FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária



É com grande satisfação que apresentamos o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária. De 27 a 30 de outubro de 2013, estaremos reunidos em Porto Alegre para debater, com colegas de todo o país e dos países das Américas, as questões da atualidade que desafiam a vigilância sanitária. Os debates se organizam em torno do tema: "Vigilância Sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: dilemas da regulação e da proteção à saúde".
O VI SIMBRAVISA/II Pan-americano de Vigilância Sanitária, preservando sua tradição, sera dedicado a promover diálogos: entre os serviços de saúde e a academia, entre os países da região e com a sociedade civil organizada. Será também espaço para integração de diferentes culturas e tradições, de exploração da diversidade como fonte de riqueza para o enfrentamento dos desafios postos para a vigilância sanitária e a saúde coletiva.
A programação científica dos eventos aborda as tensões e os dilemas entre as atividades regulatórias relativas ao campo da vigilância sanitária e o modelo de desenvolvimento hegemônico na atualidade, não só no Brasil, mas em outros países das Américas. Espera-se aprofundar o debate sobre: os impactos que esse modelo provoca na situação de saúde individual e coletiva; sua capacidade de incluir ou excluir social e economicamente parcelas da população mais vulnerável; e, trazer à luz alternativas de organização e de ação da vigilância sanitária, considerando as desigualdades e os riscos à saúde que o crescimento econômico provoca na sociedade.
O tema central dos eventos é abordado a partir de três conjuntos de ideias aglutinadoras:
1. Desenvolvimento, democracia, acesso, inclusão, proteção social, cidadania, direito à saúde
2. Regulação sanitária, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), inclusão e proteção da saúde
3. Organização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para a proteção da saúde, relações intersetoriais e internacionais, estrutura e processo de trabalho, inclusão, controle social.
Os trabalhos serão organizados em duas categorias: trabalhos científicos e relatos de experiências. Poderão ser apresentados em formato de pôsteres e serão debatidos nas Discussões Temáticas ou Comunicações Coordenadas.
No período que antecede o evento, serão realizados cursos, oficinas e sessões especiais com intuito de promover oportunidades de atualização e aproximação de temas relevantes para a atuação e reflexão acerca da vigilância sanitária.
A arte e a cultura do Rio Grande do Sul estarão presentes durante todo o evento e teremos a oportunidade de usufruir de sua riqueza, refletida em um conjunto diversificado de apresentações e ambientações.



Pontifícia Universidade Católica - PUC/RS
Av. Ipiranga, 6681 - Prédios 40/41
Partenon - Porto Alegre/RS - CEP: 90619-900
Fone: (51) 3320.3500