FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de dezembro de 2013

Natal Imperial em Petrópolis RJ


O Natal Imperial está recheado de atrações neste fim de semana. No Palácio de Cristal estarão se apresentando artistas locais de destaque e dois nomes da música brasileira de sucesso internacional: a harpista e cantora Cristina Braga (Foto) e o Quinteto Villa-Lobos (Foto). Eles poderão ser vistos e ouvidos ao vivo, em shows inteiramente gratuitos. Pela cidade outras ótimas opções de lazer cultural com temas natalinos também poderão ser vistos.

Natal Brasileiro – O espetáculo desta sexta-feira, dia 13/12, tem tudo para emocionar. O show conta com músicas e poemas sobre o Natal, escritos por poetas como Vinícius de Moraes e Manoel Bandeira. Os sons da harpa e voz de Cristina Braga, concertista com 17 discos gravados e lançados nos Estados Unidos, Europa, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia também fazem parte do espetáculo. No show, que acontece às 20h, ela será acompanhada pelo acordeom de João Carlos Coutinho e o contrabaixo de Ricardo Medeiros.
Quinteto Villa-Lobos – O concerto do sábado, dia 14/12, às 20h, é imperdível para os amantes da música instrumental. Fundado há 51 anos, o quinteto carioca é um dos grupos de maior importância musical do Brasil. Já se apresentou em vários países da Europa, África e América Latina, divulgando a música de câmara brasileira. Convive com compositores da MPB - como Egberto Gismonti, Guinga e Joyce - e com os nomes da música de concerto, nacional ou contemporânea. A formação atual do quinteto traz os instrumentistas Rubem Schuenck (flauta); Luis Carlos Justi (oboé); Paulo Sergio Santos (clarineta); Philip Doyle (trompa); Aloysio Fagerlande (fagote).

A ARTE PETROPOLITANA
Alguns dos melhores grupos petropolitanos, incluindo música e teatro, também vão se apresentar no Palácio de Cristal no sábado e domingo (dias 14 e 15/12), dentro da programação promovida pela Prefeitura de Petrópolis e a Fundação de Cultura e Turismo. Na área das artes cênicas, o Teatro Circense Andança vai repetir o sucesso da apresentação do Auto do Boi, um espetáculo cômico, colorido e original. O grupo vem colecionando inúmeros prêmios em festivais pelo Brasil, em várias categorias, e já se apresentou também na Itália e na Áustria. 
Os shows musicais trazem o Mariano Trio com um excelente repertório de jazz e de músicas de cinema, além de surpreendentes arranjos para músicas natalinas; o Coral Dó Ré Mi, sob a regência do maestro Leonardo Randolfo, que tem encantado a cidade com seus concertos na fachada da Câmara de Vereadores e no Palácio de Cristal; e um concerto grandioso no Theatro D. Pedro, sob a regência do maestro Paulo Afonso dos Santos Filho. Dois corais irão se apresentar: o Coral Municipal de Petrópolis e Pro Tempore, além do Quartifuza Ensemble, conjunto instrumental/vocal especializado em música antiga. Eles receberão, também, convidados especiais: músicos da banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Veja a programação completa para este fim de semana.

PALÁCIO DE CRISTAL
Dia 13 de dezembro, sexta-feira
20h - Concerto Natal Brasileiro – Cristina Braga

Dia 14 de dezembro, sábado
Das 14h às 17h: Mamãe Noel e o Duende – recepção às crianças, com Hora do Conto às 15h
17h: Concerto Encanto de Natal – Coral Dó Ré Mi. Regência: maestro Leonardo Randolfo
20h: Show Quinteto Villa Lobos

Dia 15 de dezembro, domingo
11h: Espetáculo teatral O Auto do Boi – Cia. Teatro Circense Andança
15h: Hora do Conto com Mamãe Noel e o Duende
19h: Show Natal Jazz – Mariano Trio

PELA CIDADE

Dia 13 de dezembro, sexta-feira
19h30: Concertos Corais em Comunidades
Apresentação do Coral Voz Imperial. Regência: maestrina Mary Rios (Igreja Luterana, Centro)
20h: Concerto do Projeto Ação Social pela Música no Brasil. Regência: maestro Júlio Siqueira (Theatro D. Pedro)
20h30: Concerto Encanto de Natal – Coral Dó Ré Mi. Regência: maestro Leonardo Randolfo (Fachada da Câmara Municipal de Petrópolis)

Dia 14 de dezembro, sábado
20h: Concerto Natalino dos conjuntos Coral Municipal de Petropolis, Coral Pró-Tempore e Quartifuza Ensemble. Regência: maestro Paulo Afonso dos Santos Filho (Theatro D. Pedro)
20h30: Concerto Encanto de Natal – Coral Dó Ré Mi. Regência: maestro Leonardo Randolfo (Fachada da Câmara Municipal de Petrópolis)

Dia 15 de dezembro, domingo
11h30: Concertos Corais em Comunidades – Apresentação do Coral da Usimed
Regência: maestrina Fátima Brasil (Mosteiro da Virgem, Centro)
18h: Apresentação das seguintes bandas marciais:
Banda Marcial Imperial Petropolitana. Regência: José Geraldo Rocha de Oliveira (Praça D. Pedro); Banda Marcial Embaixador José Bonifácio. Regência: Luis Cláudio Lima (Praça Alcindo Sodré); Banda Marcial Trovão Imperial. Regência: Gabriel Gomes (Praça Paulo Carneiro); Banda Marcial Wolney Aguiar. Regência: Silvio Tesch (Praça dos Expedicionários); Banda Marcial Frei Aniceto. Regência: Rafael Rosa (Shopping D. Pedro); Banda Marcial Leila de Souza Castro. Regência: Adriano José da Cruz Loureiro (Praça da Inconfidência)
20h30: Concertos Corais em Comunidades – Apresentação do Coral Cant’Vox
Regência: maestro João Macedo (Igreja Nossa Senhora da Glória, Morin)