FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 30 de setembro de 2014

PALESTRA NO MM GERDAU ABORDA OS BENEFÍCIOS DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO


A consultora e especialista Regina Migliori é a convidada da atração ‘Língua Afiada’ e trará resultados
de experiências bem sucedidas no país. Quinta-feira, 2 de outubro, às 19h30, com entrada franca

Para abrir a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais..., que em outubro aborda o tema “Educação e desenvolvimento social”, o MM Gerdau -Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 2 de outubro de 2014, às 19h30, nova edição do Língua Afiada, desta vez com a participação da consultora e especialista em neurociências Regina Migliori, que profere a palestra “Neurociências e educação”. A entrada é franca.

A palestra discutirá a interface que existe hoje entre a neurociência e a educação com foco em valores e no potencial humano para o bem comum. De acordo com Regina Migliori, os valores deixaram de estar exclusivamente no plano filosófico para serem trabalhados a partir de uma abordagem científica, com o mapeamento do cérebro, permitindo, assim, o desenvolvimento de uma “inteligência ética”.

Nos últimos anos, houve a aproximação de práticas contemplativas milenares, como a meditação, e a neurociência. Isso aconteceu em função do desenvolvimento da tecnologia, que possibilitou a criação de procedimentos como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada. Uma das técnicas utilizadas é a “meditação mindfulness” ou “meditação de atenção plena”, uma introspecção aplicada no contexto da educação escolar, com ênfase no desenvolvimento da criança e do adolescente.

Com programas que fazem o monitoramento de experiências em escolas de São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, observou-se a diminuição do estresse entre alunos e educadores e uma consequente redução de casos de violência nas instituições, além da diminuição da hiperatividade e déficit de atenção dos estudantes. Esses estudos acontecem há cerca de 20 anos, mas as evidências neurocientíficas foram comprovadas há uma década. Recente no Brasil, esse trabalho vem sendo desenvolvido há cinco anos.

Regina Migliori
É referência por sua atuação multidisciplinar com foco em ética, valores, cultura de paz e sustentabilidade junto a empresas, governos, instituições de educação e organismos internacionais. É educadora, advogada e pós-graduada em neuropsicologia, com pesquisas em neurociências e educação em valores. Doutora em Epistemologia e História da Ciência pela Universidad Nacional Tres de Febrero, em Buenos Aires (Argentina), é professora de ética e responsabilidade corporativa nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), da Prefeitura de São Paulo, e consultora em cultura de paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É diretora de sustentabilidade do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) em Campinas e autora de livros e programas de e-learning.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Língua Afiada – “Neurociências e educação”, com Regina Migliori
  • Data: 2 de outubro de 2014, quinta-feira
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca