FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MUSEU DAS MINAS E DO METAL É PALCO DE DOIS SHOWS GRATUITOS



No dia 23 de janeiro, a partir das 20h, o projeto “Cabezas Flutuantes” faz show de lançamento de
seu primeiro álbum, “Registro”, e o duo de cantoras NSISTA faz sua primeira apresentação em BH

Nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a partir das 20h, o Museu das Minas e do Metal recebe duas apresentações musicais selecionadas pelo edital “Circuito Aberto!”, promovido pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade.  Às 20h, o projeto “Cabezas Flutuantes” faz show de lançamento do seu primeiro álbum, “Registro”. Já às 21h30, sobe ao palco o NSISTA, duo formado pelas irmãs mineiras Marise e Amarilis Vitale Cardoso radicadas na Espanha e que apresenta pela primeira vez em Belo Horizonte as canções do último disco, “Now or Now”. A entrada é gratuita.

Em outubro de 2013, o projeto de noise-canção Cabezas Flutuantes lançou seu primeiro álbum, “Registro”, de modo virtual e gratuito, por meio do sitewww.cabezasflutuantes.com.br. O coletivo musical, concebido pela artista audiovisual Carou Araújo, apresenta ao público uma sonoridade repleta de texturas, sons inusitados e originalidade. O disco figurou nas listas de melhores do ano, sendo escolhido entre os 50 grandes álbuns de 2013 lançados on-line na curadoria do Scream&Yell. O show no Museu das Minas e do Metal marca a primeira apresentação do novo trabalho.

A banda é formada por Carou Araújo, Fábio Cardelli (SP) e Lucas Soares. Entre os convidados, estão Victor Silva (Iconili), Luiz Gabriel Lopes e José Luis Braga (Graveola e o Lixo Polifônico), Victor Munhoz (Ram), Rafael Do Coqueiro, Agnes Lima (RJ) e Patrícia Rezende (Dead Lover's Twisted Heart). Grande parte deles são músicos que contribuíram na composição de “Registro”. Para o show, o MMM ainda ganhará iluminação e projeções especiais. A cenografia, concebida para o espetáculo, é assinada pelo Espaço Fluxo, coletivo de artes híbridas de Belo Horizonte, e as projeções são de Lucas Kröeff.

NSISTA
Pela primeira vez na capital mineira, NSISTA é o nome do duo das irmãs mineiras Marise Cardoso e Amarilis Vitale Cardoso, radicadas em Barcelona (Espanha) mas sempre em trânsito entre o Brasil – Pouso Alegre (MG) – e a Europa. Marise (compositora, DJ e produtora) e Amarilis (cantora e percussionista) apresentam uma música orgânica e original, composta a partir de beats eletrônicos, samplers de raiz afro-latina, jogos vocais e uma impactante cenografia. Imigrantes brasileiras na Catalunha desde os anos 2000, as irmãs NSISTA fazem a releitura do universo rítmico e mitológico afro-brasileiro, resultado de uma investigação que elas vêm desenvolvendo desde 2009, quando lançaram os discos “Cabocla”, “Moyugbá”, “Echoes of Moyugbá” (remixes) e “Now or Now”. NSISTA já se apresentou em inúmeros festivais e casas de espetáculo da Europa, Brasil e outros países latino-americanos.

“Now or Now”, nome do último álbum lançado e cujo repertório será mostrado durante o show no MMM, é a “trilha sonora da mudança”, conforme descreve Marise. Segundo ela, trata-se do retrato de um mundo em crise, com música e letras que tecem uma narrativa sociopolítica sobre a contemporaneidade. As canções trazem a mescla dos ritmos afro-latinos com as batidas eletrônicas – marca do trabalho do duo – e foram gravadas em português, espanhol, catalão, iorubá e tupi-guarani. Além da música, o figurino e a maquiagem também são assinados pelas artistas. Outras informações e áudio dos trabalhos no site www.nsista.net.


SERVIÇO

Shows do Circuito Aberto! no MMM

Atração: Cabezas Flutuantes
Data: 23 de janeiro, quinta-feira
Horário: 20h

Entrada gratuita