FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Exposição "Shakespeare/Ellie Kurttz" fica até 27 de abril no CCBB Rio


O público terá mais um fim de semana para apreciar a mostra inédita

A exposição inédita "Shakespeare/Ellie Kurttz", que estreou dia 9 de abril como parte do Fórum Shakespeare, ficará até o dia 27 de abril no CCBB Rio. Com previsão de terminar dia 23, a mostra ganhou mais 5 dias em cartaz, permitindo aos cariocas mais um fim de semana com este programa especial.

Brasileira radicada em Londres há 20 anos, Ellie Kurttz se tornou uma das principais fotógrafas de teatro da Inglaterra, e exibe pela primeira vez seu trabalho no país. A exibição é composta por fotos de produções da Royal Shakespeare Company, do Shakespeare's Globe, e de companhias de todo o mundo que visitaram os principais palcos ingleses durante festivais internacionais de teatro shakespeariano, além de imagens exclusivas dos bastidores.

"Shakespeare/Ellie Kurttz" reúne um material feito ao longo de doze anos que expõe a variedade das obras do dramaturgo William Shakespeare e as suas diversas maneiras de serem interpretadas nos palcos britânicos. Produzida pelo People's Palace Projects e com concepção visual assinada pelo renomado cenógrafo Gringo Cardia, a mostra apresentará imagens em larga escala, que prometem surpreender os visitantes. A dama Judy Dench se maquiando para entrar em cena é uma das muitas fotografias inéditas apresentadas, além de registros de outros grandes atores como Ian McKellen e Patrick Stewart.

Segundo Ellie, seu desejo é revelar a diversidade e universalidade de Shakespeare. "Suas obras são universais porque ele tratava de temas da natureza humana, sentimentos reais e globais que permanecem contemporâneos e presentes na humanidade, indiferentemente de que país se tenha nascido ou a que classe social se pertence. Shakespeare pertence a todos", comenta a fotógrafa.

Simultaneamente ao Fórum Shakespeare, estará acontecendo outra exibição do trabalho de Ellie na mostra coletiva "Shooting Shakespeare: 150 Years of Stage Photography", no Wales Millennium Centre, em Cardiff, Reino Unido. Produzida em parceria entre o Museu Victoria e Albert e o Shakespeare’s Globe, a exposição explora a trajetória da fotografia teatral na Grã-Bretanha, e também apresenta imagens de outros importantes fotógrafos. Inaugurada dia 28 de março, fica em cartaz até junho, e segue em turnê por várias cidades na Europa e na Ásia. Por fim, será exibida no Museu Victoria e Albert em 2016. Kurttz mostrará maneiras contemporâneas de retratar Shakespeare.

Sobre Ellie Kurttz
Brasileira radicada em Londres há 20 anos, Ellie Kurttz construiu uma carreira de sucesso no exterior, sendo reconhecida pela beleza estética dos seus registros, que trazem para a fotografia toda a fluidez e intenso movimento dos palcos. A trajetória da fotógrafa se confunde com a história contemporânea das principais performances do teatro britânico. Tornou-se a fotógrafa favorita de Michael Boyd, um dos maiores diretores britânicos e ex-diretor artístico do Royal Shakespeare Company (RSC) - onde Ellie também foi Artista Residente entre 2007 e 2008. Em 2011, como celebração dos 50 anos do RSC, o Royal Mail lançou dez selos com fotos de produções da casa, dentre os quais estavam quatro registros de Kurttz.

A fotógrafa também trabalha com Rupert Goold, Gregory Doran, Jonathan Munby, RoxaneSilbert, Lucy Bailey, Bill Buckhurst e Nancy Meckler, considerados alguns dos diretores mais consagrados e polêmicos da Inglaterra. No hall de artistas imortalizados pelas suas lentes, ainda figuram Al Pacino, Jeremy Irons, Judy Dench, Ian McKellen, Patrick Stewart, David Tennant, e Woopy Goldberg, entre outros.

Ellie Kurttz atua nos teatros ingleses por mais de uma década. Diz preferir os projetos de longa duração com as companhias, possibilitando que fique quase imperceptível aos olhos dos atores que se acostumam com sua presença. Desta maneira, as fotografias se tornam muito mais pessoais e intimistas.