FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Urucuia Grande Sertão leva a cultura popular à Penha


Vencedor do Prêmio Arlequim de melhor espetáculo no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro tem duas apresentações na Arena Carioca Dicró

O Coletivo Peneira faz duas apresentações da peça infanto juvenil "Urucuia Grande Sertão", nos dias 30 e 31 de Agosto (às 16h) na Arena Dicró. O espetáculo é vencedor do Prêmio Arlequim nas categorias melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor iluminação. O texto de Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto é inspirado na obra de Luís da Câmara Cascudo, o maior folclorista da América Latina. A direção é de Marcia do Valle e o elenco é composto por Alex Teixeira, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi, Rogerio Lisil e Thaiane Leal.

A trama se passa em um reino distante no sertão brasileiro, onde um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para casar com a jovem princesa. O criado tem a brilhante ideia de convocar rapazes a desafiar a princesa com diferentes adivinhas. O rapaz que conseguir fazer uma adivinha que a princesa não consiga desvendar terá a mão da moça em casamento. Após o anúncio, surgem pretendentes de todos os cantos do Sertão. Com isso, o patriarca recria esperanças, apesar de toda a resistência da princesa, que se julga a mais inteligente do Reino. Para essa princesa tão esperta, nenhum homem é capaz de demonstrar inteligência maior que a sua. Inspirado por esta narrativa, o grupo traz à tona algumas questões contemporâneas e atuais, como o preconceito social e o amor, em um espetáculo alegre, repleto de música e referências da cultura popular brasileira.

Sobre o Coletivo Peneira:
O Coletivo é uma trupe que tem a cultura popular brasileira como fonte de inspiração para criações artísticas. Ele foi criado em 2010 por artistas de diversas localidades do estado do Rio de Janeiro, que desempenham um importante papel social por meio da ocupação de espaços públicos ociosos, como praças e parques. Seus encontros são realizados em escolas municipais cariocas, na Casa da Gávea, na Casa da Glória, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Aterro do Flamengo e na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, acreditando que a arte e a educação devem sempre andar juntas. Atualmente a trupe se reúne ainda para pesquisas teatrais, já que a maioria dos componentes são estudantes de artes cênicas. Além disso, os integrantes apostam em intervenções, considerando que a rua é uma excelente plataforma para a experimentação artística. 



Ficha técnica:
Texto: Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto
Direção: Marcia do Valle
Direção musical: Raoni Costa
Elenco: Alex Teixeira, Anderson Primo, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima,
Moisés Salazar, Pedro Yudi e Thaiane Leal
Iluminação: Tamara Goldschmied
Cenografia e design gráfico: Karine Drumond
Figurino: Camila Loren
Produção: Pagu Produções Culturais e Taty Maria
Assessoria de imprensa: Alex Teixeira
Realização: Coletivo Peneira

Serviço: 
Data: 30 e 31 de Agosto (sábado e domingo)
Horário: 16h
Local: Arena Carioca Dicró - Carlos Roberto de Oliveira
Endereço: Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela Rua Flora Lobo)
Telefone: (21) 3486-7643
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre (Recomendada para crianças a partir de 5 anos)
Capacidade: 410 Lugares
Duração: 60 minutos