FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

VIII Seminário Internacional Direito e Saúde e do X Seminário Nacional Direito e Saúde




A produção do conhecimento envolvendo a relação entre a academia e os movimentos sociais será o tema do VIII Seminário Internacional Direito e Saúde e do X Seminário Nacional Direito e Saúde, que serão realizados nos dias 8 e 9 de outubro, na ENSP. O encontro, que está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro, exclusivamente pelo Portal ENSP, será composto de quatro mesas de debates que abordarão as propostas centrais desta edição de 2013. O Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (Laps) são os seus promotores na Escola. Dúvidas e questionamentos acerca do tema serão problematizados e inseridos nos contextos nacional e sul-americano pelos palestrantes convidados. As vagas são limitadas.

O evento, intitulado A produção do conhecimento e os movimentos sociais na construção dos direitos humanos em saúde, terá emissão de certificados de participação e, para estágio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os alunos do curso de direito, haverá contagem de horas. Esse é o evento mais importante na programação anual do Dihs. Para tanto, receberá convidados nacionais e internacionais de diferentes instituições e organizações que estudam as áreas transversais.

Para o primeiro dia do encontro (8/10), a programação prevê a realização de duas mesas de debate: A produção do conhecimento e os movimentos sociais na construção dos direitos humanos em saúde, cujo palestrante será o professor associado da Universidade dos Andes, Bogatá, Colômbia, Daniel Eduardo Bonilla Maldonado; eConhecimento Emancipatório na Luta pelos Direitos Humanos, que terá como expositores o pesquisador da ENSP e coordenador do Laps/ENSP, Paulo Amarante; a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e integrante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Maria do Socorro de Souza; o doutor em antropologia social pela Universidade de Brasília, Gersem José dos Santos Luciano; e o coordenador do Observatório das Favelas, Jaílson de Souza e Silva.

Já no dia 9 de outubro, a primeira palestra será: Movimentos Sociais como Construção do Conhecimento, pelo membro do Centro do Teatro do Oprimido e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Geo Britto; a integrante do Núcleo Cebes da Baixada Fluminense, Iris da Conceição; Leila Linhares, do grupo Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia); e a coordenadora do Projeto Além do Arco Íris do AfroReggae, Naira de Araújo Pereira. A quarta e última mesa do encontro debaterá o tema Academia e movimentos sociais: uma produção de conhecimento a partir dos direitos humanos, e terá como palestrante a pesquisadora do Dihs/ENSP Nair Teles.

Além do Dihs e do Laps, os seminários contam com a colaboração da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPec/Fiocruz), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), do Centro Payson de Desenvolvimento Internacional – Tulane University e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal para a sua realização.