FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 30 de julho de 2014

BiciRio 2014 vai testar a mobilidade por bicicleta no Dia Mundial Sem Carro





A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro marcou para os dias 21, 22 e 23 de setembro, no Rio de Janeiro, a realização da quarta edição do Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2014, evento realizado através da Secretaria de Meio Ambiente (SMAC), que faz parte do calendário da semana do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em todo o planeta.
Em 2014, o biciRio vai testar na prática a mobilidade por bicicleta em Copacabana – bairro que concentra o maior número de viagens de bicicleta por dia em todo o País. O foco das ações e debates da edição deste ano estará no desafio da MOBILIDADE URBANA e da consolidação da POLÍTICA DE INCENTIVO AO USO DE BICICLETAS NAS CIDADES, tendo Copacabana, que acaba de ganhar mais 14 km de ciclofaixas, como pano de fundo. Entre os principais temas em debate durante a agenda técnica, destacam-se os seguintes:
       As novas ciclofaixas de Copacabana
       A experiência das bicicletas de carga (supermercados, courrier / entrega de documentos, farmácias)
       Sistemas integrados de mobilidade (metrô Rio e metrô em SP, barcas no Rio e em Santos, trens etc.)
       A bicicleta como negócio
       Lazer e turismo nas rotas ciclísticas
                Para sentir de perto as novas situações decorrentes da recém ampliada malha de ciclofaixas de Copacabana, o encontro técnico acontecerá no Hotel Mirador (dia 23 de setembro, terça-feira, das 9:00h às 18:00h). A rota ciclística e a visita técnica (dia 22/09) também terão como foco Copacabana, reunindo parceiros, patrocinadores, colaboradores, ciclistas em geral, cicloativistas, representantes de prefeituras brasileiras e governos estaduais, ONGs etc. As inscrições são grátis nos três dias de atividades e serão abertas no dia 1º de agosto, através do site www.bicirio.com.br.
Desde a sua primeira edição, o Fórum vem atuando como um importante instrumento de incentivo à participação popular na formulação de Políticas Públicas para o setor de transportes, em especial no incentivo ao uso da bicicleta como modal de Transporte, envolvendo participantes de todo o Brasil e palestrantes nacionais e internacionais, com apoio de diversas secretarias municipais e estaduais, empresas e concessionárias de transportes da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como Metrô, Supervia, Barcas e Fetranspor.
                O biciRio é parte das iniciativas oficiais da Semana do Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro e contempla também o tradicional passeio ciclístico, que abrirá o evento no dia 21 de setembro, no parque do Aterro do Flamengo, 8:00h da manhã
A presença de ciclistas de todas as idades,, ONGs, empresas, representantes de órgãos de governo e cidadãos amigos da bicicleta ou que usam a magrela para trabalhar é fundamental para enriquecer o debate e difundir as experiências existentes.