodologias para enfrentar essas questões.
Apresentado pelo Engenheiro de Som Chris Newman e pelo Operador de Boom Gregg Harris, ambos ganhadores do Oscar, os DIÁLOGOS DIGITAIS focará no uso de microfones sem fio - transmissores, receptores e equipamentos associados - incluindo demonstrações ao vivo com atores para ilustrar tanto os problemas enfrentados pelos engenheiros de som atuais como as formas inovadoras que enfrentá-los.
Chris Newman começou sua carreira cinematográfica em 1968 com o "Medium Cool" de Haskell Wexler e trabalhou como Engenheiro de Som em mais de 90 filmes. Newman recebeu oito indicações ao Oscar, ganhando Oscars por seu trabalho em "O Exorcista" (1973), "Amadeus" (1984) e "O Paciente Inglês" (1996).
Gregg Harris tem mais de 20 anos de experiência como Operador Boom para cinema e televisão. Ele trabalhou em mais de 60 filmes, incluindo "Escândalos do Candidato" (1998), "Man on the Moon" (1999), "O Candidato da Verdade" (2004), "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" (2007), "Dúvida" (2008) e "MIB: Homens de Preto III" (2012).
SALA 1
10h às 11h30 CASES DE COPRODUÇÃO: "TRASH" (BRASIL E INGLATERRA) Palestrantes: Kris Thykier (Produtor da Peapie Films) Andrea Barata Ribeiro (Sócio-fundadora da O2 filmes)
Natasha Pilbrow (Chefe do Departamento Jurídico da Peapie Films)
Descrição: O painel discutirá aspectos legais e o processo de produção do longa dirigido por Stephen Daldry ("Billy Elliot", "As Horas" e "O Leitor"), que uniu as produtoras britânicas Working Title e PeaPie Films à brasileira O2 Filmes.
11h45 às 12h45
Keynote - COPRODUÇÕES ENTRE BRASIL E ÁFRICA DO SUL
Palestrante: Neil Brandt (Produtor Executivo da Fireworx Media)
Descrição: No contexto da macroeconomia do Tratado dos BRICS, seria possível um acordo entre coproduções cinematográficas para estabelecer uma relação de trabalho entre o Brasil e a África do Sul ajudando a criar novas oportunidades para contar historias e distribuir conteúdo? Qual seria a melhor abordagem para um acordo que facilitasse esse compartilhamento de histórias e que aumentasse as oportunidades de acelerar a economia e a liberdade de expressão?
14h às 14h30
Keynote - Case de coprodução: "O Caminhão do Meu Pai" (Brasil e Vietnã)
Palestrante: Flávia Guerra Descrição: Flávia Guerra, coprodutora e assistente de direção, apresenta os desafios encontrados pela primeira coprodução entre Brasil e Vietnã. O Caminhão do Meu Pai já passou pelos mais importantes festivais de cinema do mundo, fez sua première mundial no Festival de Berlim 2013.
14h45 às 16h15 MODELOS DE FINANCIAMENTO: DIFERENTES PONTOS DE VISTA Palestrantes:
Murray Lipnik
Marcelo Goyanes
Sérgio Sá Leitão
Silvia Rabello
* Mais palestrantes serão divulgados em breve

SÁBADO - 5 DE OUTUBRO
CINEMA
09h às 12h45 WORKSHOP DE SOM - Diálogo Digital Palestrantes: Chris Newman (Production Mixer)
Gregg Harris (Microphone Boom Operator)
Descrição: Apresentado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences:
Como os desenvolvimentos na tecnologia digital continuam a adicionar maior liberdade e flexibilidade ao processo de filmagem, eles também trazem novos desafios para a equipe de produção de som. Aumento dos níveis de ruído urbano, improvisação e interferência de rádio apresentam obstáculos significativos para gravação de som no set durante as filmagens, especialmente durante a gravação do diálogo.
DIÁLOGOS DIGITAIS vai explorar como os engenheiros de som evoluíram suas ferramentas e metodologias para enfrentar essas questões.
Apresentado pelo Engenheiro de Som Chris Newman e pelo Operador de Boom Gregg Harris, ambos ganhadores do Oscar, os DIÁLOGOS DIGITAIS focará no uso de microfones sem fio - transmissores, receptores e equipamentos associados - incluindo demonstrações ao vivo com atores para ilustrar tanto os problemas enfrentados pelos engenheiros de som atuais como as formas inovadoras que enfrentá-los.
Chris Newman começou sua carreira cinematográfica em 1968 com o "Medium Cool" de Haskell Wexler e trabalhou como Engenheiro de Som em mais de 90 filmes. Newman recebeu oito indicações ao Oscar, ganhando Oscars por seu trabalho em "O Exorcista" (1973), "Amadeus" (1984) e "O Paciente Inglês" (1996).
Gregg Harris tem mais de 20 anos de experiência como Operador Boom para cinema e televisão. Ele trabalhou em mais de 60 filmes, incluindo "Escândalos do Candidato" (1998), "Man on the Moon" (1999), "O Candidato da Verdade" (2004), "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" (2007), "Dúvida" (2008) e "MIB: Homens de Preto III" (2012).

DOMINGO - 6 DE OUTUBRO
CINEMA
09h às 13h / 14h45 às 17h (no LOUNGE) WORKSHOP DE SOM - Diálogo Digital Palestrantes: Chris Newman (Production Mixer)
Gregg Harris (Microphone Boom Operator)
Descrição: Apresentado pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences:
Como os desenvolvimentos na tecnologia digital continuam a adicionar maior liberdade e flexibilidade ao processo de filmagem, eles também trazem novos desafios para a equipe de
produção de som. Aumento dos níveis de ruído urbano, improvisação e interferência de rádio apresentam obstáculos significativos para gravação de som no set durante as filmagens, especialmente durante a gravação do diálogo.
DIÁLOGOS DIGITAIS vai explorar como os engenheiros de som evoluíram suas ferramentas e metodologias para enfrentar essas questões.
Apresentado pelo Engenheiro de Som Chris Newman e pelo Operador de Boom Gregg Harris, ambos ganhadores do Oscar, os DIÁLOGOS DIGITAIS focará no uso de microfones sem fio - transmissores, receptores e equipamentos associados - incluindo demonstrações ao vivo com atores para ilustrar tanto os problemas enfrentados pelos engenheiros de som atuais como as formas inovadoras que enfrentá-los.
Chris Newman começou sua carreira cinematográfica em 1968 com o "Medium Cool" de Haskell Wexler e trabalhou como Engenheiro de Som em mais de 90 filmes. Newman recebeu oito indicações ao Oscar, ganhando Oscars por seu trabalho em "O Exorcista" (1973), "Amadeus" (1984) e "O Paciente Inglês" (1996).
Gregg Harris tem mais de 20 anos de experiência como Operador Boom para cinema e televisão. Ele trabalhou em mais de 60 filmes, incluindo "Escândalos do Candidato" (1998), "Man on the Moon" (1999), "O Candidato da Verdade" (2004), "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" (2007), "Dúvida" (2008) e "MIB: Homens de Preto III" (2012).
18h às 19h
Keynote Judy Smith e exibição da série "Scandal"
Palestrante: Judy Smith
Descrição: O trabalho de Judy Smith como gerenciadora de crises durante o governo de George W. Bush serviu de inspiração para a série de TV "Scandal". Pela primeira vez, Judy Smith vem ao Brasil para falar ao público sobre a sua experiência de carreira e exibir o piloto da série no cinema. Após a exibição será aberta ao público uma sessão de perguntas e respostas.
SALA 1
10h às 13h
FULL SAIL UNIVERSITY apresenta Workshop Fazendo cinema com seu iPad e iPhone
Palestrantes:
Rickie Ramsey
Anne Watters
Descrição: A Universidade Full Sail construiu um reputação nos últimos 30 anos como uma das principais escolas de arte, música e cinema dos EUA e do mundo. Através da indústria de entretenimento, mídia e arte, os graduados da Full Sail fizeram nome trabalhando em filmes e álbuns premiados, games e projetos de design aclamados, produções ao vivo, atuando em grandes companhias de mídia e muito mais!
Este workshop revelará o poder do iPad e do iPhone no cinema independente. Descubra a grande variedade de ferramentas de produção que já está disponível para você, cineasta, com apenas alguns aplicativos e seu dispositivo portátil.
* Uma única inscrição é válida para os dois workshops da Full Sail
14h30 às 17h30 WORKSHOP FULL SAIL
Realidade Construída
Palestrantes:
Rickie Ramsey Anne Watters
Descrição: A Universidade Full Sail construiu um reputação nos últimos 30 anos como uma das principais escolas de arte, música e cinema dos EUA e do mundo. Através da indústria de
entretenimento, mídia e arte, os graduados da Full Sail fizeram nome trabalhando em filmes e álbuns premiados, games e projetos de design aclamados, produções ao vivo, atuando em grandes companhias de mídia e muito mais!
Este workshop vai ensinar diversas técnicas narrativas utilizadas em documentários e reality shows. Aprenda sobre os diferentes tipos de formatos de show, como entrevistar e como construir um programa de TV atraente para o público.
* Uma única inscrição é válida para os dois workshops da Full Sail
SALA 2
10h às 13h00 / 14h30 às 18h30
WORKSHOP FILM COMMISSION
Ministrado por:
Rodrigo Letier
Adrien Muselet (Diretor Comercial da Rio Filme)
Andrey Marques dos Santos (Gerente de Projetos da LATC)
Marcelo Guerra (Diretor Executivo da Total Entertainment)
Eduardo Valente (Assessor Internacional da ANCINE)
Leopoldo Nunes
Steve Solot (Fundador e Presidente da Latin American Training Center-LATC)
Descrição: Com o objetivo de criar um patamar de qualidade para todas as film commissions em território nacional, tanto as já existentes, quanto as que estão sendo criadas, e consequentemente, possibilitar o crescimento das atividades econômicas ligadas à indústria audiovisual e ao Turismo, o RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, e a Latin American Training Center - LATC fecharam parceria para criar o "WORKSHOP PARA FILM COMMISSIONS", um evento gratuito que ocorrerá durante o Festival do Rio.
Uma film commission tem como funções principais a atração de produções audiovisuais para uma determinada região e o apoio logístico-operacional aos projetos filmados ali. Através de palestras de especialistas em film commissions, do depoimento de representantes de órgãos públicos e produtoras audiovisuais, além da distribuição de uma apostila especialmente preparada para o evento, os participantes terão acesso a um extenso leque de informações relacionadas às funções essenciais de uma film commission.
O WORKSHOP PARA FILM COMMISSIONS está aberto, mediante inscrição prévia, para o público em geral, porém seu formato foi especialmente pensado para representantes de órgãos municipais, estaduais e federais interessados em aperfeiçoar ou criar uma nova film commission em uma determinada localidade do país.

SEGUNDA-FEIRA - 7 DE OUTUBRO
CINEMA
10h às 11h
FUTURE ZONE - O Futuro do Cinema e do 3D
Palestrante: Gary Sharp
Descrição: Gary Sharp, especialista em tecnologia de cinema da RealD, apresenta a nova tela de 3D do mercado. Com demonstrações no próprio cinema do armazém, Sharp discutirá o futuro do cinema, das exibições e do 3D.
SALA 1
11h15 às 13h FUTURE ZONE - Construindo Mundos & Música Mediada
Palestrantes:
Alex McDowell (Diretor de Criação da 5D Global Studio)
Tod Machover (Professor de Música e Mídia da MIT Media Lab)
Descrição: Estamos entrando em um terreno onde a construção de um mundo precede a narração de uma história e onde autores - tanto os especialistas quanto os amadores - podem colaborar verdadeiramente. Trazendo exemplos de sua extensa experiência como um dos mais respeitados designers de produção de Hollywood ("Minority Report", "Clube da Luta", "Super-Homem", etc.), Alex McDowell irá explorar o potencial dinâmico do processo de construção de mundo, de modo a criar mundos de histórias tangíveis através de um sistema de design imersivo e transdisciplinar, com impacto potencial através de variados setores da cultura do século XXI. Tod Machover, celebrado compositor e inventor (de Hyperinstrumentos para Yo-Yo Ma a Guitar Hero), além de professor-fundador do MIT Media Lab, irá descrever novas formas de performances musicais nas quais há envolvimento de todos os sentidos e em que locais separados se interconectam, bem como vastas sinfonias criadas para - e por - cidadãos de cidades ao redor do mundo.
14h30 às 17h30 FUTURE ZONE - Pesquisa De Entretenimento E O Futuro Da "Experiência Imersiva"
Palestrantes:
Alex McDowell (Diretor de Criação da 5D Global Studio)
Tod Machover (Professor de Música e Mídia da MIT Media Lab)
Descrição: Tod Machover (MIT Media Lab, Boston) e Alex McDowell (USC Cinematic Arts-World Building Media Lab, LA) irão discutir novas experiências radicais de entretenimento - ao vivo, interativas, online e mediadas - e como elas exigem novos modelos arrojados de colaboração e experimentação, assim como novas relações entre a produção do mundo real e pesquisa acadêmica.
Baseado em exemplos de seus trabalhos em dois dos mais inovadores laboratórios de arte/design/tecnologia do mundo, Machover and McDowell (que colaboraram com a celebrada ópera "robô" Death and Powers) irão explorar como o pensamento "antidisciplinar" e a construção da ferramenta "author-driven" estão levando a uma integração de todos os sentidos, uma prática de construção de mundo para a narrativa transmedia, e uma interação dinâmica entre artistas e as audiências. Exemplos práticos serão apresentados, questões serão respondidas e o debate será encorajado
17h45 às 18h45 Desafios da Pós-Produção e Exibição do Cinema no Brasil
Palestrantes:
Ricardo Ferrari BARCO (Sales Manager Entertainment Dep, Latin America)
Lucas Crantschaninov (DOREMI - Cinema Sales Manager, Brazil)
Joan Gratacos (KELONIK)
Alexandre Aguinaga (ARKIVE - Diretor)
João Paulo Reis LINK DIGITAL (Coordenador de finalização)
Bruno Sá (Coordenador de pós-produção e projeção Digital/DCI do Festival do Rio e do Grupo Estação) - moderador
Descrição: Depois de alguns anos de expectativa, a digitalização dos cinemas no Brasil está perto de se viabilizar através de mecanismos como FSA, VPF, Recine, PAR, isenções fiscais,... Neste cenário, quais as possibilidades e quais as demandas que o mercado de cinema brasileiro tem pela frente? O que muda na exibição? O que muda na Distribuição? Na pós-produção? E na captação?
Nesta mesa teremos alguns dos parceiros do Festival do Rio que viabilizam muitas dessas questões. Traga suas dúvidas. Estamos propondo uma grande conversa com os realizadores e exibidores brasileiros.
Mediação: Bruno Sá (Coordenador de pós-produção e projeção Digital/DCI do Festival do Rio e do Grupo Estação)
Ricardo Ferrari (BARCO - Sales Manager Entertainment Dep, Latin America)
Lucas Crantschaninov (DOREMI - Cinema Sales Manager, Brazil)
Joan Gratacos (KELONIK)
Alexandre Aguinaga (ARKIVE - Diretor)
João Paulo Reis (LINK DIGITAL - Coordenador de finalização)
SALA 2
11h às 13h IAEL - A PRODUÇÃO SEM CENSURA
Palestrante:
Susan Abramovitch (Sócia da Gowling Lafleur Henderson LLP)
Walkiria Barbosa (Diretora Executiva do Festivao do Rio e da Total Entertainment)
Gustavo Binenbojm
Marcelo Goyanes (Sócio do Murata Goyanes Advogados) - moderador
14h30 às 16h IAEL - PIRATARIA DIGITAL
Palestrante:
Carlos Eduardo de Castro Neves
Matthew Lamberti (U.S. Department of Justice)
Paulo Batimarchi (Regional Internet Anti-Piracy Manager for Latin America for IFPI)
Marcelo Goyanes (Sócio do Murata Goyanes Advogados) - moderador
16h15 às 18h
IAEL - PROJETOS DE LEI COM IMPACTO NA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL
Palestrantes:
Claudio Lins de Vanconcelos (Sócio Sênior do Lins Vasconcelos Advogados)
Ricardo Castanheiras (MPA)
Attilio Gorini (Sócio / Dannemann Siemsen Advogados)
Alessandro Molon
Marcelo Goyanes (Sócio do Murata Goyanes Advogados) - moderador
CINENCONTRO
10h às 13h WORKSHOP ROTEIRO
Ministrado por: Daniel Burman (CEO da BDCINE SRL)
Descrição: Introdução à oficina. Apresentação da metodologia. A interrupção como dinâmica de trabalho em curso, e como dinâmica de construção dos diálogos. Conceito da função dramática da cena a partir da apresentação de "O Abraço Partido", uma cena de "Carrera". Leitura coletiva delas, vendo e analisando-as.
Os personagens e os atores. O "defeito" das pessoas, o efeito nos personagens (exemplo de "Esperando o Messias"). Casting, transformação, pontos de virada. Conduta inesperada. Análise de "Dois Irmãos". A cena quando Marcos deixa Susana no departamento e a do diálogo entre Susana e sua amiga no final do filme.
Os detalhes, a informação que se filtra das cenas. Controle do tempo cênico. Análise de "As Leis de Família", cena do jantar entre pai e filho.
O roteiro flexível. Narração e produção. Leitura das cenas de "Ninho Vazio" que ocorrem em Israel. Análises dos problemas de produção e como se resolveram desde o roteiro, exemplificando com as cenas filmadas em Israel.
* Este workshop será ministrado em espanhol (sem tradução simultânea)
TERÇA-FEIRA - 8 DE OUTUBRO
SALA 1
10h às 12h FUTURE ZONE: USO DE CÂMERAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO
Palestrante: Renato Falcão
Descrição: O diretor de fotografia de "Rio" e "A Era do Gelo 4" conversa com o público sobre como câmeras são utilizadas nesse gênero e os desafios durante os processos da realização de animações para o cinema.
13h30 às 15h FUTURE ZONE: NOVAS OPORTUNIDADES PARA O 3D
Palestrantes:
Dimitre Lucho
Renato Falcão (Diretor de Fotografia da Blue Sky Studios)
Sean Spencer (Diretor de Cinema da América Latina do Real D)
Scott Minter
Walkiria Barbosa (Diretora Executiva da Total entertainment) - Moderadora Descrição: Especialistas e produtores discutem o desenvolvimento do 3D mundialmente. Serão analisadas as vantagens mercadológicas da adoção dessa tecnologia.
15h15 às 16h15 Panorama atual do som no cinema digital
Palestrante: Carlos B Klachquin (Gerente / Consultor para serviços de conteúdos em cinema/America Latina da Dolby Laboratories Inc.)
Descrição: A palestra abrange vários aspectos do som no cinema digital, a situação do som na digitalização no Brasil nas áreas de pos-produção e exibição,
uma avaliação da realidade do nosso cinema neste novo panorama, nos seus formatos "classicos" 5.1 e 7.1 e uma apresentação do novo sistema
de som ATMOS, em seus aspectos conceituais na área de produção, distribuição e exibição, seus princípios e sua implementação no mundo e no Brasil.
16h30 às 17h30 FUTURE ZONE - Edição de Imagens e Som com Soluções Avid (Media Composer 7 e Pro Tools 11)
Palestrantes:
Rodrigo Meirelles - Pro Tools 11
Cristiano Moura - Media Composer 7
Descrição: ProClass, centro de treinamento certificado Avid no Brasil, apresenta as funcionalidades dos softwares amplamente usados na indústria televisiva e cinematográfica, Media Composer 7 e Pro Tools 11. Nessa palestra, instrutores certificados Avid, demonstrarão as ferramentas que podem ajudar editores e produtores de áudio à atender as demandas mais atuais do mercado.
17h45 às 18h45
FUTURE ZONE: IFUTURE
Palestrante: Giuliano Chiaradia (Diretor da Rede Globo)
Descrição: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA VER O FUTURO NOS LONGÍNQUOS 05 ANOS?
"A nova Era revela um futuro totalmente interativo, desenvolvido a partir da experiência".
Você está convidado a pensar o novo!
iFuture é uma nova experiência para a sua empresa, sua marca, seu produto e ao mesmo tempo para você. O conceito é único e sofisticado.
Saiba como o comportamento humano mudou na rápida evolução tecnológica e como isso influencia diretamente na nossa vida e no seu negócio.
A inovação digital hoje é tão rápida quanto o desejo das pessoas. Mas, você e a sua empresa estão preparados para uma sociedade tão ansiosa e moderna?
iFuture é recomendado para profissionais de comunicação, empresas e pessoas que querem introduzir a cultura da inovação, estimulando à pensar fora da zona de conforto.
Criatividade que gera negócios, experiências contraintuitivas. Os métodos para gestores de comunicação digital. Inovadores e criativos, quem está reinventando o modelo convencional de comunicação?
A experiência iFuture é um GPS de tendências, um workshop prático e moderno de Market Space.
"_iFuture não é apenas um workshop sobre o mundo digital, é uma visão moderna sobre novas oportunidades!" Giuliano Chiaradia.
O FUTURO HOJE: Zygmunt Bauman.
Para onde vamos: sociedade, consumo e olhar.
‣ A nova Era web 4.0.
‣ Entenda a tecnologia digital. Por que estamos mais digitais?
‣ Potenciais áreas de tendência: a internet das coisas.
‣ As redes sociais influenciam a maneira como vivemos.
‣ Dataholics, os ansiosos pelo consumo de informação.
‣ Inove provocando e engajando experiências e interatividade. ‣ O que as pessoas esperam das marcas hoje?
‣ A grandes mudanças na sociedade e a cultura digital.
‣ Quais as oportunidades que a era da conectividade pode criar? ‣ Dinâmica de grupo "redes sociais".
QUEM ESTÁ NO FUTURO? (CASES)
OPEN SOURCE/CROWND SOURCE/ STARTUP/ NUVEM/COMPARTILHAMENTO, INTERATIVIDADE. GAMIFICAÇÃO, SMARTS E APPS.
‣ Inovações que emocionam.
‣ As tendências da tecnologia - produtos de consumo smart.
‣ Tendências de linguagem: jogos, celular, experiência do usuário, holografia, AR, etc. ‣ O que é a nova linguagem da gamificação?
‣ A Evolução Smart e Apps, corpo hackeado, body touch.
‣ Dinâmica de grupo "tendências".
SALA 2
11 às 12h30
Painel de Restauração
Palestrantes:
Ilda Santiago
Hernani Heffner
Débora Butruce (Sócia-Proprietária da Mnemosine Serviços Audiovisuais)
Leonardo Puppin
João Luiz Vieira - moderador
Descrição: O Painel enfocará o trabalho realizado pelos restauradores que resultou na versão digital restaurada pela Cinédia e Labocine, de Bonequinha de Seda, de Oduvaldo Vianna, um clássico produzido pelo Estúdio em 1936.
O filme é também pioneiro em restauração de filmes no Brasil. Foi restaurado, de forma analógica, por Alberto Botelho em 1948 e agora, de forma digital, numa iniciativa de Alice Gonzaga, resultando em experiência inovadora pelo conhecimento gerado e pelos resultados alcançados sobre os profundos danos na película.
14h às 15h30 VOD: O Crescimento do Mercado
Palestrante:
Eduardo Senna
Fabio Lima
15h45 às 16h45 SmarTV
Palestrante: Jakson Sosa - Consultor Negócios e Tecnologia da COMSAT TECNOLOGIA/TELETRONIX
Descroição: O painel apresentará as novas tendências no que se refere às smarTVs, abordando o assunto desde a concepção inicial do conceito de aparelhos híbridos até os novos aplicativos disponíveis que viabilizam a personalização completa dessa nova geração de televisores. Será também avaliado o cenário atual do lado consumidor.
17h às 18
Como Fazer seu Filme Render Mais
Palestrante: Tito Liberato (Responsável pela Divisão de Cinema da Elo Company)
Descrição: Cada vez mais surgem novas plataformas de exibições de vídeos. Tito Liberato, responsável pela divisão de cinema na distribuidora Elo Company, apresentará oportunidades de negócios encontradas no mercado audiovisual, possibilitando a venda de seus filmes para diferentes janelas e gerando maior renda.
CINENCONTRO
10h às 13h WORKSHOP ROTEIRO
Ministrado por: Daniel Burman (CEO da BDCINE SRL)
Descrição: Introdução à oficina. Apresentação da metodologia. A interrupção como dinâmica de trabalho em curso, e como dinâmica de construção dos diálogos. Conceito da função dramática da cena a partir da apresentação de "O Abraço Partido", uma cena de "Carrera". Leitura coletiva delas, vendo e analisando-as.
Os personagens e os atores. O "defeito" das pessoas, o efeito nos personagens (exemplo de "Esperando o Messias"). Casting, transformação, pontos de virada. Conduta inesperada. Análise de "Dois Irmãos". A cena quando Marcos deixa Susana no departamento e a do diálogo entre Susana e sua amiga no final do filme.
Os detalhes, a informação que se filtra das cenas. Controle do tempo cênico. Análise de "As Leis de Família", cena do jantar entre pai e filho.
O roteiro flexível. Narração e produção. Leitura das cenas de "Ninho Vazio" que ocorrem em Israel. Análises dos problemas de produção e como se resolveram desde o roteiro, exemplificando com as cenas filmadas em Israel.
* Este workshop será ministrado em espanhol (sem tradução simultânea)

QUARTA-FEIRA - 9 DE OUTUBRO
SALA 1
10h00 às 11h30 O PERFIL DA DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL
Palestrantes:
Sandro Rodrigues (Diretor da H2O Films)
Cesar Silva (Vice Presidente e Diretor Geral da Paramount Pictures Brasil)
Rodrigo Saturnino (Diretor Geral da Sony Pictures Television)
Sebastian Valenzuela (VP de Distribuição Cinematográfica do Walt Disney)
Descrição: Profissionais da indústria audiovisual discutem os rumos da distribuição de filmes no Brasil.
11h45 às 13h15 A DIGITALIZAÇÃO NA RETA FINAL
Palestrantes:
Eduardo Acuña (Cinépolis do Brasil)
Paulo Celso Lui (Presidente da FENEEC)
Cesar Silva (Vice Presidente e Diretor Geral da Paramount Pictures Brasil) - moderador
Descrição: O processo de conversão do análogico para o digital vem caminhando há algum tempo no Brasil. Para acelerar esse processo, o governo nacional definiu o ano de 2014 como prazo final para a adaptação de todos os cinemas. Alguns dos principais exibidores do Brasil discutem o andamento da digitalização em sua reta final.
*Mais palestrantes serão divulgados em breve
14h30 às 16h O VPF E A DISTRIBUIÇÃO INDEPENDENTE
Palestrantes: Sandro Rodrigues (Diretor da H2O Films)
Bruno Wainer (Diretor da Freespirit Distribuidora de Filmes LTDA)
Luiz Fernando Morau (Chefe de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Telem S.A./Quanta DGT-AAM)
Jorge Peregrino (Presidente do Sindicato dos Distribuidores do Rio de Janeiro) - moderador
Descrição: Com a demanda da digitalização, distribuidores e exibidores precisaram buscar maneiras colaborativas de se adaptar ao novo formato. O Virtual Print Fee (VPF) é um dos modelos de financiamento possíveis para substituição dos projetores nas salas de cinema. Representantes da indústria audiovisual debatem sobre o VPF e abordam a situação do distribuidor independente dentro do mercado nacional.
*Mais palestrantes serão divulgados em breve
16h15 às 17h15
As "novas" regras sobre concursos e promoções nas redes sociais
Palestrantes: Edilson Carrogi Ribeiro Vianna (Gerente Nacional da GELOT)
Descrição: Entenda o que mudou com a nova portaria do Ministério da Fazenda no meio digital - Portaria 422 de 18 de julho de 2013.
17h30 às 18h15 Keynote com Ted Sarandos "Netflix: catalisador para a mudança na indústria do entretenimento"
Palestrante: Ted Sarandos (Chefe de Conteúdo do Netflix)
Descrição: Netflix revolucionou o mundo do entretenimento ao possibilitar que seus membros assistam a séries de TV e filmes onde e quando quiserem. Nessa palestra, Ted Sarandos, Diretor de Conteúdo da Netflix, irá debater sobre o papel que a Netflix tem exercido como catalisadora para a mudança no mundo do entretenimento, assim como sobre a evolução da empresa para um canal de TV premium.
CINENCONTRO
10h às 13h WORKSHOP ROTEIRO
Ministrado por: Daniel Burman
Descrição: Introdução à oficina. Apresentação da metodologia. A interrupção como dinâmica de trabalho em curso, e como dinâmica de construção dos diálogos. Conceito da função dramática da cena a partir da apresentação de "O Abraço Partido", uma cena de "Carrera". Leitura coletiva delas, vendo e analisando-as.
Os personagens e os atores. O "defeito" das pessoas, o efeito nos personagens (exemplo de "Esperando o Messias"). Casting, transformação, pontos de virada. Conduta inesperada. Análise de "Dois Irmãos". A cena quando Marcos deixa Susana no departamento e a do diálogo entre Susana e sua amiga no final do filme.
Os detalhes, a informação que se filtra das cenas. Controle do tempo cênico. Análise de "As Leis de Família", cena do jantar entre pai e filho.
O roteiro flexível. Narração e produção. Leitura das cenas de "Ninho Vazio" que ocorrem em Israel. Análises dos problemas de produção e como se resolveram desde o roteiro, exemplificando com as cenas filmadas em Israel.
* Este workshop será ministrado em espanhol (sem tradução simultânea)