FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 21 de dezembro de 2013

Exposição: Lia: a Ilha e a Ciranda


A exposição multimídia reconta a história de Lia de Itamaracá e sua ciranda no Centro Cultural Correio Rio de Janeiro, misturando música, história e arte contemporânea.

ExposiçõesExposiçõesExposiçõesExposições
Por todo o Brasil, há quem nunca a tenha visto, mas conheça seu nome e saiba exatamente o que ela faz: ciranda. Lia, Ilha de Itamaracá e ciranda são hoje palavras indissociáveis e que integram com imensa força o imaginário coletivo da cultura brasileira. Descoberta tardiamente, esta antiga merendeira da Ilha de Itamaracá foi chamada de a "diva da música negra" pelo jornal norte-americano The New York Times como, e comparada com a intérprete cabo-verdiana Cesária Évora. Lia de Itamaracá é patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco e referência na cultura brasileira.
A exposição "Lia: a Ilha e a Ciranda" é um convite a mergulhar no universo dessa diva de maneira única. Realizada em parceria com o Centro Cultural Estrela de Lia, a mostra multimídia reúne objetos pessoais, fotos e vídeos da artista. Registros em suportes diversos remetem à Ilha de Itamaracá e apresentam a cultura, os saberes e as pessoas responsáveis por salvaguardar a manifestação popular da Ciranda. Nos relatos, as histórias de Lia e da ciranda se encontram e se misturam. Lia é a ciranda e a ilha; a ciranda é canto de Lia sobre a ilha, e dela para o mundo.
Na mostra, Lia de Itamaracá não será apenas revisitada, mas sua produção é exposta ao diálogo com expressões da arte contemporânea pernambucana. Em instalações criadas e executadas exclusivamente para a exposição, a artista visual Lia Letícia, juntamente com Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz, exploram o universo da musicista.
"Sinto uma responsabilidade muito grande em participar dessa exposição. A primeira referência que tenho de Lia é de exuberância e beleza. Depois tive o prazer de perceber que, além disso, Lia carrega uma simplicidade e uma alegria tão fortes que transbordam tudo. A proposta é de perpetuar a imagem de Lia como rainha, na beira da praia, diante do mar, em diálogo com uma paisagem virtual", adianta Ricardo Brazileiro.
Para a artista visual Lia Letícia, o desafio da proposta é dialogar com a versatilidade de Lia de Itamaracá. "As instalações evidenciam a vida dela em cada detalhe, da casa às roupas, mapeando referências estéticas. É imensa a versatilidade de Lia, e vai além do símbolo que ela é de cultura popular. Lia canta em chão batido, em teatro e em show de rock. Para mostrar isso tudo, a exposição abarca recursos de outras linguagens, como artes visuais e audiovisual, afirma Lia Letícia. Paralelamente também serão realizados dois shows com a presença Lia de Itamaracá e sua banda.
Serviço
Exposição: "Lia: a Ilha e a Ciranda"
Visitação: de 19 de dezembro a 9 de fevereiro de 2014 - terça a domingo das 12h às 19h - GRÁTIS - LIVRE
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro 2253-1580)
Patrocínio: Correios
Apoio: Centro Cultural Correios
SHOWS de Lia de Itamaracá e banda: dias 8 e 9 de fevereiro, às 19h (distribuição de senhas uma hora antes de cada apresentação, limitado a 200 lugares)