FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Saúde urbana do Rio e de Belo Horizonte é debatida em seminário na Fiocruz

Em auditório cheio, foi realizado no dia 18/11 o “Seminário de Integração e Atualização sobre o Observatório de Saúde Urbana Rio-Belo Horizonte”, com o objetivo de trocar informações e metodologias que estão sendo utilizadas nos diversos estudos em desenvolvimento no Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict).Participaram da mesa de abertura o representante da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Annibal Amorin, o coordenador do Lis, Christovam Barcellos e a pesquisadora do Projeto Elsa/Brasil, Simone Santos.
 

As palavras iniciais foram de Annibal Amorin, que falou da parceria entre a Fiocruz e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele também destacou a importância de se realizar o seminário, reunindo pesquisadores da Fiocruz interessados e que já pesquisam há muito tempo o tema. Christovam Barcellos falou sobre a relevância da troca de experiências e a tentativa de convergir as pesquisas que estão sendo produzidas na Fiocruz.

Simone Santos fez um breve histórico do que já vem sendo discutido sobre saúde urbana no mundo e o que está sendo feito pelo primeiro Observatório de Saúde Urbana do país, o de Belo Horizonte, uma parceria entre a Fiocruz Minas (Centro de Pesquisas René Rachou) e a UFMG. A pesquisadora falou sobre o escopo do projeto, que trabalha com uma equipe interdisciplinar que, em seu modelo conceitual, considera as influências mundiais e nacionais; os determinantes em nível municipal e as condições urbanas de moradia e trabalho, e os reflexos desses pontos na saúde.