FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 10 de junho de 2014

Reunião debate Plano de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) promove na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 14h30, uma Reunião Pública para discutir a criação do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas de Belo Horizonte. O evento acontece na sede da FMC (Rua da Bahia, 888, Centro – 2º andar) e contará com as presenças do secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, além do presidente da Fundação, Leônidas Oliveira.
José Castilho Marques Neto fará uma palestra sobre a importância e o significado de um plano dessa natureza na construção e na consolidação de uma política pública de leitura, literatura, livro e bibliotecas, destacando o fundamental diálogo entre poder público e sociedade civil. Falará, ainda, sobre a legitimidade de participação das várias cadeias do setor, que envolve desde a criação de livros (escritores, ilustradores, tradutores) até a promoção do seu acesso (escolas, bibliotecas, professores, bibliotecários, mediadores de leitura, agentes públicos, agentes comunitários etc.), passando, naturalmente, por sua produção (editores, livreiros, distribuidores, setor gráfico etc.).
O Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas tem origem no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) elaborado em 2006 a partir de discussões com gestores públicos, especialistas em leitura, professores, bibliotecários e sociedade civil. O Plano Nacional tem como objetivo a garantia e a democratização do acesso à leitura e ao livro em todo o país através de quatro eixos: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro.