FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Música instrumental marca o Dia da Independência

Exibindo Mauricio Ribeiro_1.jpg



Evento gratuito reúne ao ar livre os clássicos da música contemporânea brasileira

Chega a Belo Horizonte um dia com muita música instrumental interpretada pela nova e talentosa safra de músicos mineiros, composta por instrumentistas e compositores. O evento gratuito acontece no dia 7 de setembro, a partir das 14h, na Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza.
A programação inclui a trupe belo-horizontina, Dibigode, que apresentará ao público uma sonoridade calçada no rock, misturas inusitadas de timbres e ritmos que constroem um universo acolhedor e único, transitando em atmosferas lúdicas e introspectivas com um resultado surpreendente.
Outra atração é a Iconili, banda mineira com 12 integrantes que vem sendo aclamada por publicações especializadas como The Guardian e Revista Rolling Stone. Com naipe de metais, percussão, guitarras, baixo e órgão, eles promovem cruzamentos rítmicos e culturais inspiradores que transforma o som clássico em dançante.
Mauricio Ribeiro, compositor e violonista mineiro, também compõe a programação, com o show “Ventania no Cerrado”, acompanhado por Joana Radicchi (flauta), Vinícius Augustus (sax soprano e flauta), Pedro Santana (baixo) e Edson Fernando (percussão). A apresentação promete evidenciar a diversidade cultural brasileira ao mesclar alegria e descontração aos arranjos bem elaborados. O repertório faz um agradável passeio pela riqueza rítmica brasileira: choro, baião, xaxado e maracatu nas composições autorais de Ribeiro intercaladas às releituras de outros grandes compositores, como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Milton Nascimento.
O show de encerramento fica por conta de Hamilton de Holanda (Bandolim de 10 cordas) que contagia plateias em turnês por todo o mundo e tem uma carreira marcada por inúmeros prêmios e reconhecimento ao aliar tradição e modernidade numa sonoridade ímpar. Recentemente, ganhou o prêmio de melhor solista e melhor disco no Prêmio da Musica Brasileira 2014. O brasiliense apresenta o show Hamilton de Holanda Quinteto, 2 vezes indicado ao Grammy de melhor grupo e melhor disco. Com técnica soberba e brasilidade absoluta, este show tira o fôlego de qualquer um com as interpretações e performances cheias de emoção.
O evento é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem o patrocínio da Ambev.  
Serviço:
Um dia instrumental
Data: 07 de setembro 2014
Local: Praça Duque de Caxias – Santa Tereza
Entrada franca

Programação:

14h00: DJ
15h00: Dibigode
16h30: Iconili
18h00: Mauricio Ribeiro “Ventania no Cerrado”
19h30: Hamilton de Holanda Quinteto