FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de março de 2014

Peça infantil "Como nascem as estrelas" tem dupla apresentação na Arena Jovelina Pérola Negra

Apresentações gratuitas acontecem no dia 27 de março, às 10h e às 14h

O livro "Como nascem as estrelas", de Clarice Lispector, inspira a peça de teatro infantil, que ganha duas apresentações gratuitas no dia 27 de março na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Criada em 2008, a montagem mistura música e atuação para contar a história de seis lendas presentes no livro e traz para o palco índios, pássaros exóticos, macacos, onças e personagens brasileiros como Pedro Malazarte e Yara, apresentados de forma original por Clarice. A direção é de Katia Brito. No elenco, Renato Reston, Katia Brito e Flávia Milioni. Além de assistir ao espetáculo, as crianças podem aprender um pouco mais sobre a autora na oficina "Brincando com Clarice".

A peça começa fora do teatro e o público é levado pelos atores e músicos até seus lugares, sendo convidado a interagir com o cenário, criado por Ney Madeira e indicado ao prêmio Zilka Salaberry. A música, ao vivo, segue a mesma fórmula do texto, transitando entre o popular e o erudito. Carol Panesi e o diretor musical Rui Alvim, que tem em seu currículo parcerias com Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, apresentam aos espectadores composições clássicas, ritmos indígenas, chorinhos, fados e sambas compostos por Villa lobos, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Dorival Caymmi. Os instrumentos são um atrativo a mais para crianças e adultos, que se encantam ao ouvir os sons do clarone, trompete, violino e da clarineta misturados aos instrumentos indígenas.

Uma instalação confeccionada com redes, escadas de corda e tecidos onde são pendurados instrumentos de percussão lembra as matas brasileiras. A luz, de Aurélio de Simoni, também indicada ao prêmio Zilka Salaberry, aproxima palco e plateia e dá o toque final à atmosfera. Para dar ainda mais realismo, Ney Madeira criou um figurino inspirado em grafismos indígenas. Já os adereços, feitos pela designer Maria Oiticica, são compostos por cestaria e biojóias e misturam materiais como a prata e a seda às sementes e à palha.

A interação do público com o cenário também acontece durante a oficina "Brincando com Clarice". Nela, a equipe artística de "Como nascem as estrelas" recebe 30 participantes de todas as idades para a realização de jogos teatrais, dinâmicas corporais e exercícios musicais a partir de trechos de livros de Clarice Lispector. Durante a oficina, que tem duração de duas horas, os participantes também têm a oportunidade de conhecer o processo de criação da peça.

"Como nascem as estrelas" já foi indicada em três categorias do prêmio Zilka Salaberry e integrou a programação do Ano do Brasil em Portugal, em 2012, com apresentações no Teatro Dona Maria II, em Lisboa. No Brasil, a peça já passou por São Paulo, Recife, Salvador, Brasília e Fortaleza. Na última temporada no Rio de Janeiro, foi apontado como um dos melhores espetáculos infantis em cartaz.



Ficha técnica

Texto: Clarice Lispector
Direção: Katia Brito
Elenco: Renato Reston, Katia Brito e Flávia Milioni
Músicos: Rui Alvim e Carol Panesi
Direção musical: Rui Alvim
Cenário e figurino: Ney Madeira
Assistente de cenografia: Júlia Marina e Patricia Saedo
Pintura em tecido: Maria Lúcia Vidal
Costureira: Maria de Jesus da Silva
Adereços: Maria Oiticica
Direção de movimento: José Paulo Correa
Iluminação: Aurélio de Simoni
Fotos: Eliane Discacciati
Projeto gráfico: Christina Barcellos
Roteiro: Bernardo Mariani
Produção executiva: Heloisa Marinho, Felipe Mussel e Kennia Orsetti

Serviço
Data: 27/03
Horário: 10h e 14h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N - Pavuna - ao lado da Escola Telêmaco)
Telefone: 2886-3889
Capacidade: 330 pessoas
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Gênero: infantil
Entrada gratuita