FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 15 de junho de 2014

Desenvolvimento e democracia serão temas do 2º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado



Inscrições podem ser feitas através do site do Congresso. Evento será nos dias 18, 19 e 20 de agosto e passa a integrar o calendário permanente do Centro.

Já estão abertas as inscrições para o 2º. Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto no Centro de Estudos do BNDES, no Rio e tem como tema  Um novo desenvolvimento para uma nova democracia. O colombiano José Antonio Ocampo, da Universidade de Columbia, nos EUA, e o indiano Deepak Nayyar serão dois dos conferencistas estrangeiros. Ocampo discorrerá sobre o tema principal do Congresso, e Nayyar sobre a conjuntura econômica mundial.
Dentre as 22 mesas programadas estarão em debate temas como os 12 anos do governo PT; desindustrialização na América Latina; para onde vão os Brics, dilemas do desenvolvimento e da democracia no Brasil do século XXI; e homenagens aos centenários de Ignácio Rangel e Rômulo Almeida, ambos assessores do Presidente Getúlio Vargas em seu segundo mandato, e que integram o livro da coleção Pensamento Crítico, editado pelo Centro, Os Boêmios Cívicos – a assessoria econômico-política de Vargas (1951-1954),coordenado pelo sócio e conselheiro Marcos Costa Lima. A última mesa do Congresso será dedicada aos 10 anos de morte de Celso Furtado.
No final do segundo dia do Congresso, várias obras serão lançadas num evento simultâneo, entre elas um livro de Deepak Nayyar (Catch up), que será publicado pela Contraponto, em parceria com o Centro Celso Furtado e integrará a Coleção Economia Política e Desenvolvimento. Até agora também estão previstos: a 13ª edição da revista científica do Centro Cadernos do Desenvolvimento; Vargas: o Capitalismo em Construção, organizado por Pedro Dutra Fonseca; Governos estaduais no federalismo brasileiro: capacidades e limitações governamentais em debate, coordenado por Aristides Monteiro Neto; e dois sobre Celso Furtado: Obra Autobiográfica e Anos de Formação, ambos organizados por Rosa Freire d’Aguiar Furtado, presidente do Conselho Deliberativo do Centro.
O encerramento do Congresso terá a projeção do filme Um sonho intenso, de José Mariani, que conta a história do desenvolvimento brasileiro dos anos 1930 aos dias atuais, com depoimentos de Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, Celso Amorim, Francisco de Oliveira, Lena Lavinas, Luiz Gonzaga Belluzzo e Ricardo Bielschowsky, dentre outros.
A Comissão Organizadora do Congresso é formada por sócios do Centro Celso Furtado. Nesta edição a Comissão está composta por seis deles: Amelia Cohn, Ana Célia Castro, Carlos Pinkusfeld Bastos, Lena Lavinas, Marcos Dantas e Pedro de Souza. Das reuniões da Comissão Organizadora participam também o diretor-presidente, Roberto Saturnino Braga, e Luiz Cláudio Reis.
O Centro de Estudos do BNDES, que sediará o Congresso, fica na Av. Chile, 330/8º andar, torre Oeste do Edifício Ventura, no Centro do Rio. O evento é público e gratuito, mas devido ao limite de lugares nas salas e no auditório, para participar é preciso se inscrever pelo www.centrocelsofurtado.org.br/congresso2014.