FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CINEMA & FUTEBOL NO ANO DA COPA NO BRASIL

“Abrem-se as cortinas do espetáculo”. Quantas vezes ouvimos este bordão na voz de Fiori Gigliotti, uma das lendas do rádio esportivo brasileiro, com o coração palpitando a espera de grandes emoções? Este é o cenário que ambienta com precisão a realização do 5˚ CINEfoot no ano da Copa do Mundo no Brasil.

Sessenta e quatro anos depois, o país volta a sediar o maior evento futebolístico do planeta ao mesmo tempo em que o CINEfoot alcança o seu primeiro ciclo de cinco anos transportando para o cinema toda a atmosfera verificada no universo do futebol, suas histórias e seus personagens. Tudo graças ao talento de um time de cineastas, produtores, atores, roteiristas e técnicos que colocaram em campo o melhor de suas virtudes para construir obras cinematográficas com toque de classe. E com o aval dos nossos espectadores-torcedores,  que comparecem cada vez em maior número às nossas sessões, legitimando o CINEfoot no circuito brasileiro de festivais.
Esta, sem dúvida, não será a Copa que esperávamos. Mais diálogo, mais transparência, mais respeito e atenção às demandas populares seriam muito bem-vindos e teriam contribuído para estabelecer um ambiente de congregação para a realização do torneio. Seja qual for o resultado no campo, certamente o país perdeu a oportunidade de agregar os segmentos sociais ao evento e promover transformações e legados. Este é um tema que sempre demonstramos ter muito interesse e voltaremos a colocá-lo em pauta ao realizarmos um  encontro com especialistas do setor para refletirmos acerca desta questão.
Em 2014, o CINEfoot apresenta o número recorde de 79 filmes na sua programação. As mostras competitivas de curtas e longas-metragens são compostas por 38 filmes. E, pela primeira vez, a presença de filmes brasileiros supera a de obras internacionais: são 24 filmes nacionais presentes nas competitivas. Este dado é uma clara demonstração da evolução da produção verde-amarela de filmes de futebol. E temos orgulho de contribuir modestamente com este quadro auspicioso ao abrirmos espaços para a difusão destas obras. Neste sentido, o CINEfoot amplia as suas fronteiras e chega a Belo Horizonte apresentando o festival no seu formato internacional competitivo.
O scratch de homenagens do CINEfoot está repleto de craques: Murilo Salles, Canal 100, Oswaldo Caldeira, Carlos Leonam, Leogevildo Junior, Rene Goya Filho, Aldyr Schlee (o criador da camisa canarinho), Exeter City (primeiro adversário da Seleção Brasileira).
A jornada cinematográfica futebolística promovida pelo CINEfoot este ano, será estendida através da realização do CINEfoot Tour 2014, que levará uma variada programação às doze cidades-sede da Copa do Mundo.
Lamentamos informar que este ano nosso time atuará com desfalques inestimáveis daqueles que nos deixaram nos últimos doze meses para abrilhantar outros campos:  D. Lúcia Rocha, Eduardo Coutinho, Ricardo Miranda, Arduino Colasanti,  Roberto Bakker, Aloysio Raulino, Paulo Goulart, José Wilker, Cláudio Cavalcanti, Norma Bengell, Jorge Dória, Mario Travaglini, Bellini, Gilmar, De Sordi, Djalma Santos, Nilton Santos, Eusébio, Pedro Rocha, Luciano do Valle, Jorge Nunes, Loureiro Neto e mais recentemente o querido crítico e jornalista João Carlos Sampaio. Todos eternizados em nossos corações. Com muita honra e orgulho.
Agradecemos a todos que enviaram seus filmes para o processo de seleção (foram 132 inscritos) e àqueles que contribuíram para viabilizar mais uma edição do festival, em especial à nossa incansável rede de colaboradores, com destaque para a nossa equipe de produção.



Cinefoot: Projeto chancelado pelo Ministério do Esporte, através de uma comissão formada por representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores, GECOPA-Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa e por especialistas da área universitária, para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.
CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL
Praticamos o futebol arte.

DATAS 2014:
22 a 27 de maio :: Rio de Janeiro
29 de maio a 3 de junho :: São Paulo
30 de maio a 4 de junho :: Belo Horizonte
10 de junho a 12 de julho :: CINEfoot Tour Copa do Mundo
Rio de Janeiro | São Paulo | Belo Horizonte | Brasília | Cuiabá
Manaus | Fortaleza | Natal | Salvador | Recife | Curitiba | Porto Alegre