FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O CCPJ-Rio oferece visitas teatralizadas ao Antigo Palácio da Justiça, com entrada gratuita


Ruy Barbosa e Deusa Têmis são os cicerones de "Por dentro do Palácio", um programa de sucesso no seu quarto ano consecutivo.

Abrir as portas do Antigo Palácio da Justiça para uma visita lúdica e informativa é o objetivo do programa "Por dentro do Palácio", realizado pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro por meio do seu Centro Cultural (CCPJ-Rio). Guiados por atores que interpretam Têmis, deusa grega das leis e dos juramentos, e o jurista brasileiro Ruy Barbosa, os visitantes podem conhecer as instalações do palácio, no Centro do Rio, e conhecer suas histórias nas visitas teatralizadas que acontecem às quintas-feiras (para escolas e outros grupos mediante agendamento) e no último sábado de cada mês (para o público em geral). Sempre com entrada gratuita, o programa já recebeu desde a sua criação, janeiro de 2011, mais de sete mil visitantes.

Durante a visita os participantes têm a chance de conhecer as áreas mais nobres do Palácio e suas antigas funções, tais como: o Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, o Tribunal Pleno e a Câmara Isolada. Além das áreas históricas, o visitante também tem a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do "Teatro na Justiça" (1999-2013), e a Sala Multiuso.

Os textos apresentados pelos personagens em suas andanças pelo Antigo Palácio da Justiça foram escritos a partir de pesquisas extraídas de fontes de mitologia, teatro, biografia e discursos históricos, história do Antigo Palácio da Justiça e funcionamento dos tribunais. Os figurinos, adereços e caracterização que compõem os personagens são criação de experientes profissionais do teatro, convidados por Silvia Monte, idealizadora e diretora artística do programa, para participar da sua ficha técnica. De acordo com Silvia, que também é diretora do CCPJ-Rio, o projeto tem cumprido seu objetivo original: "estimular que o cidadão visite o Antigo Palácio da Justiça para conhecer, de forma descontraída, um pouco da memória e do funcionamento do Judiciário".

Roteiro da visita

O passeio começa nas escadarias do Antigo Palácio da Justiça, onde Têmis recebe os visitantes. Após uma breve contextualização, a deusa os leva para o Salão dos Passos Perdidos. Com o nome oficial de Salão dos Bustos, o espaço ficou conhecido dessa forma por ser o local onde advogados, familiares, jornalistas e curiosos se reuniam durante os intervalos dos julgamentos. Ainda no segundo pavimento, a visita segue com Ruy Barbosa pelo suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, local preferido das crianças, onde elas podem conhecer o funcionamento de um júri.

Seguindo para o terceiro andar, são visitadas a Câmara Isolada, exemplar de uma sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos em segunda instância; e o Tribunal Pleno, local onde se reuniam os desembargadores, por ocasião das sessões do mais alto órgão do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. O plenário recebeu eventos marcantes da vida Judiciária e política do país, sendo o mais importante deles a promulgação do Código Penal Brasileiro, em 1940, com a presença do então Presidente da República Getúlio Vargas.

A visita é encerrada no térreo, quando o público conhece o Pátio Interno do Palácio, apresentado pelo nobre jurista e as dependências do CCPJ-Rio, com uma passagem pela Sala de Acervo de Figurinos, local onde Têmis toma um chá com "gostinho museológico". Na Sala Multiuso, onde são realizadas diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exibições de filmes e cursos, entre outros, os cicerones se despedem de seus queridos visitantes.

Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio):
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, subordinado diretamente à Diretoria-Geral de Comunicação Institucional e Difusão do Conhecimento, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde sua reinauguração em novembro de 2010, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.


FICHA TÉCNICA:
Atores: Dulce Penna de Miranda (Deusa Têmis) e Eduardo Diaz (Ruy Barbosa)
Texto: Rafael Ribeiro e Claudio Castro Filho
Adaptação e direção das visitas originais: Sílvia Monte
Figurino: Espetacular Produções & Artes: Ney Madeira, Dani Vidal e PatiFaedo (Têmis)
Daniela Garcia Christino (Ruy Barbosa)
Criação e Produção: CCPJ-Rio
Realização: Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro

SERVIÇO:
"Por dentro do Palácio"
Visitas Abertas - Último sábado de cada mês, às 16h
Visitas Agendadas - para escolas e outros grupos - duas visitas, às quintas-feiras, entre 12h e 16h
Local - Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Entrada gratuita (distribuição de senhas no local, 15 minutos antes de cada sessão)
Lotação - 40 visitantes
Classificação etária - Livre
Duração da visita: 60 minutos
Informações - (21) 3133-3366 / 3133-3368