FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fórum de Movimentos Sociais se reúne na ENSP

Na próxima sexta-feira, 12/12, o Fórum de Articulação com os Movimentos Sociais da ENSP realizará o debate Os movimentos sociais na conjuntura: balanço, desafios e perspectivas. Seu objetivo é debater o tema com uma comunidade de pares cada vez mais ampliada e assim criar e fortalecer espaços de diálogo. Além disso, o que se pretende é realizar um balanço das ações brasileiras e ainda pensar nos desafios para 2014 – ano em que será realizada a Copa do Mundo em nosso país. O debate está marcado para as 9 horas e será realizado na sala M, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP.
 
O pano de fundo dessa discussão é a criação, em 5/6/2013, de uma articulação para a constituição do Fórum com os movimentos sociais da Escola, ocorrido em período próximo ao momento em que as manifestações por melhores condições de sociais, de saúde e trabalho ganharam força nas ruas do país. Para Carla Moura, integrante do Fórum, é fundamental destacar o protagonismo dos movimentos sociais no conhecimento e na transformação da realidade. “Para nós os movimentos sociais expressam as contradições da sociedade e lutam por direitos nas dimensões do trabalho, gênero, moradia, saúde mental, situação da pobreza, exposição aos agravos e muitos outros”, afirmou.
 
Segundo o Coordenador do Fórum, Eduardo Stotz, é imprescindível preservar a autonomia desses movimentos. “Ao lutar de modo autônomo por direitos, eles constroem um conhecimento próprio e alteram as relações de força na sociedade”, disse Eduardo. De acordo com Carla Moura, a articulação visa debater com uma comunidade mais ampliada de pares, para criar e fortalecer espaços de diálogo. “Além de outras frentes, a ENSP pretende contar com a participação desses movimentos na reflexão sobre os desafios da saúde pública e em sua própria formação, tendo em vista o enfrentamento desses desafios”, comentou.

Para tanto, diversas instituições e grupos estarão presente, como movimentos sociais, populares, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e sindicatos. Entre os convidados confirmados estão Aldeia Maracanã, APA Funk, Favela Não se Cala, FIP, Fórum Social de Manguinhos, Fórum de Saúde e Jornal O Cidadão. O debate é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Sobre o Fórum:

O Fórum de Movimentos Sociais consolida a Escola como uma comunidade ampliada de pares, criando e fortalecendo espaços de diálogo com movimentos sociais e organizando formas de conhecer a realidade a partir dos problemas e das tentativas de enfrentá-los com esses movimentos. Seu objetivo não é apenas a busca de uma cooperação social capaz de captar recursos para projetos de inclusão social, mas, sim, a participação desses movimentos, na ENSP, para a reflexão sobre os desafios da saúde pública e sua própria formação para o enfrentamento desses desafios.Segundo o coordenador do Fórum, Eduardo Stoz, é preciso garantir que a produção da Escola se traduza em melhorias das condições de saúde, trabalho e vida para a população brasileira. Nesse aspecto, a articulação com os movimentos sociais (incluídos o sindical e o ambiental, entre outros) é fundamental.

Serviço: 

Data: 12/12/2013
Horário: 9 às 12 horas
Local: Sala M do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria - CSEGSF/ENSP
(Entrada pela Leopoldo Bulhões, 1481 - Manguinhos)
*Com informações de Joyce Enzler, jornalista da Iniciativa Teias Escola Manguinhos.