FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 24 de abril de 2014

IX RioHarpFestival



RIO - CAPITAL MUNDIAL DAS HARPAS.

O RioHarpFestival é a maior série de concertos de harpa no Brasil e uma derivação do projeto Música no Museu, em seus concertos de outono. Ganhou importância internacional e, hoje, é um dos maiores festivais de harpa do mundo o que nos dá o maior orgulho. 

Consolidado na agenda cultural carioca, o RioHarpFestival amplia o espaço dedicado à música de boa qualidade, mostrando-se, assim, uma iniciativa convergente com o momento propício do estado do Rio de Janeiro e do país, especialmente em função de importantes eventos que acontecerão aqui, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil. 

O RioHarpFestival chega a sua nona edição no ano de 2014 como um produto cultural sólido e de carreira contínua, apresentando ao público nomes consagrados da harpa e promovendo sua habitual volta ao mundo em torno do som deste que é um dos mais antigos instrumentos musicais da história da humanidade. 

CRONOGRAMA 

Harpistas de 25 paises em mais de 120 concertos,média de 4 diários, todos gratuitos - assim desde sua primeira edição - serão realizados no Rio de Janeiro de 1 de maio a 1 de junho de 2014 em diversos cartões-postais da cidade como o Corcovado,Ilha Fiscal, Forte de Copacabana, Jockey Club Brasileiro (além do concertos, todos os páreos sendo nominados pelo RioHarpFestival e Musica no Museu), igrejas, Sinagoga, Clubes além dos museus e demais espaços culturais onde se realiza a Série Música no Museu, entre eles o CCBB, MHN, CC Light, CC Justiça Federal, teatro SESI e ACRJ mas também se expande para cidades de São Paulo e Minas Gerais.. A idéia é privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época, da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, chegando mesmo ao rock e ao heavy metal utilizando-se todos os tipos de harpas. 

UM NOVO FOCO:  

Nas versões anteriores foram concertos em comunidades como Pavão-Pavãozinho, Dona Marta, Alemão levando os harpistas internacionais para lá. Todos gostaram muito. Desta vez invertemos trazendo as orquestras destas e outras comunidades e de projetos sociais de resgate de cidadania através da música para que, ao lado dos grandes harpistas mundiais, enfatizem este trabalho com evidentes repercussões mundiais. Sendo assim mesclamos as orquestras de cellos das Comunidades Pacificadas, Orquestra de Cellos de Volta Redonda, Orquestra do GPA, Orquestra do SindiRefeiçoes, Orquestra Violões do Forte, Orquestra Infanto Juvenil da Ação Social pela Musica - Nucleo Petropolis, Orquestra de Cavaquinhos de Cabo Frio, Orquestra da Providencia com os grandes harpistas internacionais. Para estes meninos, uma oportunidade ímpar para a sua formação musical, para os harpistas, acostumados a se apresentar com as maiores orquestras mundiais, uma novidade e a possibilidade de conhecer todo o potencial destes jovens. Além disto teremos, também, os Pequenos Mozart tocando com uma harpista alemã. Para o público, um novo foco e para nós do RioHarpFestival o desafio de realizar algo diferente em um festival internacional.  

Todos os concertos são gratuitos e o programa completo está nos sites  
http://www.rioharpfestival.com   e  www.musicanomuseu.com.br