FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cetab promove ação ambiental no campus Manguinhos em 28/11


O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e o Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Fiocruz), promovem na sexta-feira (28/11), uma ação com os alunos premiados na Olímpiada Brasileira de Saúde Meio Ambiente que pretende destacar alguns impactos ambientais causados pelo tabagismo. A atividade consistirá na coleta das guimbas de cigarros que são jogadas pelo campus Manguinhos. Este pequeno resíduo pode parecer inofensivo quando jogado ao chão, mas seu impacto traz sérios prejuízos que incluem a poluição da água e do solo, a morte de aves e peixes, o entupimento de tubulações e bueiros, e até 

Estima-se que em todo o mundo, 12,3 bilhões de guimbas de cigarro sejam jogadas no chão por dia. Com a ação, o Cetab pretende contribuir para a incorporação dos valores ambientais no dia a dia dos trabalhadores do campus da Fiocruz, além de chamar atenção, em especial dos fumantes, para o impacto que os resíduos do cigarro causam ao meio ambiente. Além da coleta haverá também palestra com pesquisadores do Cetab no sentido de ampliar o nível de informação sobre os danos dos resíduos do cigarro, distribuição de material de apoio e uma conversa ao final da ação para compartilhar a experiência.

A atividade se insere na programação de premiação da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fiocruz em articulação com Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. A ação é fruto de uma cooperação técnica entre o Cetab e o Nust no âmbito do Programa Fiocruz Saudável. Os alunos serão divididos em cinco equipes e cada uma delas será responsável pela coleta das guimbas em uma determinada área do campus. Ao final da ação, as guimbas recolhidas pelos alunos serão depositadas em um recipiente transparente. Posteriormente, será divulgado aos participantes o resultado final da contagem de todo resíduo coletado que permanecerá exposto na Fiocruz, em um recipiente transparente, dando continuidade à ação educativa promovida pelo Cetab/ENSP.