FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Choro e tambores fecham Circuito Unimed-BH de setembro



Toca de Tatu e XI Tambor na Praça fazem apresentações abertas ao público

 Neste fim de semana, a música toma conta de Belo Horizonte e Betim. O Circuito Unimed-BH apresenta no sábado (27), às 11h, o Show Toca de Tatu, na Praça da Saúde, no Grajaú e, no domingo (28), às 11h, o XI Tambor na Praça, na Praça Milton Campos, centro de Betim. As atrações são gratuitas e abertas ao público.

O grupo Toca de Tatu, que será apresentado no sábado, é formado pelos músicos Abel Borges (percussão), Lucas Ladeia (cavaquinho), Lucas Telles (violão 7 cordas) e Luísa Mitre (piano e acordeão). Os artistas exploram gêneros e linguagens da MPB, como o samba, baião, maxixe, valsa e tango brasileiro, com refinamento de timbres, cuidado com os arranjos e influenciado pela música de câmara, de concerto e pela brasilidade da música popular. As memórias e a versatilidade da música instrumental são preservadas e contemplam importantes autores. A produção mineira também tem lugar de destaque no repertório. O resultado deste trabalho é uma sonoridade original e criativa. O show é viabilizado pelo Instituto Unimed-BH, parceria com Veredas Produções.

Já no domingo, a população betinense será animada pelos tambores do Bloco Saúde, com regência de Júlia Dias, e do Bloco Tambor Mineiro, com regência de Santonne Lobato. O projetoTambor na Praça apresenta canções do congado mineiro e da música popular brasileira, contando sempre com a participação de um artista mineiro. O show tem como convidado especial o músico Celso Moretti. Mineiro de São João Del Rei e criado a partir dos sete anos de idade na já extinta favela Vila Nova Brasília, em Contagem, Celso Moretti traz consigo uma linguagem e trejeitos favelísticos das décadas de 60 e 70, período que marcou profundamente sua vida e trajetória musical. O músico é criador do “Reggae Favela”, gênero musical oriundo do reggae jamaicano com misturas de outros sons que aprecia. Em seus shows, o público fica extasiado com as evocações energéticas/performáticas e com o seu linguajar peculiar, o “morettês”, que é uma constante em suas apresentações.

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio Ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Em 2013, as ações beneficiaram, diretamente, 452 mil pessoas.

Circuito Unimed-BH
Criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, o Circuito Unimed-BH, realizado pelo Instituto Unimed-BH, oferece gratuitamente atividades físicas, de lazer e de cultura nas praças pela Cooperativa. O Circuito Unimed-BH realizou 24 shows e espetáculos teatrais em 2013, reunindo 11,5 mil pessoas. A iniciativa também oferece aulas de Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada na Praça Floriano Peixoto, que mobilizaram 7 mil frequentadores no ano passado. Em 2014, além da programação nos dois espaços adotados pela Cooperativa em Belo Horizonte – Praças da Saúde e Floriano Peixoto –, a Praça Milton Campos, em Betim, também recebe atrações.

Circuito Unimed-BH apresenta:
Show Toca de Tatu
Parceiro: Veredas Produções
Local: Praça da Saúde (Avenida Silva Lobo com rua Viamão – Grajaú)
Data: 27 de setembro, sábado, às 11h
Evento aberto ao público

XI Tambor na Praça – Bloco Saúde e Bloco Tambor Mineiro convidam Celso Moretti
Parceiro: Associação Cultural Tambor Mineiro
Local: Praça Milton Campos, Centro - Betim
Data: 28 de setembro, domingo, às 11h
Evento aberto ao público