FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 28 de setembro de 2014

Conferência reúne os maiores especialistas em levitação Magnética

Maglev 01
O Rio de Janeiro sediará, de 28 de setembro a 1º de outubro, a 22ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Levitação Magnética e Motores Lineares – Maglev 2014 (The 22nd International Conference on Magnetically Levitated Systens and Linear Drives). A conferência reunirá os maiores especialistas do mundo em levitação magnética para discutir os avanços da tecnologia e suas principais aplicações em mobilidade urbana. Coordenado pelo professor da Coppe/UFRJ, Richard Stephan, o evento será realizado no Hotel Windsor Atlântica.
Esta é a segunda vez que a Conferência Internacional Maglev acontece no Hemisfério Sul. A primeira foi em 2000, também na cidade do Rio de Janeiro. Promovido desde 1977, o evento já foi realizado em países da Ásia, da Europa e da América do Norte.
O evento contará com a participação de especialistas de renome internacional como Lin Guobin, vice-diretor do National MagLev Transportation Development, responsável pelo projeto do trem Maglev de Shanghai, na China; Hiroyuki Ohsaki, professor da Universidade de Tóquio, autor de importantes estudos sobre supercondutividade, sistemas de acionamento linear e magnético; Kay Hameyer, diretor do Institute of Electrical Machines (IEM) da Alemanha; e o consultor americano, Laurence Blow, que desenvolve estudos para aplicação da tecnologia de levitação magnética em trens de alta velocidade e para o transporte urbano.
Confira a programação da conferência Maglev 2014 no site: www.maglev2014.com.br
Brasil está entre os países mais avançados em pesquisas nesta área

O Brasil está entre os países com resultados mais avançados na área: o Maglev Cobra, desenvolvido na Coppe, é o primeiro veículo de levitação magnética para transporte urbano do Hemisfério Sul. Com inauguração prevista para 2015, o veículo desenvolvido no Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe/UFRJ, sob a coordenação do professor da Coppe Richard Stephan, estará transportando professores, alunos, funcionários e visitantes na Cidade Universitária.
Composto por quatro módulos de 1,5 metro de comprimento cada, o Maglev Cobra pode transportar até 30 passageiros por viagem. Como se trata de uma linha experimental para demonstrar a tecnologia de levitação a partir de supercondutividade, o trem circulará a uma velocidade de 20 km/hora. Entretanto, o veículo poderá atingir até 100 km/hora ou mais, com segurança, em percursos mais longos.
Veículo da Coppe é alternativa para mobilidade urbana

Tecnologia sustentável para a mobilidade urbana, o Maglev Cobra tem uma série de vantagens se comparado a outros meios de transporte. A principal delas é o baixo custo. Por dispensar instalações complexas e dispendiosas, seu custo de implantação, por quilômetro, é estimado em R$ 33 milhões. Cerca de um terço dos R$ 100 milhões necessários para cada quilômetro construído de um metrô subterrâneo no Rio de Janeiro.
Outras vantagens do Maglev Cobra são a operação silenciosa, o que evita a poluição sonora, e o fato de não ser poluente. Movido a energia elétrica da rede convencional, o veículo não emite dióxido de carbono (CO2) como os ônibus. O projeto de implantação de linha experimental contempla também a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica capazes de gerar energia suficiente para alimentar o trem.