FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Lançamento do Livro – Brasil-China – construindo o BRICS

Brics Convite2
Brasil-China: construindo o BRICS, organizado pelo prof. de Estudos de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexander Zhebit, reúne textos de estudiosos, diplomatas, acadêmicos e dirigentes brasileiros, chineses e indianos. O livro será lançado no dia 16 de dezembro, às 18 horas, na Livraria Leonardo Da Vinci, Av. Rio Branco, 185, subsolo, Centro.
Como o Brasil e a China, em tão pouco tempo desde o restabelecimento das relações diplomáticas em 1974, conseguiram criar uma parceria estratégica em 1993 e se aliar no âmbito do BRICS em 2009? É o “enigma” chinês ou o “milagre” brasileiro? Ou nós vivemos num tempo em que o inimaginável é possível e em que utopias se transformam facilmente em realidade? O livro traz algumas respostas e reúne ideais sobre política externa, diplomacia, história, população, finanças e comércio exterior envolvendo uma parceria estratégica entre o Brasil e a China, dois dos países emergentes parceiros do BRICS.
Constituída de três partes, “História, política externa e relações bilaterais”, “População, finanças e comércio” e um texto que toca nos desafios da construção da coalizão dos emergentes países gigantes, a coletânea traz ainda dois apêndices com dados geoeconômicos e sociopolíticos da China e dos países de seu entorno.
A obra, que faz parte da série Didáticos, é a terceira coordenada pelo prof. Zhebit destinada ao estudo das relações entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os novos atores da coalizão internacional chamada BRICS. As publicações anteriores são Brasil-Rússia: história, política, cultura (Rio de Janeiro: Gramma, 2009) e Brasil-Índia-África do Sul: emergência do Sul global (Rio de Janeiro: Gramma, 2010).