FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 21 de dezembro de 2013

Pipiripau – O mundo de Raimundo




Por meio de um precioso depoimento de história de vida, realizado em 1983 pela Professora Vera Alice Cardoso Silva e registrado em uma simples fita cassete, Raimundo Machado, criador do Presépio do Pipiripau e mineiríssimo narrador, conta a história de sua vida e da criação de sua obra ímpar, desde o início do século passado até os dias de hoje. Assim surgiu o documentário “Pipiripau – O mundo de Raimundo”, longa-metragem de Aluizio Salles Junior, com pré-estreia no dia 19 de dezembro, às 21h30, e estreia em 20 de dezembro, sexta-feira,  no Usiminas Belas Artes. Ao longo da narrativa, é possível perceber como a história se funde e se entrelaça sincronicamente com a própria história da fundação e do desenvolvimento da jovem capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.


O filme

Para o desenvolvimento deste roteiro foi feita uma extensa pesquisa no acervo de documentos do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, onde hoje se encontra o Presépio em restauração, abrangendo toda a vida de Raimundo Machado, com o levantamento de toda a iconografia existente e uma cuidadosa pesquisa videográfica com personagens significativos, tais como os filhos e netos de Raimundo, a Profa. Vera Alice, a então diretora do Museu Mônica Meyer e com o atual operador do Presépio do Pipiripau, Emanuel Fernandes, que foi preparado durante anos pelo próprio Raimundo Machado para este ofício.

Rodado em HD, sua trilha musical foi composta e arranjada pelo maestro Mauro Rodrigues, e conta com a primorosa participação da refinada Orquestra de Câmara do SESIMINAS em doze dos trinta e dois temas quem compõem a trilha sonora. A Direção de Arte e os desenhos animados ficaram a cargo de Leonardo Cata Preta. A Direção de Fotografia é assinada pelo experiente Carlos Giovanni.


O filme mostra como a história do Presépio do Pipiripau se entrelaça de forma sincronizada com a própria história da fundação e do desenvolvimento urbano e industrial da cidade de Belo Horizonte, ambas contidas no mesmo período. Portanto, contar a história de Raimundo Machado e do Presépio do Pipiripau, é contar a história de Belo Horizonte desde a sua criação, através dos olhos de um homem dedicado e trabalhador, mecânico prático que participou do crescimento da cidade desde o início do século e que, com sua arte, devoção, engenho e religiosidade, criou uma obra ímpar e de eterno significado nas comemorações natalinas de Belo Horizonte.



20 a 26 de dezembro de 2013
Sexta a quinta-feira às 14h10
Local: Usiminas Belas Artes Cinema
Rua Gonçalves Dias, 1.581 - Lourdes
Ingresso: R$6,50
Classificação livre