FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Impactos sociais da Ciência e Tecnologia são temas de palestras promovidas pela UFSCar


 O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e o Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam, de 9 de abril a 14 de maio, o IX Ciclo de Palestras sobre Desenvolvimento Tecnológico. O tema desta edição é "Ciência e Tecnologia: impactos sociais".

Ao todo serão seis encontros. Nesta quarta-feira, dia 9 de abril, o professor do Departamento de Química da UFSCar, Joaquim de Araújo Nóbrega, fala sobre "Algumas considerações sobre ética na pesquisa". Neste seminário serão discutidos aspectos gerais sobre ética na produção científica, com breves comentários sobre artigos recentes em periódicos científicos, na grande imprensa e no mundo digital. 

No dia 16 de abril, o docente Peter Schulz, diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, abordará "Nanotecnologia: uma história um pouco diferente", que abrange o surgimento e o sucesso de tecnologias e a relação entre desafios técnicos e os condicionantes sociais e institucionais para esse sucesso. O tema “Sua pesquisa, além de melhorar seu CV, pode contribuir para um Brasil melhor?” será apresentada no dia 23/4 pelo professor Anselmo Boschi, do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar, que discutirá a possibilidade de atender simultaneamente às necessidades dos pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, que precisam publicar para enriquecer seus currículos e aumentarem as chances de terem seus projetos aprovados, e das indústrias que, via de regra, não possuem necessidades suficientemente complexas para resultarem em publicações em revistas indexadas.

As outras três palestras acontecem nos dias 30 de abril, 7 de maio e 14 de maio. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia e local de cada palestra. Haverá certificado para quem assistir, no mínimo, quatro palestras. O Ciclo será realizado na Sala de Seminários do PPGCEM, DEMa/UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos, das 10 às 12 horas.

A iniciativa tem o apoio de Departamento de Engenharia de Materiais, Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar.